Como cobrar com QR Code – Tudo sobre esse modelo de cobrança

O QR Code já se tornou uma ferramenta extremamente popular. Você já vê seu formato bem único em diversos lugares, por ser uma forma muito fácil, segura e rápida de passar uma informação importante. Além disso, algo que já é extremamente popular no exterior e está chegando com muita força no Brasil é o pagamento através do QR Code.

Porém, como este modelo ainda é muito novo, é natural ter certas dúvidas sobre ele. Portanto, este artigo vai tirar todas as suas dúvidas sobre como cobrar com QR Code. Iremos abordar os seguintes tópicos:

  • O que é e para que serve o QR Code?
  • Como fazer a cobrança?
  • Por que comerciantes e clientes devem usar o QR Code?

Vamos fechar o conteúdo com algumas perguntas frequentes para garantir que você não tenha nenhuma dúvida.

O que é e para que serve o QR Code?

O que é e para que serve o QR Code

O QR Code é aquele quadrado, cheio de pequenos quadradinhos dentro dele. Você certamente já o viu por aí, em jornais, revistas, na televisão, em pontos de ônibus e diversos outros lugares. É uma ferramenta muito popular.

É fácil de reconhecer o QR Code por conta do seu padrão bem claro. Existem três quadrados menores, um em cada canto superior e mais um no inferior esquerdo. Além disso, sua matriz é composta por diversos “micro-quadrados”.

São estes que guardam as informações. Isso significa que quanto maior o número de quadrados, maior é a quantidade de informação que existe ali. Como os quadrados podem ser em duas direções, horizontal e vertical, as possibilidades de armazenar informações são enormes.

a sigla QR Code, significa Quick Response Code, ou seja, Código de Resposta Rápida. A ideia por trás dele é idêntica ao do código de barras. Você escaneia o QR Code para receber a informação que ele quer passar.

Como surgiu o QR Code

Como surgiu o QR Code

Criado pela primeira vez em 1994, por uma das maiores empresas automobilísticas do mundo, o QR Code foi idealizado como uma forma de facilitar a fabricação dos carros, de modo a controlar os próprios veículos, assim como todas as peças usadas por eles.

Como era um código que dava uma resposta muito rápida, recebeu o nome de QR Code, como vimos acima. Além disso, sua relação com os códigos de barras não é apenas na semelhante. Um é uma evolução do outro e só existe por conta do sucesso que os códigos de barra tiveram.

Estes códigos, desde a sua criação, apresentaram bastante sucesso e foram adotados de forma praticamente global. Os motivos pela adoção do código de barras são semelhantes às vantagens do QR Code, sua facilidade de escaneamento, a capacidade de armazenar muitas informações e sua versatilidade.

Logicamente, com esta adoção e uso mais variado, surge naturalmente um aumento da demanda. As empresas demandam cada vez mais informação armazenada, mais variação e menos espaço usado pelo código de barras. Ao ponto que essas buscas cresceram, foi necessário entregar uma nova solução.

Durante bastante tempo foi preciso implementar uma solução que fizesse um “upgrade” no código de barras. As tentativas foram inúmeras. Aumentar o número de dígitos, modificar o layout para incluir múltiplos códigos e diversas outras soluções foram implementadas.

Porém, todas elas traziam desvantagens que não compensam. Ao contrário do que se queria, o tamanho delas acabou aumentando, o que elevou o custo da impressão. Além disso, este tamanho também trazia certa dificuldade em escanear a informação.

O QR Code era a resposta ideal para isso. A ideia foi transformar a barra em um quadrado, que permitia usar os códigos em duas dimensões. Assim, todos os objetivos foram cumpridos, sem nenhuma grande desvantagem.

Quais as vantagens em utilizar um código QR

Quais as vantagens em utilizar um código QR

As vantagens do QR Code começam pelo fato de que ele pode ser facilmente acessado e lido por praticamente qualquer celular. As câmeras conseguem fazer a captura e a leitura, convertendo o código dos quadradinhos em uma URL, uma forma de contato ou alguma outra ação que seja possível. Para isso, é preciso apenas ter um app que faz esta conversão.

Portanto, o QR Code tem 4 grandes vantagens em relação ao código de barras mais tradicional. Primeiro, ele pode ser escaneado através de uma tela, não somente do papel.

Ele também é capaz de armazenar uma quantidade muito maior de informação, o que significa que pode ser usado para operações mais complexas.

