Como as grandes marcas estão utilizando o QR Code

O uso da tecnologia para se aproximar dos clientes é algo essencial para qualquer empresa que deseje obter melhores resultados em suas vendas e, como consequência direta disso, um maior lucro. Assim, é natural que exista um grande uso do QR Code por grandes marcas, uma vez que isso permite um contato ainda mais próximo com o seu público.

No entanto, esta tecnologia possui, como uma de suas principais características, o fato de ser algo bastante versátil, de forma que este recurso pode ser empregado de diferentes maneiras. Ou seja, o uso do QR Code por grandes marcas não é algo limitado, e pode ser adaptado de acordo com diferentes estratégias por cada uma destas marcas.

Assim, para compreender melhor o uso do QR Code por grandes marcas, observe a seguir algumas de suas principais utilizações e a forma como é empregado de maneira diversificada por estas empresas. Confira:

Estratégias de marketing digital e materiais publicitários

Dentre todas as possibilidades, o uso do QR Code por grandes marcas mais comum é, ainda a sua implementação em materiais publicitários e em campanhas de marketing digital, com o objetivo de fazer com que mais pessoas conheçam e se interessem pelos seus produtos.

Isso é algo bastante simples de ser feito, que possui um custo baixo se comparado a estratégias mais antigas e à publicidade tradicional, e que permite resultados muito melhores, além da possibilidade de mensurar dados de suas campanhas publicitárias, como o número de pessoas atingidas e a resposta do público.

Assim, é cada vez mais comum encontrar propagandas que possuam um QR Code que permite ao público ser redirecionado à loja de uma marca, ou mesmo a uma página com maiores informações sobre o produto vendido, uma vez que este é um dos usos mais comuns dentre todas as formas de uso do QR Code por grandes marcas.

Informações sobre o produto vendido

Muitos produtos possuem informações bastante relevantes sobre o produto que é vendido aos seus clientes, como modo de usar, maneiras de conservar, ou mesmo a forma correta de se limpar ou lavar. Em peças de roupas, por exemplo, muitas destas informações são contidas nas etiquetas de suas peças.

Porém, isso gera uma limitação muito grande das informações que podem ser fornecidas aos clientes, o que pode tornar confuso e gerar alguma dificuldade no uso do produto ou em sua conservação. Por conta disso, um uso do QR Code por grandes marcas que tem se destacado ultimamente é na informação aos clientes sobre os produtos adquiridos.

Para isso, basta que os produtos possuam um QR Code em sua embalagem, ou mesmo em uma etiqueta, e que este código leve o cliente até uma página sobre o produto comprado. Isso permite que sejam inseridas, nesta página, todas as informações necessárias sobre o produto e de forma detalhada, para que a experiência do cliente seja a melhor possível.

Isso também permite que as marcas ofereçam, por meio deste código em suas peças, ou em suas embalagens, uma garantia de autenticidade de seus produtos. Assim, com este uso do QR Code por grandes marcas, o combate à falsificação de seus produtos é ampliado, de forma que se consiga oferecer algo ainda melhor e mais atrativo a seus clientes.

Forma de pagamento em suas lojas online

As compras pela internet são uma das formas mais comuns de se adquirir produtos atualmente, o que faz com que quase todas as empresas tenham uma plataforma de vendas digital. No entanto, uma reclamação comum dos clientes é a burocracia ou dificuldade no momento do pagamento destas compras.

Para contornar este problema, e gerar uma segurança ainda maior, um uso do QR Code por grandes marcas é como opção de pagamento em suas plataformas de venda digital. Ou seja, ao invés de precisar fornecer seus dados pessoais e financeiros, ou mesmo gerar boletos para pagamento posterior, basta que o cliente leia um QR Code e o pagamento é feito de forma rápida e segura.

No entanto, isso não se limita apenas ao ambiente digital, pois muitos estabelecimentos comerciais já permitem o uso do QR Code como forma de pagamento com a leitura feita em maquininhas de cartões, por exemplo, ou até em aparelhos celulares da própria loja.

Desta forma, empresas que possuem lojas físicas de marca própria também oferecem esta possibilidade a seus clientes, de forma que o uso do QR Code por grandes marcas como forma de pagamento esteja presente também nestes estabelecimentos.

Obviamente existem muitas outras possibilidades de uso do QR Code por grandes marcas, pois este é um dos recursos mais versáteis da atualidade. Assim, basta que cada empresa estabeleça suas próprias estratégias e comece a empregar estes códigos visuais da maneira que lhe for mais atraente.

Agora que você conhece um pouco melhor o uso do QR Code por grandes marcas, se atente a isso em suas próximas compras, e perceba o quanto esta tecnologia está presente em seu dia a dia.

Para saber ainda mais sobre a tecnologia QR Code, visite a página da QR Paga e acompanhe as nossas publicações sobre este tema e muitos assuntos relacionados!