Aplicativo de QR Code – Baixe agora o app para QR Code

QR Codes e smartphones são duas tecnologias que estão profundamente ligadas. Os celulares são os responsáveis pela leitura da maior parte dos códigos. Também é possível criar códigos QR e utilizá-los para pagamentos através dos smartphones. Os apps disponíveis para trabalhar com QR codes aumentam a cada dia. E aí, você sabe como acessar o QR code do celular? Aqui vamos falar um pouco mais sobre como ler os códigos, quais as melhores opções de aplicativo de qr code e muito mais!

O que são os QR codes?

O que são os QR codes?

Basicamente, o QR code é um código de barras bidimensional que pode armazenar informações. Quando escaneado por um dispositivo de leitura (geralmente a câmera de um smartphone), ele pode levar a URLs de internet, imagens, vídeos, áudios e muitos outros tipos de conteúdo.

Surgido em 1994, o QR Code é uma abreviação para ‘Quick Response Code’. Ou seja, é um código de resposta rápida. Seu primeiro uso foi na indústria automobilística japonesa, e ele era considerado uma forma prática e rápida de rastrear veículos e gerenciar os estoques dessas empresas. Eles foram padronizados nos anos 2000 e seu uso tornou-se mais global. Mas foi com a popularização dos smartphones que eles começaram a realmente entrar no cotidiano das pessoas. Isso aconteceu principalmente pelo uso por parte de empresas tradicionais do varejo americano.

O QR code difere do código de barras tradicional por permitir o armazenamento em duas dimensões: horizontal e vertical. Por isso ele é formado por pixels e bytes, e deve ser lido por ferramentas digitais, como câmeras de celular. O código de barras tradicional só armazena informações na horizontal, e portanto pode ser lido por um raio infravermelho.

Em compensação, a capacidade de armazenamento do código QR é bem maior. Dependendo da dimensão (que pode ir de 21×21 pixels a 117×177 pixels), ele pode armazenar até 7.089 caracteres numéricos e 4.926 caracteres alfanuméricos. Outra vantagem desse código em relação ao tradicional é que ele permite o armazenamento de caracteres kanji e kana, o que explica o seu sucesso no mercado asiático.

O componente mais básico que forma o código QR são os pequenos pixels pretos, que são chamados de módulo. Cada módulo tem uma função específica, e são eles que armazenam todas as informações contidas dentro do código. Os módulos podem ser maiores ou menores, e suas dimensões influenciam na forma como ele é lido pela câmera.

A utilização dos códigos QR para várias funções está cada vez mais difundida. Eles fazem parte das estratégias de marketing das empresas, já podem ser usados como forma de pagamento e são até uma maneira mais prática de se conectar no Wi-Fi. Existem diversos apps que permitem a leitura, geração e uso dos QR codes, e eles são acessíveis para basicamente qualquer pessoa que tenha um smartphone.

Como ler os QR Code nativamente?

Como ler os QR Code nativamente?

Para aproveitar as funções do QR code para acesso mobile, a ferramenta essencial é um smartphone com câmera e conexão à internet. Com esse dispositivo, você tem acesso a todos os códigos online, em peças publicitárias, livros, revistas e qualquer outra fonte. A leitura é extremamente simples e acessível, especialmente se o seu celular puder realizá-la nativamente.

A leitura ‘nativa’ de QR code é quando o celular consegue interpretar o código sem auxílio de nenhum aplicativo interno. Em outras palavras, é quando a própria câmera interpreta o QR code.

Em celulares mais antigos, é difícil achar essa ferramenta disponível. Porém, os sistemas mais modernos já vem com o leitor embutido. Para descobrir se é o caso de seu aparelho, basta abrir a câmera e apontar para qualquer QR code. Caso ela não faça a leitura automática, acesse as configurações do aparelho e veja se existe essa função e se ela está ativada. Caso a função não exista, o seu celular não realiza leitura nativa de QR codes.

Mas caso o seu celular não possua o leitor automático, não se preocupe. Você pode baixar um aplicativo leitor de QR code para cumprir essa função. Existem inúmeras opções, tanto para Android como para IOS.

A seguir, vamos entender melhor como funciona a leitura nativa nesses dois sistemas.

1) IOS

1) IOS

Uma vantagem do sistema IOS é que ele é exclusivo do iPhone. Portanto, todos os recursos do sistema são universalizados para todos os aparelhos que a utilizam. Com o leitor de QR code não é diferente.