Além disso, a terceira vantagem é que ele é bem versátil e fácil de usar. Por exemplo, ele pode ser lido mesmo se uma parte do código for danificada.

Sua última grande vantagem é a segurança, visto que as informações podem ser totalmente encriptadas.

Como funciona um QR Code

Como funciona um QR Code

Entender como funciona o QR Code é bem simples. Ao ser lido, os padrões verticais e horizontais que compõem sua matriz formam uma série de caracteres. Este é o comando do código, que pode ser para abrir um link, confirmar um pagamento ou outros.

Falando em para que ele serve, o QR Code tem infinitos usos. Porém, todos eles têm uma característica em comum: tornar o trabalho dos usuários mais fácil.

Por exemplo, imagine uma empresa que faz uma propaganda em uma mídia impressa, como uma revista, de um produto ou serviço. O objetivo é levar o usuário para o site, de modo que ele conheça o produto. Porém, isso dá muito trabalho – abrir o navegador e digitar o site, ou procurar no Google. Com o QR Code, ele lê o código e é levado para o site automaticamente. É muito mais prático.

Portanto, o QR Code pode ser usado como um CTA para uma mídia física. A vantagem do conteúdo digital é que você pode facilmente levar o usuário para outra etapa da jornada. Com o QR Code, isso está aberto à mídia física, que pode levá-lo a loja para baixar um app, por exemplo.

Outro uso muito comum do QR Code é para oferecer descontos para o usuário. Ao ler o código, ele é convertido para uma landing page que tem uma oferta especial. É uma tática que o marketing usa que permite gerar leads. É mais uma forma de levar as vantagens do marketing digital para o mundo físico.

Mais uma forma de fazer isso é através de integrações do QR Code com as redes sociais. É possível mandar os usuários para qualquer mídia social, site ou página específica, de modo a conquistar mais likes, visitas, leads ou qualquer outro objetivo, independente de qual ele esteja.

Como realizar a cobrança?

Como realizar a cobrança?

Mais um uso que pode revolucionar o mercado é fazer a cobrança através do QR Code. Como sempre, seu objetivo é trazer mais facilidade e qualidade de vida para os usuários.

Ao pagar com o QR Code, ele não precisa tirar a carteira do bolso e nem sequer carregá-la. Por exemplo, existem diversas empresas no Brasil que já começam a adotar esta solução, desde em locais maiores, como em pequenos estabelecimentos. O país está seguindo o exemplo de um dos seus maiores parceiros comerciais.

Exemplo prático da facilidade em utilizar QR Code: China

A China é o país mais avançado do mundo no quesito do pagamento com QR Code. Não são apenas as grandes cidades e grandes lojas que têm esta forma de pagamento. Mesmo pequenos comerciantes, em seus carrinhos de comida, e as vilas mais remotas usam esta tecnologia.

Um exemplo disso é uma vila rural que usa QR Code. Localizada no norte da China, perto da fronteira com a Coréia do Norte, a vila tem 1,6 mil famílias, que trabalham na produção agrícola.

Na vila, os vendedores têm o seu QR Code para receber pagamentos por produtos de artesanato e outros. A China, como um dos países mais avançados em tecnologia no mundo, já usa esta como uma das principais formas de pagamento.

Por exemplo, os sistema de pagamento mais populares na China, de algumas das maiores empresas do país, já são mais usados do que o próprio dinheiro vivo.

É interessante tentar entender por que a China é um país que abraçou tanto o pagamento com QR Code. É claro que as empresas que são donas do aplicativo, e que são duas das maiores do país, gastaram muito dinheiro fazendo a promoção destes apps como uma forma bem simples de fazer o pagamento como eles são.

Porém, o maior motivo deste país ter adotado a solução com tanta eficácia é que ele resolve um problema. Como a infraestrutura de pagamentos do país era mais ineficiente, e como o território é enorme, o QR Code apresentava uma solução perfeita. Por isso, o país adotou este código de forma tão decisiva.

Uma pergunta que se fez durante muito tempo, e que ainda é feita, é se essa solução de pagamento seria aceita fora da China. Iremos ver um pouco mais a frente que a resposta é sim e que o mercado já está abraçando esta solução.

Exemplo prático da facilidade em utilizar QR Code: Japão

Exemplo prático da facilidade em utilizar QR Code: Japão

O mercado da China é um dos maiores do mundo e, certamente, tudo que eles fazem chama bastante atenção de quem está fora. Por exemplo, o próprio Japão já começou a entrar no jogo do pagamento através do QR Code.

