Como está o crescimento dos pagamentos por QR Code

Com o passar do tempo e a evolução da tecnologia, diversos mecanismos mudam, inclusive a forma como nos relacionamos com o dinheiro e as formas de pagamento. E como explicar o crescimento dos pagamentos por QR Code?

pagamentos por QR Code

É difícil encontrar, atualmente, uma pessoa que não conheça essa forma de pagamento, seja para usar o QR Code ou até mesmo para gerar o QR Code. Mas por que esse mecanismo ficou tão conhecido? O que podemos esperar para os próximos anos?

Atualmente já é possível encontrar esse mecanismo de transferência em diversos estabelecimentos e empresas, facilitando o débito e até mesmo a movimentação de dinheiro. Afinal, basta apontar a câmera do celular e pronto, a operação já está em andamento.

Ficou interessado no assunto? Deseja saber mais? Então confira o conteúdo completo e saiba como está o crescimento dos pagamentos por QR Code. Está preparado? Então confira!

O que é QR Code?

Antes mesmo de mencionar quais são os benefícios dessa solução e como você utilizar esse mecanismo na sua empresa, é fundamental explicar o que é o QR Code, como surgiu e qual é o significado.

Para quem não sabe, o termo QR Code significa código de resposta rápida, tradução do termo Quick Response Code. Por mais que o uso dessa solução seja algo que está se tornando moda atualmente, essa solução foi criada em 1994, no Japão.

Essa figura que agora utilizamos para pagamentos e transações nada mais é do que a evolução do famoso código de barras que já conhecemos. Vale ressaltar que o QR Code atua com um gráfico 2D, possibilitando a leitura de linhas na horizontal e vertical, diferentemente do código de barras.

No início, a solução foi pensada para o setor automobilístico, com o objetivo de facilitar a identificação de carros. Entretanto, ao perceber que essa mesma solução poderia ser utilizada em outros segmentos, o QR Code começou a ficar conhecido e popular.

Antes de se popularizar como forma de pagamento, muitas instituições utilizam esse código para oferecer conteúdos e informações exclusivas, com o objetivo de incentivar a leitura e engajamento do público.

Crescimento dos pagamentos por QR Code

Agora que você já conheceu um pouco mais da história dessa ferramenta, chegou a hora de compreender como está o crescimento dos pagamentos por QR Code, além de entender como usar QR Code, gerar QR Code e cobrar com QR Code.

É imprescindível mencionar que essa modalidade de transação acaba sendo uma das mais seguras, já que os envolvidos não precisam estar com o dinheiro físico em mãos. Com alguns cliques e confirmações o pagamento já pode ser realizado e creditado, facilitando o dia a dia das pessoas.

Esse tipo de situação também é válido nos casos em que as pessoas esquecem os cartões e até mesmo o dinheiro em casa. Assim fica fácil conseguir comprar aquele item de desejo ou até mesmo cumprir as tarefas do dia.

Mas será que os pagamentos por QR Code estão aumentando? De acordo com dados da pesquisa “Panorama Mobile Time/Opinion Box – Comércio móvel no Brasil” 35% dos brasileiros já utilizaram essa forma de pagamento.

O levantamento leva em consideração todas as pessoas que possuem um smartphone e que estão conectadas com a tecnologia. Não há dúvidas de que esse percentual representa uma grande fatia dos brasileiros quando o assunto é o crescimento dos pagamentos por QR Code, não é mesmo?

Segurança, facilidade, tranquilidade e agilidade são alguns dos aspectos que podem contribuir com o uso recorrente desse mecanismo nas empresas e até mesmo em comércios, seja por conta do recebimento rápido ou até mesmo da tranquilidade que o processo é capaz de oferecer.

Como devo utilizar o QR Code?

Se você ainda não sabe como atuar diante dessa situação de crescimentos dos pagamentos por QR Code, fique calmo! Vamos explicar algumas situações que podem ocorrer e o que cada uma delas significa.

Antes de mais nada, para conseguir usar o QR Code é fundamental gerar um QR Code, ou seja, um código que possa ser utilizado no seu estabelecimento. Essa imagem deve direcionar o pagamento dos seus clientes, sendo uma forma segura de realizar a transação.

Para que essa transação seja de segurança para ambos os lados, o mais indicado é que todo o processo seja acompanhado por uma empresa que entende do assunto e que seja capaz de oferecer toda a assessoria que você precisar, seja no momento de gerar o código ou até mesmo de cobrar com QR Code.

Acredite, o crescimento dos pagamentos por QR Code pode ajudar a impulsionar o seu negócio, facilitando a sua relação com os clientes, prestadores e até mesmo a agilidade da sua equipe.

Invista em um QR Code

Agora que você já sabe o que significa essa solução e como ela pode melhorar o seu dia a dia, não perca tempo e comece a utilizar o crescimento dos pagamentos por QR Code em favor da sua empresa.

Com o cuidado das informações e uma plataforma segura, será possível perceber a melhora nas vendas e até mesmo a satisfação dos clientes em poder optar por uma ferramenta simples e rápida, assim como precisamos atualmente.

Gostou do conteúdo? Deseja ler mais materiais como esse, sobre o crescimento dos pagamentos por QR Code? Então aproveite para conferir todas as novidades do nosso blog e não perca nenhuma novidade. Até a próxima!