Para a alegria dos proprietários de iPhone, os aparelhos da Apple desde o IOS 11 já vêm com a leitura de QR code automatizada. Isso significa que todos os iPhones a partir do modelo 5S têm o leitor embutido e os iPads mais recentes também.

Caso o seu celular se encaixe nessa categoria e a câmera não realize a leitura automática, não se desespere. Pode ser que a função simplesmente não esteja ativada. Para resolver esse problema, basta você acessar a ferramenta ‘Ajustes’ e ativar a opção ‘Escanear códigos QR’.

Ativando o escaneamento, a leitura acontece de forma automática. Para interpretar QR codes, é só você apontar a câmera para o código durante 2 ou 3 segundos. O celular vai ler o código e redirecionar automaticamente para o conteúdo, sem necessidade de nenhum comando adicional.

Com a leitura concluída, o celular envia uma notificação orientando qual o app correto para as ações seguintes. Existem tipos específicos de código QR que são lidos pelo iPhone. São os seguintes:

  • Códigos de URL: os códigos com link da internet, automaticamente, redirecionam o usuário para o Safari ou para seu navegador de internet padrão
  • Números de telefone: códigos com informações de contato podem realizar a ligação diretamente ou salvar o contato na agenda do iPhone
  • E-mail: a câmera do iPhone lê tanto contatos de e-mail quanto mensagens padronizadas. Ambos abrem no aplicativo de e-mail, já com o destinatário e, em alguns casos, com a mensagem pronta para ser enviada;
  • Links da App store: algo comum são QR codes que direcionam ao download de um aplicativo. Esse tipo de código já leva automaticamente à App Store;
  • Evento: código que leva ao registro automático de um evento ou compromisso na agenda do iPhone;
  • Credencial Wi-Fi: permite a conexão automática do celular com a rede Wi-Fi em questão;
  • Texto simples: esse tipo de código é redirecionado para o mecanismo de busca, onde é realizada uma pesquisa pelas palavras contidas no QR.

Como você com certeza percebeu, são muitas as possibilidades de leitura disponibilizadas automaticamente pelo sistema IOS. Porém, caso você precise ler um código QR fora dessas especificações ou tenha um celular com sistema de operação anterior ao IOS 11, não se preocupe. Você pode escolher um entre vários dos aplicativos disponibilizados na App Store para realizar a leitura dos QR codes.

Falaremos sobre isso mais adiante, mas agora vamos ver como funciona a leitura nativa de códigos QR no outro sistema mais comum de operação: o Android.

2) Android

2) Android

Se o seu smartphone Android tiver a capacidade de ler códigos QR nativamente, o processo de leitura fica bastante simples. O porém é que, diferente dos celulares IOS, nem todos os dispositivos Android possuem a ferramenta de leitura embutida. De fato, dos 2 bilhões de Android em circulação pelo planeta, são poucos os modelos que conseguem ler os códigos QR sem o auxílio de outros aplicativos.

A leitura automática de códigos QR só está disponível em aparelhos que usem o Android 9 ou versão posterior. Mas mesmo assim não são todos os aparelhos dessa categoria que têm o leitor embutido. Alguns exemplos de aparelhos com essa opção são os da linha Galaxy, da Samsung. Os aparelhos mais modernos da Motorola também já possuem a ferramenta. Caso você não tenha certeza se o seu celular se encaixa nessa categoria, a verificação é extremamente simples.

Para saber se o seu aparelho Android já possui o leitor de QR code embutido, você só precisa abrir a câmera do seu smartphone e apontá-la para um código. Em alguns modelos, pode ser que você precise ativar a função. Para isso, basta acessar as configurações da câmera.

Caso o celular possua a ferramenta de leitura e ela esteja ativada, automaticamente o aparelho irá decodificar as informações e oferecer cursos de ação. Você pode entrar no navegador de internet para acessar um link ou acrescentar informações de contato à sua agenda, por exemplo. Cada código tem suas próprias funções e pode levar a apps diferentes dentro do seu dispositivo móvel.

Porém, se o seu celular não fizer a leitura automática, não se preocupe, você não vai ficar sem acesso aos códigos QR e seus recursos. Existem diversos aplicativos externos que realizam a leitura de QR code para você, incluindo apps como Twitter, Snapchat e Facebook.

