Cibercriminosos usam QR Code para clonar seus aplicativos

O QR Code é uma ferramenta utilizada pelas pessoas para muitas finalidades diferentes em seu dia a dia, e muito disso por conta da segurança que oferece em diversas ações, como em pagamentos, por exemplo. No entanto, por mais segura que seja a tecnologia, é preciso que se tenha cuidado em seu uso, pois alguns cibercriminosos podem tentar usar o QR Code para clonar seus aplicativos.

Ou seja, a partir da leitura de códigos mal-intencionados, é possível que estas pessoas tenham acesso a suas contas e aplicativos de mensagens e demais redes sociais. Assim, é preciso que se tenha uma grande cautela para que você não permita que utilizem o QR Code para clonar seus aplicativos e lhe causar prejuízos.

Como os cibercriminosos utilizam o QR Code para clonar seus aplicativos

Ao ouvir falar em algum tipo de golpe que utiliza o QR Code para clonar seus aplicativos, é natural que muitas pessoas imaginem que estes criminosos tenham estratégias muito elaboradas e difíceis de serem identificadas. No entanto, o ponto principal destes golpes é a simplicidade de sua estratégia, o que leva as pessoas a não identificar estas situações.

Em geral, os golpes são aplicados por meio de aplicativos de mensagem, como o WhatsApp, por exemplo. Para isso, os criminosos utilizam QR Code bastante idênticos aos da plataforma, o que gera esta dificuldade em distinguir códigos visuais do aplicativo e suas imitações.

Ao fazer a leitura destes códigos, a vítima acaba por receber em seu aparelho um aplicativo de malware, que tem como objetivo a utilização por parte dos criminosos para a clonagem de seus aplicativos.

Outro ponto que colabora com o sucesso destas tentativas de uso do QR Code para clonar seus aplicativos é que, ao clonarem suas contas, os criminosos podem utilizar seus perfis sem que o seu smartphone apresente qualquer mudança em seu uso. Ou seja, enquanto estas pessoas enviam mensagens em seu nome, você não percebe alterações em seu aparelho, que não abre estes aplicativos ou mostra notificações, por exemplo.

A intenção dos cibercriminosos ao utilizarem o QR Code para clonar seus aplicativos

De uma maneira geral, praticamente todos os golpes que utilizam o QR Code para clonar seus aplicativos tem como objetivo principal o ganho de dinheiro por parte destes criminosos. Isso significa que estas pessoas tentarão acessar suas contas bancárias, aplicativos financeiros, ou mesmo convencer seus amigos e familiares a lhes enviar dinheiro como se fosse a você.

Justamente por isso, um dos golpes mais comuns, atualmente, é o pedido de dinheiro por mensagens de WhatsApp a familiares e amigos das vítimas. Neste caso, os criminosos utilizam sua conta na plataforma, clonada, e solicitam dinheiro a outras pessoas, de uma maneira que as convença que você está em dificuldades ou com problemas pontuais.

Assim, além de ter cuidado com as suas próprias contas e aplicativos, é muito importante que não se envie dinheiro a outras pessoas em qualquer pedido que possa parecer suspeito.

Saiba como se proteger contra os cibercriminosos que tentam utilizar o QR Code para clonar seus aplicativos

Embora muitas vezes os golpes com o QR Code para clonar seus aplicativos sejam muito bem elaborados e disfarçados de maneira que se tornem quase imperceptíveis, existem algumas formas de se proteger e evitar ser vítima deste tipo de situação.

A seguir, confira algumas maneiras de aumentar a sua segurança e evitar qualquer tipo de problemas relacionados aos golpes que utilizam o QR Code para clonar seus aplicativos:

  • Não faça a leitura de nenhum QR Code suspeito ou desconhecido

Uma das principais formas de evitar os golpes com o QR Code para clonar seus aplicativos é evitar justamente a leitura de códigos que não sejam necessários, ou que tenham origens minimamente suspeitas. Além disso, não acredite em informações não confirmadas dentro dos próprios aplicativos.

No caso do WhatsApp, por exemplo, a única necessidade de leitura do QR Code é para o uso da versão web da plataforma, e que é feita com o seu próprio aparelho e em seu computador. Ou seja, não é necessário fazer a leitura de códigos recebidos em grupos ou conversas por qualquer motivo.

  • Sempre confirme a identidade de amigos e familiares

Muitas vezes, as vítimas dos golpes financeiros são amigos e familiares de pessoas que caem nos golpes que utilizam o QR Code para clonar seus aplicativos. Desta forma, é possível que você receba mensagens suspeitas com pedidos de dinheiro, por qualquer motivo.

Na grande maioria das vezes, esta situação já é um indício de tentativa de golpe, mas se mesmo assim você desejar confirmar a identidade de um amigo ou familiar, o faça por meio de chamadas de vídeo. Esta é a única maneira de identificar o seu amigo ou familiar, e que não pode ser encenada por golpistas que tentem tirar dinheiro de uma lista de contatos clonada.

Agora que você sabe como se proteger contra os golpes com o uso de QR Code para clonar seus aplicativos, aproveite para saber ainda mais sobre o uso seguro desta tecnologia ao visitar a página da QR Paga e acompanhar as nossas publicações sobre este e muitos outros temas relacionados!