Muitos chineses usam este meio de pagamento como principal forma de adquirir produtos e serviços, por isso, o Japão adotou a tecnologia para implementar métodos de pagamentos para este público, que compõe um mercado turístico enorme.

O Japão é um país que apresenta um caso interessante, que pode ser semelhante ao brasileiro. É um país que depende bastante do pagamento em dinheiro, mas que ativamente está lutando para substituir este modelo para diminuir o uso do dinheiro.

Independente da influência chinesa, o Japão busca trazer o QR Code como a solução para pequenos pagamentos, com compras feitas no dia a dia. Na verdade, muitos países estudam o fim do papel moeda. O QR Code é uma das formas mais convenientes de fazer pagamentos que eram feitos com papel.

Fácil implementação

Um motivo pelo qual a adoção do QR Code como forma de pagamento é tão alta é porque ele é fácil de usar e de implementar. Para isso, basta escanear o código com algum aplicativo de leitura e ele irá encaminhar para o pagamento automaticamente. Pode ser necessário apenas que o usuário coloque o valor a ser cobrado e pronto, o processo é feito automaticamente.

Já a leitura pode ser feita de duas formas, a primeira é através de um leitor código de barras que seja capaz de escanear o QR Code. Porém, a mais comum e mais interessante, é usar com a câmera do smartphone ou tablet.

Praticamente qualquer iPhone ou aparelho Android pode ler os códigos com o app do celular. Então, ele irá abrir uma notificação pedindo para você ir para o app necessário.

Isso é muito comum no caso da leitura de um link, por exemplo. Se você ler o QR Code de um site, ele irá automaticamente pedir para abrir o Safari ou o Chrome para te levar para a página.

Porém, como o pagamento é mais complexo, é usado outro app que irá ter as suas informações financeiras e processar o pagamento.

Formas de usar os pagamentos com código QR

Formas de usar os pagamentos com código QR

Existem, basicamente, três formas de usar os pagamentos com o QR Code. O primeiro é o mais básico: o smartphone escaneia o código de quem irá receber o dinheiro.

É a forma clássica que vemos em muitas lojas. Para isso, o usuário escaneia o código da loja, de produtos individuais, do site, da conta ou qualquer outra opção, para confirmar o preço e finalizar o pagamento. Existe uma vantagem extra para o lojista que, se usar um app próprio, pode oferecer descontos e pontos de vantagem.

A segunda forma que isso pode ser feito é no caminho contrário. Ou seja, o lojista lê o código do celular do usuário. Isso é mais comum no checkout de certos PDVs. Neste caso, a loja usa um leitor de QR code para receber suas informações financeiras e processar o pagamento.

Outra forma de fazer isso é app a app. Ou seja, o usuário abre o app para fazer a leitura enquanto o lojista abre o app com o código.

A ideia do QR Code, mais especificamente para os pagamentos já existe tem certo tempo. Porém, existia uma limitação tecnológica que impedia o seu uso mais difundido. Como atualmente a internet é muito mais rápida, os pagamentos são processados imediatamente. Por isso, o QR Code teve um momento de alta, seguido por uma baixa e agora ele, finalmente, está emplacando.

O mercado está preparado para essa tecnologia?

Quando a tecnologia do QR Code surgiu de forma mais popular, acreditava-se que ela era o futuro. Porém, como com toda tecnologia, ela leva certo tempo para emplacar. Primeiramente, a internet e a rede ainda não estavam lá para suportar a tecnologia.

Além disso, o próprio mercado não sabia tão bem como usar a tecnologia. Não existia a ideia do pagamento por QR Code, e as empresas apenas usavam landing pages que não eram eficientes em converter. Porém, agora o mercado já se adaptou. Basta ver a quantidade de usos que o QR Code já tem, para ver como ele está crescendo cada vez mais.

Se você quer receber pagamentos através do QR Code, existem diversas formas de fazer isso. A forma mais comum é através de um app que age como intermediário para facilitar o pagamento. Como vimos, na China existem formas de fazer este serviço e são mais de 15 milhões de pequenos empresários que aceitam o pagamento em QR Code.

Na Bélgica, o maior banco do país, tem uma carteira no smartphone que aceita os pagamentos através do QR Code. Na Índia, são 9 milhões de vendedores que usam este sistema de pagamento.

Por que comerciantes e clientes devem usar pagamentos com Código QR?

Por que comerciantes e clientes devem usar pagamentos com Código QR?