Como saber se meu celular lê QR Codes

Como saber se meu celular lê QR Codes

Para saber se seu celular lê QR Code, o procedimento mais simples é acessar a câmera e apontá-la para um código. Caso não tenha nenhum próximo a você, você pode usar algum mecanismo de pesquisa e buscar por códigos teste. Existem várias opções na internet voltados justamente para essa função.

Caso a câmera não realize a leitura automática, não significa necessariamente que o seu celular não tenha o leitor embutido. Pode ser que a função não esteja ativada no aparelho.

Para ativá-la nos modelos da Apple, é preciso ir em ‘Ajustes’ e selecionar ‘Escanear Código QR’. Todos os iPhones modernos possuem essa opção, então basta ativá-la para utilizar os códigos.

No Android, é preciso acessar o menu ‘Configurações’ e procurar pela opção ‘Habilitar leitura de código QR’. Caso você não encontre a opção, é porque seu celular realmente não realiza a leitura automática.

Nesse caso, você precisa baixar um aplicativo específico para a leitura, ou utilizar aplicativos como o Twitter ou Snapchat, que podem ler QR code celular.

O que fazer se meu celular não lê QR Code

Se o seu celular não realiza a leitura de QR codes, há dois motivos principais. O primeiro é ele não ser possuir o leitor embutido; você pode descobrir isso usando os métodos que explicamos acima. Caso o seu telefone realmente não tenha essa ferramenta, a leitura só poderá ser feita mediante o download de um aplicativo que possa fazer a interpretação.

Porém, se o seu celular possui o leitor embutido ou aplicativo de leitura de QR code e mesmo assim não está conseguindo interpretar o QR code, pode haver algum problema no código ou no seu celular. Confira os principais problemas que podem impedir a leitura no seu celular e o que você pode fazer para solucionar:

Obstruções na leitura

Se houver qualquer coisa obstruindo a leitura, a sua câmera não conseguirá entender os bytes na sequência correta. Caso o cursor do mouse esteja em cima de um código no computador, por exemplo, a leitura ficará incorreta; então verifique a posição do cursor e garanta que ele não atrapalhe. Da mesma forma, se for um código impresso, passe o dedo ou um paninho para garantir que não há nenhuma partícula atrapalhando a interpretação do leitor.

Problemas de conexão

Problemas de conexão

É essencial estar conectado à internet para ler o QR code. Portanto, se o seu celular está tendo problemas para realizar a leitura do código, verifique se a sua conexão à internet está funcionando corretamente. Caso você esteja com problemas na conexão Wi-Fi, use a internet móvel do seu aparelho.

Aplicativo desatualizado

Em casos em que você precisa utilizar leitores externos de código QR, pode ser que o problema de leitura esteja no aplicativo. Se o app não estiver atualizado, ele não conseguirá ler códigos mais modernos. Portanto, verifique se você tem a última versão disponível dele instalado. Caso o aplicativo não aceite atualizações e já esteja defasado, opte por baixar um aplicativo mais novo.

Leitura invertida

Se o código QR não for feito com um bom gerador, pode acontecer de ele ser gerado ao contrário. Isso significa que o celular vai ler o código de forma invertida, como se fosse um texto na frente de um espelho, o que logicamente impedirá a leitura correta. Infelizmente, essa solução só pode ser resolvida quando o código estiver no computador. Nesse caso, basta instalar a extensão ‘Flip This’ para o Google Chrome. Essa ferramenta vai inverter a direção da página e aí pode ser que o celular consiga interpretar o código.

Códigos muito pequenos

Quando as dimensões do código são muito pequenas, o scanner pode ter dificuldades em interpretá-las. É a mesma lógica do raio infravermelho para os códigos de barra, por exemplo. Novamente, esse caso só é solucionável no computador ou celular, pois um pequeno zoom pode ser o suficiente para ajudar o scanner a interpretar o QR code.

Se nenhuma das soluções acima resolver o problema, pode ser que a câmera do seu celular esteja com algum problema interno. Caso o problema seja esse, leve o seu aparelho para ser analisado em uma assistência técnica.

Se o problema for apenas o fato de não ter o leitor embutido, a solução é simples. Basta você buscar um aplicativo que possa realizar a leitura. Existem vários apps que, além de interpretarem os QR codes, também podem gerar códigos e realizar pagamentos.

