Como fazer pagamento via qr code?

A tecnologia está presente em diversas atividades no dia a dia de todas as pessoas, e uma das ações que mais é influenciada por esse avanço constante são as formas de pagamento que os clientes podem utilizar ao realizar suas compras. Uma das principais novidades tecnológicas que está cada vez mais presente no comércio brasileiro é a possibilidade de realizar pagamento via QR Code.

No entanto, embora seja uma tecnologia já bastante conhecida, a sua utilização para realizar pagamento via QR Code ainda pode gerar algumas dúvidas em relação ao seu funcionamento, segurança e vantagens.

Assim, solucionar todas essas dúvidas é essencial para que se possa não apenas saber como fazer pagamento via QR Code, mas também para se assegurar a respeito de como essa tecnologia pode oferecer uma utilização muito mais segura do seu dinheiro.

O que é o QR Code?

O primeiro passo para compreender como realizar pagamento via QR Code e quais as vantagens dessa tecnologia é saber do que se trata esse tipo de código. De uma forma simples, o QR Code pode ser definido como uma evolução dos antigos códigos de barras, uma vez que é bidimensional, com informações armazenadas tanto horizontalmente quanto verticalmente, o que leva a uma forma quadrada.

Isso permite que o QR Code, além de armazenar uma quantidade muito maior de informações, tenha uma leitura muito mais rápida. Desta maneira, esse tipo de código cumpre a sua função de tornar processos muito mais ágeis, pois o próprio significado de sua sigla (Quick Responder Code) quer dizer código de resposta rápida.

Além disso, o QR Code possui uma forma de leitura muito mais rápida, que pode ser feita por meio de uma câmera em um aparelho celular que tenha um aplicativo de leitura desse tipo de código. Assim, a possibilidade de realizar pagamento via QR Code é ainda mais facilitada, de forma que todos os clientes possam optar por esse tipo de pagamento.

Como realizar o pagamento via QR Code

Para que se possa realizar um pagamento via QR Code, é muito importante que se tenha os requisitos necessários para esse tipo de ação. De forma geral, para poder utilizar essa forma de pagamento, basta que se tenha um aparelho celular com câmera e um aplicativo de leitura de QR Code.

Esse aplicativo, na imensa maioria das vezes, não é instalado previamente nos aparelhos celulares, e deve ser instalado pelo próprio cliente. Essa instalação, no entanto, pode ser diferenciada, de acordo com cada aparelho, de forma que se deve sempre saber como instalar um aplicativo de leitor de QR Code em seu aparelho especificamente.

Com estes requisitos cumpridos e seu celular apto para realizar pagamento via QR Code, você poderá passar a utilizar essa forma de pagamento sem nenhum outro tipo de preocupação. No entanto, será preciso que você verifique quais são os estabelecimentos que aceitam essa forma de pagamento.

Embora seja algo ainda em início no Brasil, encontrar estabelecimentos comerciais que aceitem pagamento via QR Code não é mais uma tarefa tão difícil. Isso porque o aumento do uso dessa tecnologia é cada vez mais comum, e muitas lojas já oferecem a possibilidade de que os clientes paguem suas compras por meio da leitura de um código QR.

Assim, com um celular que permita a leitura desse código, basta que se aponte a câmera, com o aplicativo aberto, para o código gerado pela empresa em que sua compra é realizada. Desta forma, com a leitura rápida e fácil de ser feita, em poucos segundos você pode realizar o pagamento via QR Code de suas compras, sem precisar sequer pegar a carteira para contar dinheiro ou digitar as senhas de seus cartões.

As vantagens e benefícios do pagamento via QR Code

É bastante comum que o pagamento via QR Code seja relacionado com a sua facilidade e rapidez, mas seus benefícios vão muito mais além disso. Uma das outras principais vantagens desse tipo de pagamento é a segurança oferecida para os clientes e empresas que realizam essa transação financeira.

Boa parte da segurança relacionada ao uso do QR Code para que se possa realizar pagamentos está no fato de que essa tecnologia impede que aconteçam erros como pagamentos duplicados, por exemplo. Além disso, as fraudes, às quais os cartões são bastante suscetíveis, também são impedidas por meio da tecnologia do pagamento via QR Code.

Outra grande vantagem, em especial para os comerciantes e lojistas é que o pagamento via QR Code permite que se tenha uma grande economia em sua utilização. Isso se deve muito à leitura facilitada oferecida por essa tecnologia, que não necessita de aparelhos muito caros para a realização dessa leitura, como os scanners de raio vermelho, necessários para a leitura de códigos de barras, por exemplo.

Dessa forma, com muitas vantagens e benefícios oferecidas tanto para os clientes quanto para os lojistas e comerciantes, o aumento do uso do pagamento via QR Code deverá ser cada vez maior. Assim, existe uma possibilidade muito grande de que essa tecnologia venha a substituir os meios de pagamentos tradicionais utilizados atualmente.

Para saber ainda mais sobre como utilizar o pagamento via QR Code, acesse a página do QR Paga e leia nossos artigos sobre esse tema!