Caixa Tem: como funciona o pagamento por QR Code?

A pandemia causada pelo Covid-19 causou impactos diretos na vida de todas as pessoas, o que fez com que fosse preciso modificar seus hábitos e rotinas em busca de maior segurança para evitar o contágio pelo vírus. Mas estes não foram os únicos pontos afetados durante a pandemia, que também gerou dificuldades financeiras a um elevado número de pessoas.

Em especial, as pessoas que atuam como autônomos ou que não possuem emprego formal foram algumas das que tiveram sua renda afetada negativamente por conta da quarentena necessária. Ou seja, sem poderem realizar seu trabalho, serviços e vendas, estas pessoas deixaram de ganhar o dinheiro necessário para o seu sustento.

Por conta disso, o governo federal aprovou o pagamento do auxílio emergencial a pessoas que se encaixem no perfil de profissionais afetados pela pandemia de Covid-19. Este pagamento, no valor de parcelas de R$600 reais, visa contribuir para que estas pessoas afetadas possam se manter até a possibilidade de voltarem a trabalhar normalmente.

Além disso, os trabalhadores que podem ter seu salário diminuído por conta da pandemia, também poderão realizar um saque emergencial de seu FGTS, no valor de um salário mínimo, para que possam manter seus compromissos em dia.

Ambos estes pagamentos, do auxílio emergencial e do saque emergencial do FGTS, são feitos por meio de uma poupança digital criada em nome dos beneficiários. Esta poupança pode ser acessada exclusivamente por meio do aplicativo Caixa Tem, que permite que as pessoas realizem diversas ações e utilizem o dinheiro diretamente por este aplicativo.

Entre estas ações, uma das principais oferecidas pelo aplicativo Caixa Tem é o pagamento por meio da leitura de QR Code, o que permite que se faça qualquer tipo de compra sem precisar sacar o dinheiro ou sequer o transferir para outra conta bancária.

Como fazer o pagamento por QR Code com o aplicativo Caixa Tem?

Embora o pagamento com QR Code seja algo cada vez mais comum e aceito em diversos estabelecimentos comerciais, ainda existem muitas pessoas que possuem dúvidas a respeito desta possibilidade.

Com o dinheiro disponibilizado pelo aplicativo Caixa Tem, saber como utilizar o pagamento com QR Code é ainda mais importante, para que se evite problemas em seu uso durante o período de pandemia.

Para facilitar ainda mais o uso do dinheiro recebido de forma emergencial, ainda mais estabelecimentos passaram a contar com a possibilidade de pagamento de suas compras por meio de QR Code.

Assim, para que se possa realizar os pagamentos com QR Code pelo Caixa Tem, o primeiro passo é acessar a sua conta nesta poupança digital, o que deve ser feito por meio de seu login e senha pessoais.

Uma vez acessada a conta, dentre as opções disponíveis, basta que se clique sobre a opção de realizar pagamento com QR Code. Este clique sobre esta opção irá fazer com que o aplicativo solicite acesso à sua câmera, ou que a abra de forma direta.

Em seguida, basta que se direcione a câmera do seu aparelho para o QR Code a ser lido e que se mantenha o código centralizado em sua tela por alguns segundos. Desta maneira, após a decodificação de suas informações, sua compra será paga com a transferência do valor devido de seu saldo no Caixa Tem para a empresa em que a compra foi feita.

Com isso, o pagamento é feito de forma imediata, sem que se precise aguardar tempo algum para que seja realizada a transferência. No entanto, obviamente, é preciso que sua compra tenha um valor igual ou menor ao seu saldo no Caixa Tem, para que o pagamento com QR Code possa ser realizado sem qualquer tipo de problema ou dificuldade.

Os benefícios de realizar pagamentos por QR Code pelo aplicativo Caixa Tem

Um dos maiores benefícios de se realizar o pagamento por QR Code com seu saldo na poupança digital do Caixa Tem é a facilidade que este recurso possui, uma vez que dispensa o uso de dinheiro físico ou de cartões. Assim, qualquer tipo de compra e pagamento podem ser realizados diretamente em seu aparelho celular.

Além disso, há uma segurança maior, pois a tecnologia QR Code elimina a possibilidade de erros e problemas em seu pagamento, de forma que seu dinheiro esteja mais protegido com o uso deste método de pagamento.

Porém, no caso do uso de seu dinheiro no aplicativo Caixa Tem, pagar com QR Code possui um benefício ainda maior. Isso porque, de acordo com o calendário divulgado pelo governo federal, este dinheiro recebido na poupança digital não pode ser sacado ou transferido a outras contas antes de um período previamente determinado.

Assim, ao fazer compras com QR Code por seu aplicativo Caixa Tem, você pode utilizar o dinheiro da forma como melhor compreender, sem que seja preciso esperar por este tempo, que pode ser superior a um mês após o recebimento do pagamento emergencial.

Para saber ainda mais sobre a tecnologia QR Code, seu uso e os benefícios que pode trazer, ainda mais durante o período de pandemia, acesse a página da QR Paga e leia nossos artigos sobre estes e muitos outros temas relacionados!