As evoluções do QR Code para os próximos anos

É bem improvável que você ainda não conheça o termo e, especialmente, as funcionalidades do QR Code, um recurso que, com toda a certeza, veio para ficar quando falamos sobre métodos de pagamento.

evoluções do QR Code

Ainda que pareça mais recente, dada sua popularização somente nessa década, a verdade é que o QR Code foi criado já há um bom tempo: em 1994 ele foi inventado, mas foi só a partir de 2011 que, de fato, passou a ser implementado em grandes lojas.

De alguns anos para cá, no entanto, a tendência vem se espalhando por todo o Brasil e não só nas grandes capitais e polos comerciais do país: cada vez mais, cidades pequenas estão também enxergando o potencial dessa tecnologia e implementando-a em suas formas de pagamento.

Um simples quadrado bidimensional que muda, literalmente, nossa relação com as compras

Quem diria que um quadrado branco e preto com sequências únicas de pontinhos impressos mudaria tanto a nossa vida, não é mesmo?

Afinal, é isso que ele é: a evolução do código de barras tradicional que agiliza pagamentos ao permitir direcionamento para alguma página web ou aplicativo. O QR Code é sempre padronizado no formato quadrado e pode ser gerado para um ou mais pagamentos.

O responsável por gerar QR Code é sempre o estabelecimento, que se responsabiliza pela cobrança. A propósito, cobrar com QR Code é muito ágil, prático e gera grande segurança para o cliente que, cada vez mais, está se acostumando a usar o QR Code.

Certamente, um dos motores da evolução do uso de QR Code no Brasil foi o surgimento dos bancos digitais e demais aplicativos financeiros, que passaram a permitir a criação de uma espécie de carteira digital. Dessa forma, as pessoas podem realizar pagamentos sem precisar de cartão ou dinheiro físico.

Diante disso, é de se esperar que, em questão de meses (ou poucos anos, para cidades pequenas), cobrar com QR Code seja uma tendência observada em todo o Brasil, em estabelecimentos dos mais variados tipos, tais como restaurantes, hotéis, pousadas, bares e lojas dos mais diversos segmentos.

Popularização do QR Code no Brasil

No Brasil, um case que se tornou bem conhecido foi o da Fast, que decidiu gerar um QR Code e disponibilizar no grande veículo de imprensa Estadão. A campanha, conhecida como “desvende o código”, foi a primeira a usar um QR Code em um anúncio no Brasil. Ao ler o código com a câmera do celular, o cliente era levado a um catálogo com ofertas exclusivas de eletroeletrônicos. Demais, não é mesmo?

Depois disso, a bola da vez na popularização do QR Code ficou com o WhatsApp, que utilizou a tecnologia para fornecer a segurança necessária para que o indivíduo pudesse acessar a versão web do aplicativo.

Outras marcas também vêm utilizando essa tecnologia com frequência na hora de criar campanhas interativas e diferenciadas. No Natal passado, por exemplo, a Kopenhagen lançou panetones com um QR Code nas embalagens. Quando lidos, o consumidor tinha acesso à histórias de Natal únicas.

A evolução do QR Code nos próximos anos

Gerar e usar QR Code já é uma tendência que, cada vez mais, vem sendo implementada para possibilitar acessos e pagamentos.

Isso porque a tecnologia vem sendo utilizada para substituir notas fiscais e ingressos físicos ou impressos, para substituir documentos físicos (como CNH ou título de leitor) e tem se tornado o principal meio de pagamento em estabelecimentos de todos os tipos e portes.

No entanto, há quem diga que isso é só o começo e que a evolução do QR Code promete ser ainda maior durante os próximos anos.

Veja, a seguir, alguns pontos nos quais a tecnologia de QR Code já vem sendo implementada:

  • Metrô de São Paulo: em abril de 2021 o metrô de São Paulo começou a vender bilhete digital exclusivamente por meio do QR Code. Demais, não é?
  • Uma campanha recente na China utilizou drones para formar, a céu aberto, um QR Code gigante. O objetivo era fazer com que as pessoas se sentirem curiosas para fazer a leitura, que indicava o download de um jogo recém-lançado. Isso é que é campanha, hein!
  • Contas de luz: você sabia que, atualmente, já é possível utilizar QR Code Pix para efetuar o pagamento de sua conta de luz?
  • É claro que a gigante Amazon não ficaria por fora dessa tendência, não é? É por isso que a empresa criou seu próprio QR Code;
  • Para evitar cópias e fraudes, a nova carteira de habilitação virá com QR Code – em todo o Brasil;
  • O Google Chrome também aproveitou da popularização do código e criou um QR Code para permitir que os indivíduos interajam com objetivos físicos. Demais, não é mesmo?

Com tantas novidades assim fica fácil de prever que a evolução do QR Code nos próximos anos vem forte, não é mesmo?

Agora você já conhece mais sobre o QR Code, como cobrar com QR Code e, principalmente, como utilizar essa tecnologia que definitivamente veio para ficar.

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