Agora que você já sabe tudo sobre como funcionam os pagamentos com QR Code, é importante porque vale a pena usá-los. São diversos motivos que fazem deste sistema bem vantajoso.

Primeiramente, para o lojista, o dinheiro cai na sua conta na hora. Ao invés dos pagamentos em cartão de crédito, que são feitos a partir de 30 dias, o recurso já está disponível para que você o use e otimize seu fluxo de caixa.

Além disso, ele tem acesso a diversas bandeiras de cartões, sem precisar usá-los. Outra vantagem para o lojista é que não é preciso usar as famosas maquininhas de cartão. É mais dinheiro que você economiza, sem precisar gastar nada para alugar ou comprá-las. Basta usar o app de pagamentos pelo app e está tudo resolvido.

Contudo, além destas, existem 3 grandes motivos que fazem o pagamento por QR Code muito vantajoso. Iremos ver cada uma delas em mais detalhes a seguir:

1) Tarifas

Em primeiro lugar, as tarifas. Ao pagar com QR Code, as tarifas cobradas são muito menores do que nas vendas com o cartão de crédito. Vamos avaliar como este modelo vale a pena comparando com os pagamentos em cartão de crédito.

A taxa cobrada pelos cartões de crédito tem um valor direto no seu preço. Afinal, é um gasto a mais para o lojista, que tende a ser repassado para o cliente. Estas taxas precisam ser consideradas na precificação e no momento de montar a estratégia de vendas.

Isso porque os valores podem ser bem grandes. No pagamento de crédito, à vista, para recebimento após 30 dias, a taxa costuma ser de 3,6% do valor total da venda. No débito direto na conta, a taxa costuma ser 2,6% ou 3% do valor total.

Já no QR Code, as tarifas são consideravelmente menores, podendo ser de 2% ou até mesmo 1%. Ou seja, é um preço mais barato para o cliente, o que pode aumentar as vendas, e mais dinheiro para o seu bolso. É uma vitória para ambos os lados.

2 – Segurança

É claro que a segurança é uma preocupação essencial em qualquer operação que envolva pagamentos.

A maior vantagem é que o usuário tem total controle sobre a operação, sem precisar revelar nenhuma informação. Não é preciso que ele forneça o número do cartão ou que o mesmo entre em contato com qualquer pessoa, ou equipamento dentro da loja. O processo é direto pelo app do QR Code.

Assim, o risco de fraude é menor. Não existe nenhum risco de o cartão ser clonado, por exemplo.

Dicas para usar o QR Code com segurança

Dicas para usar o QR Code com segurança

Porém, existem algumas dicas de segurança< que tornam este modelo de pagamento ainda mais seguro. Primeiramente, busque sempre garantir que as informações entre quem está enviando e recebendo o dinheiro estão corretas. Além disso, confie apenas naqueles que vêm de fontes confiáveis. Por exemplo, se você recebe um e-mail suspeito e inesperado, desconfie.

Caso faça o pagamento através de um sistema online, confira o nome do domínio e garanta que é um ambiente seguro, conferindo se existe o pequeno cadeado ao lado do link. Esta dica vale para qualquer tipo de pagamento, seja por QR Code, cartão ou qualquer outro.

Além disso, é um modelo que permite encriptar as informações, como dito acima. Ou seja, os dados são lidos de forma totalmente segura, sendo praticamente impossível interferir nos mesmos. E como o QR Code pode ser lido mesmo com uma parte danificada e é muito difícil de ler a olho nu, é praticamente impossível que ele seja manipulado após ser impresso ou criado.

Porém, ainda no assunto da segurança, vale a pena falar um pouco sobre os golpes feitos com o QR Code. Como vimos, é praticamente impossível “hackear” o seu conteúdo ou fazer a clonagem dos dados, como é nos cartões. Porém, o maior problema do QR Code é o hacking social. Um dos maiores exemplos é o phishing.

Esta forma de fraude já é bem conhecida. Na maioria dos casos ela envolve o e-mail, mensagem em aplicativos ou alguma outra forma de contato de uma pessoa que se diz fazer parte de um lugar que você confia. Pode ser seu banco, ou alguma outra loja.

Então, ele inventa alguma história sobre o seu cadastro, como a necessidade de atualizar alguma informação. Depois, você é levado para uma página que é uma réplica do site do seu banco e coloca as informações, sem saber que está sofrendo uma fraude.

Este tipo de golpe é extremamente comum e começou a ser usado também com o QR Code. É natural que sempre que surja uma nova tecnologia também existam aqueles que buscam se aproveitar dela.

