Como as ongs podem usar QR Code para receber doações

Alguns dos mais importantes trabalhos solidários são realizados por ONGs (Organizações Não Governamentais), as quais possuem muitos objetivos distintos, como a arrecadação de alimentos a famílias necessitadas, atendimento médico a populações que não contam com serviços públicos, entre outras ações.

recebendo doações

No entanto, toda a atuação destas entidades é feita de maneira voluntária, ou seja, sem o objetivo de se conseguir lucro. Além disso, são entidades que não recebem auxílios governamentais, o que as caracteriza como ONGs, de maneira que precisam de doações para que seu trabalho possa ser realizado sem interrupções.

Este sempre foi um ponto que muitas ONGs encontraram dificuldades, que é o recebimento de doações e a possibilidade de se manterem atuantes. Isso foi muito facilitado pela possibilidade de se utilizar o QR Code para doações a ONGs, que permite um contato direto entre as organizações e os doadores, bem como uma facilidade maior de se fazer este tipo de doação.

Porém, por ser algo ainda relativamente novo, a utilização de QR Code para doações a ONGs é uma alternativa que precisa ser mais bem difundida e compreendida, tanto pelos responsáveis pelas ONGs, quanto pelas pessoas que desejam fazer as suas doações para que estas entidades possam seguir em atividade e atender a pessoas necessitadas.

Saiba como as ONGs podem utilizar o QR Code para receber as suas doações

O primeiro passo para que se saiba como pode ser feita a utilização do QR Code para doações a ONGs é conhecer a forma como o dinheiro pode ser transferido de uma pessoa para outra por meio desta tecnologia.

Primeiramente, a entidade que deseja receber as doações deve gerar um QR Code de pagamento, para que outras pessoas possam lhe enviar valores ao fazer a leitura deste código visual. Assim, não é necessário que se tenha uma atualização constante do código para que haja o uso do QR Code para doações a ONGs.

Desta maneira, com o QR Code de pagamento compartilhado pela ONG e por seus responsáveis, basta que os doadores façam a leitura do código e transfiram a quantia desejada para esta organização. Com isso, não é preciso sequer que os doadores se desloquem a bancos ou lotéricas para a realização de doações por meio de pagamentos de boletos, por exemplo, como acontecia antigamente.

Vale ressaltar, também, que este tipo de uso do QR Code para doações a ONGs foi ainda mais facilitado com a chegada do PIX, implementado pelo Banco Central no fim do ano de 2020. Nesta modalidade de pagamento, o valor transferido é enviado e recebido automaticamente, em um prazo de, no máximo, dez segundos.

Assim, o valor enviado por qualquer doador já estará instantaneamente disponível para que a ONG faça uso deste valor para manter as suas atividades e não tenha qualquer tipo de dificuldade gerada pela espera do recebimento de doações, por exemplo.

Como pode ser feita a divulgação do QR Code para doações a ONGs

Além de garantir maior agilidade na transferência das doações e no recebimento do dinheiro, o uso do QR Code para doações a ONGs também possibilita que haja uma maior divulgação dos meios de se fazer esta doação.

Isso porque a divulgação do QR Code para doações a ONGs pode ser feita de diversas maneiras diferentes, por canais diversificados e que atinjam a uma maior parcela da população. Desta maneira, as chances de conseguir maiores volumes de doações são ampliadas, o que garante um trabalho mais efetivo destas organizações.

A seguir, confira quais são algumas das principais formas de divulgação do QR Code para doações a ONGs, e entenda ainda melhor como estas estratégias podem ser colocadas em prática:

1. Redes sociais

Atualmente, as redes sociais são as plataformas que concentram o maior número de pessoas, pois dificilmente alguém deixa de contar com um perfil em ao menos uma destas plataformas. Assim, este é um dos mais importantes canais para a divulgação de QR Code para doações a ONGs, pois os usuários destas redes sociais podem fazer a doação a qualquer momento ao encontrar esta publicação.

2. Redes de televisão

Mesmo com um uso cada vez mais frequente da internet, a televisão ainda é responsável por grande parte da audiência no Brasil, pois atrai a atenção de muitas pessoas. Justamente por isso, a divulgação destes meios de doação em intervalos comerciais é uma maneira de conseguir atingir a muitas pessoas e angariar mais doações para qualquer organização.

3. Materiais publicitários

Além do alcance proporcionado pela internet e pela televisão, divulgar o QR Code para doações a ONGs em materiais publicitários físicos é outra boa alternativa, pois garante que um mesmo código possa ser lido por um maior número de pessoas. Assim, é possível inserir estes códigos em outdoors, revistas, jornais e, até mesmo, em espaços físicos, nos quais poderão ser facilmente visualizados.

Para saber ainda mais sobre esta e muitas outras formas de utilização do QR Code, acesse a página da QR Paga e acompanhe as nossas publicações sobre este e vários outros temas relacionados a esta importante tecnologia e à forma como pode gerar grandes vantagens e benefícios para qualquer pessoa em seu dia a dia!