Como as companhias aéreas podem usar o QR Code?

As viagens de avião são um meio de transporte cada vez mais utilizado pela população em geral, seja para fins profissionais ou mesmo em momentos de descanso e lazer. Justamente por um aumento da demanda é que se faz necessário o uso de recursos como o QR Code para companhias aéreas, de modo que se tenha uma maior agilidade no serviço destas empresas.

No entanto, para que isso seja possível, é preciso conhecer quais são as diferentes maneiras como pode ser empregado o QR Code para companhias aéreas, de modo que o trabalho destas empresas seja facilitado, bem como para que os seus clientes tenham ainda mais comodidades em suas viagens.

Para compreender de forma ainda mais completa como pode ser benéfico o uso do QR Code para companhias aéreas, veja, a seguir, quais são os diferentes modos como este recurso pode ser utilizado no dia a dia deste setor:

  • Leitura de cartões de embarque

Um dos passos mais complexos e que pode render alguma demora no processo de embarque nos voos é a leitura dos cartões de embarque, na qual são conferidos os detalhes da passagem, nome do passageiro, entre outros detalhes que garantem a segurança deste serviço. Desse modo, é preciso ter uma forma de acelerar esta etapa do processo, sem que se perca a segurança necessária.

Dessa forma, o uso do QR Code para companhias aéreas é uma excelente maneira de tornar isso possível, pois toda a conferência destes dados pode ser realizada de uma maneira muito mais rápida, apenas com a leitura do código visual impresso nos cartões de embarque.

Além disso, a segurança deste processo não é comprometida, pois o QR Code é completamente criptografado, de modo que as informações presentes não possam ser acessadas sem autorização, nem mesmo modificadas após a sua impressão.

  • Possibilidade de autoatendimento

Uma outra maneira na qual o uso do QR Code para companhias aéreas pode ser muito benéfico para este tipo de serviço é no processo de vendas de passagens aéreas. Embora já seja possível realizar todo o procedimento pela internet, muitas pessoas preferem a compra das passagens de forma presencial, o que gera muitas filas e demora no atendimento.

Com o uso do QR Code para companhias aéreas, no entanto, é possível que estas pessoas façam a compra de suas passagens por meio dos terminais de autoatendimento disponibilizados pelas empresas aéreas. Dessa forma, podem-se diminuir as filas no balcão de atendimento e, assim, o processo de compra de passagens vai se tornar muito mais ágil.

  • Segurança nas compras de passagens aéreas feitas por meio da internet

A segurança é um dos pontos principais em todo o serviço realizado pelas companhias aéreas, o que inclui, também, a venda de passagens pela internet. Para que este meio de serviço e atendimento se torne ainda mais seguro, o QR Code para companhias aéreas pode ser implementado na venda das passagens em suas páginas digitais.

Com a geração de um código exclusivo para cada passagem, a chance de erros com relação a estas compras é minimizada de forma exponencial. Desse modo, toda a segurança oferecida pelo serviço de companhias aéreas pode se iniciar já no primeiro contato com o cliente, no momento em que é feita a decisão pela compra de uma passagem em sua própria casa, pelo computador ou celular.

  • Conexão Wi-Fi a bordo de aeronaves

A possibilidade de conexão à internet dentro das aeronaves, enquanto se espera uma decolagem, ou mesmo durante o voo, pode fazer os passageiros se sentirem ainda mais à vontade e bem atendidos pelo serviço das companhias aéreas. No entanto, uma conexão difícil, com senhas complicadas, pode fazer a experiência não ser tão satisfatória.

Desta maneira, outra possibilidade de utilização do QR Code para companhias aéreas é para tornar mais facilitado o uso de rede de internet sem fio dentro de uma aeronave. Para isso, basta que o código seja lido e o passageiro terá acesso ao serviço sem precisar solicitar senhas ou chamar ajuda para conectar seu aparelho.

Com certeza, existe uma infinidade de outras maneiras em que o QR Code para companhias aéreas pode ser empregado, de forma que o serviço destas empresas seja beneficiado e ofereça aos viajantes uma experiência ainda mais completa e segura. No entanto, estas são apenas algumas das principais maneiras que permitem uma fácil implementação da tecnologia neste setor e que não requerem sequer uma grande adaptação aos serviços como já são oferecidos atualmente.

Agora que você já sabe como o QR Code para companhias aéreas já pode facilitar o serviço de viagens, passe a observar mais atentamente quais empresas utilizam este recurso e como isso pode fazer com que a sua experiência seja melhor. Isso pode ajudar até mesmo a realizar uma escolha melhor sobre qual companhia escolher no momento de sua viagem.

Para obter mais informações sobre o uso do QR Code para companhias aéreas, bem como para quaisquer outros segmentos comerciais, visite a página da QR Paga e acompanhe as nossas publicações sobre estes e muitos outros assuntos relacionados, os quais podem permitir um uso ainda melhor desta tecnologia!