A situação é parecida. Imagine que você está andando na rua e vê um pôster na parede com uma propaganda do seu banco, que você evidentemente confia. Ele está fazendo uma grande oferta, por um período limitado, e você quer aproveitá-la.

Você usa o QR Code e é levado para o site do banco sem perceber que também é uma réplica, assim como no momento anterior. Como o QR Code deve ser lido apenas por máquinas, é muito difícil para uma pessoa perceber qualquer diferença.

Portanto, para garantir a segurança é preciso ficar muito atento ao usar o QR Code. No caso do pagamento direto pelo app da loja isso é muito mais seguro. Afinal, você não vai ficar dando dinheiro para qualquer QR Code que vê. Ao fazer isso nas lojas, é um processo naturalmente mais confiável.

Logo, o QR Code é uma opção mais segura do que grande parte das formas de pagamento, porém, como com qualquer processo na internet, é preciso tomar certo cuidado.

3 – Agilidade

3 - Agilidade

Por fim, a última grande vantagem do uso do QR Code, tanto para os lojistas quanto para os usuários, é a agilidade no pagamento. Para os usuários, não é preciso usar o cartão, ou mesmo levá-lo. Basta sacar o celular, apontar para o QR Code e o programa abre e acessa o pagamento automaticamente.

Não existe o trabalho de digitar a senha e nem a inconveniência do cartão não passar por algum motivo. Ele pode estar arranhado, a máquina estar sem sinal ou qualquer outro problema. O QR Code demanda apenas uma conexão com a internet e pronto.

Essa também é uma vantagem para o lojista. Afinal, quanto mais fácil for fazer o pagamento, maior é a chance de ele ser realizado. Oferecer uma experiência de compra que seja simples, rápida e eficiente é a melhor forma de garantir a sua fidelidade e incentivá-lo a voltar para a loja.

Após conhecer as vantagens e como funciona a cobrança por QR Code, vale a pena dar uma passada no mercado deste tipo de pagamento e ver um pouco melhor como ele funciona. Já falamos sobre o volume de uso do QR Code nos em países como a China, mas não mencionamos o dinheiro. Na China e no Japão transações com códigos de QR movimentam mais de U$ 1,65 trilhões em 2016.

Exemplos de negócios que utilizam o QR Code

Exemplos de negócios que utilizam o QR Code

Nos Estados Unidos, uma das maiores empresas do varejo, e dos supermercados, tem o seu app próprio para pagamentos. Além desta funcionalidade, o aplicativo ainda imprime o QR Code no recibo para o cliente poder comparar com outras lojas.

Esta solução foi adotada por outras empresas do setor que também tem um modelo de pagamentos por QR Code bem parecido, podendo combinar descontos e até mesmo presentes com o app.

Uma empresa do setor alimentício teve uma ideia também bem interessante. Ao combinar o app e o pagamento por QR Code, o usuário pode fazer os pedidos antecipadamente e realizar o pagamento pelo código, o que faz com que a operação seja muito mais rápida.

Já outras empresas usam o QR Code para criar uma carteira virtual dentro do aplicativo do negócio.

Existem soluções ainda mais inovadoras envolvendo o uso do QR Code. Empresas começam a testar e abrir lojas automatizadas, em que o usuário sozinho faz o processo de checkout. Ele coloca o produto no carrinho e após escaneá-los com a câmera do celular através deste código, também processa o pagamento.

Outro uso interessante do QR Code, que também já começa a ser testado no varejo, é usá-lo além de ser uma forma de pagamento como também uma espécie de cartão de fidelidade.

Antes desta solução, os clientes precisavam entrar com o número de telefone ou usar o cartão da loja para receber os prêmios, algo que ainda é bem comum. Com isso, tanto os clientes como os profissionais da loja perdiam bastante tempo verificando todas as informações do cliente para liberar as recompensas.

A ideia é criar um único QR Code pelo smartphone do cliente que permite fazer a verificação do mesmo e o pagamento de maneira muito mais simples. Assim, o processo de checkout é muito mais rápido e o cliente não abre mão da sua recompensa.

Até mesmo algumas das empresas mais tradicionais e “velha-guarda” do mercado americano estão se rendendo ao QR Code. Porém, ao perceber as mudanças no mercado, eles também precisam se movimentar e se modernizar para trazer a experiência que os clientes demandam. Existem apps que permitem que o cliente use o recurso de “scan and pay”, através do QR Code, mesmo em lojas com um modelo bem tradicional.

