Cardápio por QR Code: entenda mais sobre essa tendência

O QR Code é um mundo de possibilidades, presentes num pequeno quadrado com desenhos semelhantes a um labirinto. O código bidimensional é uma evolução do código de barras, que ganhou o mundo com sua infinita possibilidade de utilização. Hoje no Brasil, o QR Code já pode ser encontrado em praticamente todos os locais, seja em documentos, propaganda ou como informação.

Uma das tendências que mais ganha espaço é o uso do QR Code como cardápio de restaurantes. E essa possibilidade vem ganhando ainda mais espaço, após o começo da pandemia e a necessidade de criar mecanismos com menor manuseio externo possível. Basta o cliente acionar sua câmera de celular e acessar o conteúdo apresentado pelo QR Code, para descobrir tudo o que o local oferece.

A praticidade do cardápio no QR Code

A tecnologia está presente em tudo no nosso dia a dia e o QR Code é uma das ferramentas mais difundidas atualmente, capaz de armazenar uma gama de informações e levar o usuário a inúmeros tipos de conteúdo.

Em tempos de pandemia, o uso da tecnologia tem salvado empreendedores e ajudado a driblar as dificuldades, se reinventando. Quando bares e restaurantes voltaram a abrir, uma série de cuidados e restrições foram impostas, para evitar o contágio ao máximo entre os clientes e funcionários.

Uma dessas estratégias já vinha sendo usada, embora timidamente, pelos restaurantes. É o uso do QR Code para ser aberto através do aparelho de celular, no qual o consumidor pode ter acesso a um cardápio virtual. Ele pode ser simples, com o nome do prato, quantidade e preço, mas há inúmeras possibilidades de torná-lo mais elaborado e dinâmico.

Ao posicionar o QR Code para ter acesso ao cardápio virtual, em geral o cliente é direcionado para um link que dá acesso ao menu. Ele pode também ser em formato de PDF ou até mesmo em vídeo, com a disposição dos pratos e outras informações.

O restaurante pode incrementar o cardápio e incluir outras informações, como ingredientes, como o prato é feito, depoimento do chef, entretenimentos diversos e até promoções exclusivas para clientes cadastrados. Tudo para atrair e conquistar o consumidor, fazendo o prazer do consumo já começar antes mesmo do pedido.

A experiência fica ainda mais completa quando o cliente pode se cadastrar no link a que foi direcionado. A inclusão de seus dados pessoais como nome, telefone e e-mail ajuda a estabelecer um laço entre ele e o restaurante, alimentando a sua base cadastral para marketing. O cliente pode também fazer seu pedido diretamente pelo cardápio, agilizando o serviço como um todo.

O cliente pode ter acesso ao QR Code em várias locais do restaurante, inclusive em cartazes dispostos na mesa. Locais visíveis como a entrada e recepção, sempre com acesso facilitado. Alguns locais disponibilizam tablets nas mesas, para que o cliente possa acessar o cardápio online e inserir seus dados pessoais para cadastro. Isso ajuda a manter um relacionamento posterior com o cliente.

Como cada QR Code possui um código específico, é necessário um bom gerador. Há boas opções disponíveis, que pode ser escolhida de acordo com a tecnologia já usada pelo restaurante. Após gerado, o código pode ser impresso e disposto pelo restaurante.

Sem dúvida, o design é fundamental para criar um cardápio no QR Code eficiente. É preciso antes escolher a plataforma para utilizar o serviço, em que algumas oferecem modelos de cardápios que podem ser personalizados. É importante focar em um processo mais intuitivo, onde o cliente possa acessar com mais facilidade todas as opções. Se o cardápio for mais difícil de manipulação, os funcionários serão chamados mais vezes do que o ideal.

Entenda as vantagens do cardápio no QR Code

Se ainda há dúvidas sobre a inclusão de um cardápio digital com QR Code em seu negócio, podemos listar algumas das vantagens que o método pode trazer, tais como:

  • diminui o tempo de espera entre os pedidos, já que o cliente já chega na mesa e tem acesso imediato ao cardápio. Isso o deixa mais satisfeito e dinamizando o serviço;
  • o acesso a um cardápio virtual, via QR Code, permite ampliar a comunicação com o cliente, inclusive oferecendo a ele uma avaliação do serviço;
  • o cadastro no cardápio virtual traça um perfil do cliente, oferecendo a ele promoções específicas, ofertas, cupons e outras atrações que podem fazer com que ele crie fidelidade;
  • a cozinha pode receber o pedido pelo sistema, de forma mais rápida e organizada, o que permite uma maior agilidade do serviço e organização;
  • com essa dinâmica, o próprio cliente revisa o pedido antes de enviar, diminuindo substancialmente os equívocos na comunicação.

O manuseio dos cardápios físicos é um dos pontos críticos da reabertura dos restaurantes e bares. A inserção imediata do cardápio virtual via QR Code diminui esses riscos e é um investimento relativamente barato, com possibilidade de um bom retorno para o estabelecimento.

Em geral, é comum que os clientes fiquem atraídos por novidades, ficando mais interessado em ter liberdade para fazer seu pedido sem dificuldade. E a consciência do cuidado contra a contaminação facilita ainda mais estabelecer vínculos com o estabelecimento. Saiba mais sobre o uso amplo de QR Code pelo site, com informações essenciais para conhecer melhor o código bidimensional. Curta, compartilhe e comente, sua participação é muito importante sempre!