Como gerar um QR Code de uma localização

A facilidade de encontrar determinado lugar é algo que agrada a todas as pessoas, pois isso pode evitar que se deem voltas desnecessárias, ou que se perca muito tempo ou combustível, por exemplo.

Para tornar isso ainda mais fácil, existe uma possibilidade ainda pouco conhecida por muitas pessoas, que é gerar um QR Code de uma localização.

Ou seja, você pode disponibilizar às outras pessoas um QR Code de uma localização fixa, para que qualquer um que tenha interesse de encontrar este lugar possa obter um mapa com a leitura deste código.

Assim, não há a necessidade de que estas pessoas precisem procurar pelo endereço e perder tempo com este detalhe, pois o mapa fica disponível de forma fixa neste código QR.

Desta maneira, gerar um QR Code de uma localização pode ser uma excelente alternativa para diferentes finalidades. Confira algumas delas a seguir e saiba por que você deve saber como gerar um QR Code de uma localização:

  1. Realização de eventos

Eventos são uma das principais utilizações do QR Code de uma localização, pois estes acontecimentos são realizados, em geral, de maneira esporádica e em locais alternativos. Ou seja, sua localização pode não ser conhecida por todas as pessoas que desejam participar, as quais podem precisar de um mapa para chegar até o local.

Assim, os organizadores de eventos contam com um importante aliado, ao utilizarem o QR Code de uma localização, pois podem divulgar este evento, ao mesmo tempo em que disponibilizam este mapa a seus clientes.

  1. Inauguração de empresas

Empresas também precisam fazer com que seja fácil para que seus clientes encontrem a sua localização física, de forma que possam chegar mais rapidamente e conhecer seus produtos e serviços. Em especial, empresas que realizam a sua inauguração em novos espaços, ainda desconhecidos pelo público, precisam contar com uma ferramenta que facilite esta localização.

Desta forma, o QR Code de uma localização pode garantir maior facilidade para que sua empresa seja encontrada, especialmente em seus primeiros meses de atividade, até que seus clientes conheçam melhor a maneira de chegar até seu estabelecimento.

  1. Informações a amigos e conhecidos

Algo pelo qual muitas pessoas já passaram é a tentativa de encontrar a casa de algum amigo ou conhecido com poucas informações e referências do local. Isso pode gerar muita dificuldade, especialmente quando se trata de uma residência que pode possuir poucos diferenciais com relação às demais em sua volta.

Isso faz com que o QR Code de uma localização seja uma boa opção também para o dia a dia de qualquer pessoa, pois pode ser compartilhado com seus contatos para que saibam como chegar até seu local de destino.

Como gerar o QR Code de uma localização

Após conhecer a utilização e a importância de um QR Code de uma localização, é importante que você saiba, também, como gerar este tipo de código, para poder utilizá-lo em seu dia a dia e contar com suas vantagens e facilidades.

Assim, confira, a seguir, quais são os passos necessários para gerar um QR Code de localização e poder utilizá-lo em qualquer situação de sua vida pessoal ou profissional.

Primeiro passo: acesse o Google Maps

O Google Maps é a principal plataforma de mapas disponível da internet, e conta com um mapeamento muito preciso e atualizado, de praticamente todas as ruas do Brasil. Isso faz com que seja a ferramenta ideal para disponibilizar um mapa de sua localização.

Desta forma, após acessar esta plataforma, digite seu local, para que este seja encontrado pela plataforma. Garanta que as informações estejam precisas no mapa, para evitar qualquer tipo de complicação posterior.

Segundo passo: copie a URL de seu mapa

Após ter inserido a localização desejada no Google Maps e garantir que ela esteja bastante clara para qualquer pessoa que a visualize, você deverá clicar sobre o botão de link disponível nesta plataforma.

Neste momento, você poderá ter acesso à URL de seu mapa. Ou seja, qualquer pessoa que possua este link obterá um mapa idêntico ao seu, com a localização destacada do seu evento, local de trabalho ou até mesmo de sua residência.

Para finalizar este passo, copie esta URL, que deverá ser utilizada em seguida para a geração de seu QR Code de uma localização.

Terceiro passo: crie o seu QR Code

Com a URL de seu mapa copiada, você poderá, enfim, realizar a criação de um QR Code de uma localização. Para isso, você precisará utilizar um gerador de QR Code, que pode ser um aplicativo baixado em sua loja de aplicativos virtuais, por exemplo.

Neste momento, você deverá definir a URL de seu mapa como o destino de redirecionamento de seu QR Code, de forma que todas as pessoas que façam a leitura do código tenham acesso a este mapa.

Agora que você sabe como gerar um QR Code de uma localização, coloque este conhecimento em prática e garanta que os seus clientes, amigos e familiares não tenham mais nenhum problema em encontrar os locais que precisem.

Para saber ainda mais sobre o QR Code, navegue pela página da QR Paga e leia os nossos artigos sobre esta tecnologia!