Enfim, são diversos exemplos de empresas enormes nos Estados Unidos que usam este pagamento para facilitar e agilizar a vida de seus usuários. Mas, a novidade não está restrita a eles. Como vimos no exemplo da China, qualquer comerciante pode usar um app pronto e fazer as vendas usando o código.

Empresas buscam melhorar a experiência do consumidor

Empresas buscam melhorar a experiência do consumidor

O que todas estas soluções, desde algumas das maiores empresas do mercado americano até um simples vendedor em uma barraquinha chinesa, têm em comum? Todas elas apostam no conceito de experiência do cliente, que vem se tornando ainda mais importante no varejo.

A expressão Customer Experience, ou experiência do consumidor, tem se tornado um dos maiores objetivos de diversas empresas, inclusive do varejo. Em geral, ela busca entregar exatamente aquilo que o nome indica: uma experiência valiosa e interessante para o cliente, de modo que ele se sinta mais fiel à marca.

A ideia é que a cada interação com a empresa o cliente tenha a percepção de que esta foi positiva. Este ponto tem se mostrado um dos mais importantes do varejo atual, tanto quanto a qualidade do produto e mais do que o próprio preço.

Ainda de maneira mais geral, o customer experience envolve três pilares principais. O primeiro, e mais importante, é que o cliente sempre cumpra o seu objetivo ao interagir com a empresa. Ou seja, sempre que possível, ele chega a sua loja e encontra o que procura.

O segundo pilar é a criação de um vínculo emocional com a empresa. O objetivo é que ela fique na memória do público, de alguma forma que seja positiva.

Por fim, o terceiro pilar, e mais interessante para nossa conversa, é a diminuição do esforço feito pelo cliente na interação com a loja. O QR Code tem um efeito especial neste último ponto.

Comparação entre QR Code e outras formas de pagamento

Comparação entre QR Code e outras formas de pagamento

Para mostrar mais uma vez como o QR Code é um modelo que traz uma customer experience mais interessante, vale a pena fazer uma comparação com os outros meios de pagamentos mais usados no mercado.

Este é um problema comum no varejo, especialmente os de menor porte. Por conta da burocracia e do custo envolvido em possibilitar certos tipos de pagamento, as lojas acabam se limitando. Isso, naturalmente, também coloca um teto na sua capacidade de vender.

A primeira barreira é o dinheiro. É claro que é algo que todo mundo aceita, mas que vem cada vez perdendo mais espaço. Além de ser a mais simples, também é a mais barata. Não existe nenhuma taxa, e o valor cobrado fica 100% para o lojista.

Por outro lado, é algo que vem caindo em desuso. As pessoas têm cada vez mais receio de andar com dinheiro, especialmente em quantidades maiores e, além disso, preferem uma opção mais conveniente.

Com o dinheiro, é preciso se preocupar com o troco, além do perigo de não ter o suficiente para comprar aquilo que deseja.

O segundo passo após o dinheiro é o boleto. É outro dos sistemas de pagamento que funciona muito bem no Brasil, pois permite o pagamento mesmo que o cliente não tenha conta bancária.

Porém, o boleto é um dos pagamentos menos práticos que existem. Se o usuário não tem conta em um banco, precisa se deslocar até um e, mesmo que tenha, deve ligar ou acessar o app do banco para fazer o pagamento, já que isso não pode ser feito automaticamente. Além disso, é praticamente inviável para uma loja. Imagine ter que emitir um boleto e esperar o pagamento a cada compra no caixa?

A evolução natural foi o cartão de crédito e débito. De fato, eles resolvem ambos os problemas anteriores. Não é necessário andar com dinheiro, o que traz mais segurança e praticidade, e o processo de ambas as formas é feito imediatamente.

Mas o cartão também tem seus problemas. As taxas são caras, o que tira uma parte do lucro do vendedor ou aumenta o preço para o cliente. Por isso, muitas lojas se mantêm apenas no cartão de débito, se negando a efetuar compras no crédito. Também existem as desvantagens mais práticas, como esquecer ou perder o cartão, além do risco dele quebrar.

O QR Code é a solução

O QR Code é a solução

O pagamento por QR Code é uma solução que combina todas as vantagens. É simples, sem a necessidade de andar com o dinheiro ou cartão, é imediata, segura e com uma taxa consideravelmente menor do que a dos bancos.

Mas, você não precisa usar o QR Code apenas para pagamento. Existem diversas formas de complementar esta opção e usar o QR Code na sua loja.

Por exemplo, você pode usá-lo para aumentar o tráfego do seu site, se tiver. Quando o cliente se interessar por um produto, pode escaneá-lo para saber mais e diretamente para uma página do site sobre o produto. Dependendo da loja, é uma solução bem interessante.

Outro uso simples do QR Code é para usar códigos ou cupons dentro e fora da loja para fazer promoções. Se a sua loja está em um shopping ou em uma área mais movimentada, pode usar o QR Code para traçar um caminho do cliente até ela, de modo a trazê-lo para o ambiente físico mais facilmente.

Perguntas frequentes sobre QR Codes

Por fim, para garantir que você realmente entendeu tudo sobre o assunto, vamos ver algumas das perguntas frequentes mais comuns sobre o QR Code. Confira!

O que é preciso para usar o QR Code?

Para usar o QR Code é preciso de muito pouca coisa. Para o usuário, apenas a câmera do celular já é o suficiente para algumas das funcionalidades mais simples do QR Code. Praticamente qualquer modelo de smartphone, que esteja atualizado, consegue ler este código.

Quanto ao comerciante que quiser usá-lo, é preciso apenas ter alguma forma de criá-lo, e uma integração com algum app que receba o pagamento.

Como obtenho meu código QR?

Se você quiser ter esta ferramenta, criar o QR Code é extremamente simples. O primeiro passo é usar um gerador de código. De preferência, você pode usar o mesmo que realiza os pagamentos.

O segundo é escolher qual é o objetivo do código. Ou seja, se você está promovendo um conteúdo, qual é o conteúdo que irá aparecer para o usuário após ele ler seu código. Pode ser algo como imagem, áudio, vídeo, texto, e-mail, SMS, app stores, e diversos outros.

No caso do pagamento, a empresa que cria o app irá escolher a ação que tenha a ver com o processamento do mesmo.

Em seguida, é preciso colocar as suas informações dentro do código. Ou seja, ele precisa conhecer você e a forma de te colocar em contato com o usuário. O QR Code permite algumas ações mais sofisticadas como, por exemplo, salvar as informações de contato dos usuários que leram o código.

Opções avançadas para o código QR

Opções avançadas para o código QR

Alguns criadores de código permitem opções um pouco mais avançadas.

Por exemplo, você pode escolher entre a opção estática e a dinâmica. Basicamente, no modelo estático não é possível modificar alguma informação uma vez que ela seja impressa. Por outro lado, a opção dinâmica permite fazer mudanças se forem necessárias.

Outro passo mais avançado é a possibilidade de customizar seu código. Pode ser possível personalizar os códigos com o logo da sua empresa, ou fazer com que o design reflita a identidade visual do seu negócio. Lembrando que não são todos os geradores que permitem estas funcionalidades e que em certos casos, as opções podem ser mais limitadas.

Também vale destacar que quanto mais o seu QR Code for customizado, com um ajuste de cores, a adição do logo, por exemplo, mais difícil pode ser para ele ser lido pelo usuário. É semelhante a um site. Quanto mais recursos ele tiver, maior é a dificuldade para carregá-lo.

Uma vez que o QR Code esteja pronto, não se esqueça de testá-lo. Garanta que ele funciona no leitor e, de preferência, em mais de um celular. Teste seu desempenho no iPhone e no Android e garanta que todos conseguem usar.

Por fim, basta começar a distribuir e divulgar o seu QR Code, ou deixá-lo à mostra na sua loja para garantir que o público sabe que pode usá-lo.

Como aumentar a efetividade de seu QR Code

Existem duas boas dicas que podem ajudar a aumentar a efetividade do seu QR Code. A primeira é fazer a divulgação de que sua loja aceita este método de pagamento. Você pode colar um adesivo na vitrine e ter esta informação bem clara nas suas redes sociais. Assim, quem está por perto ou procurando a sua página pode se sentir mais propenso a visitar se preferir este meio de pagamento.

A segunda boa dica é ter um conjunto de instruções de como funciona o pagamento pelo app. Nem todo o usuário é tão safo com tecnologia, por isso, se você garantir que a maior parte do público irá usá-lo, é interessante ter um pequeno tutorial bem próximo ao código.

Por fim, outra vantagem do uso da tecnologia é a capacidade de analisar e medir a performance. Você pode fazer um track para analisar o desempenho do pagamento do QR Code. Pode, ainda, observar quantas pessoas de fato usam este pagamento, além de entender alguns outros dados interessantes.

Por exemplo, será que o ticket médio de vendas é maior com este modelo de pagamento? São informações que podem trazer insights interessantes e que vale a pena ficar de olho.

Quanto custa receber pagamentos com código QR?

Quanto custa receber pagamentos com código QR?

Outra pergunta comum é quanto custa receber os pagamentos com o Código QR. Normalmente, este meio de pagamento é um dos que têm as taxas mais baratas do mercado, especialmente em comparação com os cartões.

No cartão, o pagamento em crédito à vista custa por volta de 3,6% do valor da transação. Já no débito, ele pode ser 3% ou 2,5%. Com o QR Code, este valor pode ser entre 2% e 1%. Ou seja, é uma opção de pagamento bem mais barata e que vale a pena para o lojista e para o usuário.

Como os descontos funcionam com o pagamento por QR Code?

Outra grande vantagem do QR Code é a possibilidade de aproveitar descontos exclusivos. O app de pagamento permite descontos em centenas de marcas e o usuário pode encontrar a loja mais próxima que oferece estes descontos.

Ao pagar por esta opção, o desconto é aplicado no seu pagamento, seja de forma automática ou através do preenchimento manual. De qualquer forma, é importante destacar que não é possível acumular outras formas de desconto.

Quanto tempo leva para cair o dinheiro do pagamento?

Uma das maiores vantagens para o lojista é que o pagamento com o QR Code é praticamente imediato. O pagamento pode cair na sua conta no mesmo dia, ou até no dia seguinte. É bem diferente do pagamento no cartão que, mesmo a vista, só libera o dinheiro após 30 dias.

Como começar a cobrar por QR Codes

Se você quer começar a usar este método de pagamento, ele é bem simples.Como dito acima, apesar de a tecnologia ser bem eficiente e antiga, demorou um pouco até que a internet fosse poderosa o suficiente para torná-la realmente viável. Além disso, existe certa dificuldade natural dos negócios em adotar uma nova tecnologia.

Por isso, para começar a cobrar por QR Code é preciso entender que esta solução é extremamente valiosa tanto para o cliente quanto para o lojista. Especialmente para o público mais jovem, que demanda soluções cada vez mais tecnológicas e inovadoras, é importante se movimentar e começar a implementar esta solução na sua loja. Felizmente, como vimos no post, isso não é um desafio tão grande.

Use a tecnologia a favor do seu negócio!

Use a tecnologia a favor do seu negócio!

Por isso, qualquer loja, assim como as grandes empresas, precisa ter o hábito de usar a tecnologia ao seu favor.

Qualquer tecnologia tem o objetivo de tornar o negócio mais eficiente. Por isso, ela traz benefícios como:

  • Redução de custos;
  • Agilidade;
  • Otimização de processos;
  • Confiança;
  • Acessibilidade;
  • Segurança.

O uso do QR Code se encaixa em diversos destes benefícios, podendo ajudar o seu negócio a vender mais e a fidelizar o seu cliente.

Conclusão

Conclusão

O que você achou? O pagamento com QR Code apresenta uma enorme vantagem para os usuários. Fica claro a partir do crescimento desta ferramenta na China e sua rápida adoção por todo o mundo que ela será uma dos principais meios de fazer isso muito bem breve.

Os Estados Unidos e a China são dois dos maiores influenciadores de todo o planeta. São enormes mercados e economias ainda mais fortes. Eles ditam como o mercado se comporta, não somente o interno, mas em todo o mundo.

O país asiático, inclusive, se tornou o maior parceiro econômico do Brasil. Com esta influência de países tão fortes e uma solução tão interessante e valiosa, para clientes e lojistas, é natural que ela se torne cada vez ainda mais popular no Brasil.

Isso sem falar nas vantagens para o usuário. Conveniência e produtos gratuitos que podem ser oferecidos através de programas de lealdade são enormes motivadores para que os clientes retornem à loja. Como ferramenta que pode providenciar ambos, o QR Code é extremamente poderoso.

Ele é uma resposta para qualquer lojista ou marca que busca otimizar os seus pagamentos, tanto do ponto de vista do quanto é ganho, como da conveniência para o cliente.

Está pronto para implementar o QR Code na sua empresa e ter um processo de vendas ainda melhor? Então, acesse o site do QR Paga e conheça mais! Compartilhe com seus amigos essas informações e não deixe de escrever sua opinião abaixo.