Aplicativos no Android

Aplicativos no Android

O sistema da Google conta com diversos aplicativos ligados às funcionalidades do código QR. São aplicativos de leitura, de criação e com vários outros recursos que facilitam a vida do usuário. A vantagem é que esses aplicativos normalmente são gratuitos e não ocupam muita memória no celular.

O ideal na hora do download é pesquisar bem sobre os aplicativos. Nunca é uma boa ideia simplesmente baixar o primeiro app que aparecer. Verifique os recursos, leia as avaliações e garanta que aquele aplicativo será o ideal para o que você precisa.

É muito importante ficar atento e tomar cuidado. Isso porque os QR codes, apesar de muito práticos e úteis, podem ser um pouco inseguros. Já que virtualmente qualquer pessoa pode gerá-los, nem todas as fontes são 100% confiáveis. Então, escolha um aplicativo seguro e bem-avaliado, para não correr o risco de trazer malwares ou conteúdo inadequado para o seu telefone.

Outra questão importante é verificar se o seu telefone possui memória o suficiente para armazenar o aplicativo. Eles são geralmente muito leves e isso não costuma ser um problema. Porém, caso você tenha dificuldades com isso, faça uma limpa nos arquivos temporários e mande seus arquivos para a nuvem para liberar espaço.

No sistema Android, o aplicativo leitor de qr code é particularmente importante, já que nem todos os aparelhos possuem a ferramenta embutida. Portanto, primeiramente faça o teste para descobrir se o seu celular permite a leitura automática pela câmera.

Porém, mesmo que o celular conte com o recurso de leitura, é importante baixar um aplicativo que possa gerar códigos QR e que possa realizar pagamentos com eles. Isso porque a câmera não consegue realizar essas duas ações e, tendo os aplicativos o seu aparelho não fica desfalcado.

Para instalar aplicativos no seu celular Android, o procedimento mais simples é acessar a loja de aplicativos do Google, a Play Store. Ela fica localizada no menu do seu celular, geralmente na pasta ‘Google’. Acesse a Play Store, procure o aplicativo nos mecanismos de busca ou nas categorias correspondentes, e então siga os passos de acordo com a instrução do aparelho. Caso o aplicativo seja pago, é preciso ter um cartão de crédito cadastrado na Play Store. Senão, basta fazer o download e usar o app normalmente.

Para quem utiliza os aparelhos da Samsung, outra opção é utilizar a loja de aplicativos própria da marca, chamada Galaxy Apps. Ela também pode ser acessada no menu do celular, geralmente dentro da subpasta ‘Samsung Apps’. O procedimento é basicamente o mesmo da instalação pela Play Store.

A seguir, vamos listar algumas das melhores opções de app QR code para IOS e Android. São apps que podem gerar QR codes, lê-los e também utilizá-los para pagamentos. Existem vários apps que realizam mais de uma das funções, mas aqui os classificaremos de acordo com sua especialidade.

1) Para criar QR Code

1) Para criar QR Code

Quando se trata de criar QR codes, é possível fazer isso no celular ou no computador. Se você optar pelo mobile, existem diversos aplicativos para criação de QR Code no Android. Como a licença para uso do QR code é gratuita, a maioria dos aplicativos não possui custo algum para criação dos códigos. Existem alguns com versões Pro sem anúncios ou com mais recursos, mas o QR code básico pode ser feito sem pagar nada.

A vantagem dos apps é estarem disponíveis a qualquer hora e em qualquer lugar, já que são acessíveis por celular. Além disso, as interfaces costumam ser bem intuitivas e eles têm uma boa quantidade de recursos interessantes.

Confira, a seguir, algumas opções de apps para gerar QR code no Android:

QR Code Generator

Com uma interface simples, esse aplicativo gratuito é muito fácil de ser utilizado, principalmente para quem está começando. Ele está disponível para Android e permite a criação de códigos com imagens, links, e-mail ou cartões de visita. Além disso, é possível personalizar o tamanho da imagem e adequá-la a diferentes mídias.

QR Code creator

Também é muito prático e gratuito e permite a criação de vários tipos de código, como localização, informações de contato e e-mail, por exemplo. Ele permite compartilhar o resultado diretamente ou salvá-lo no celular. Porém, tem como desvantagem o fato da sua interface ser em inglês.

Barcode Generator

Apesar da interface só estar disponível em inglês, esse aplicativo é uma das melhores opções disponíveis no mercado. Isso porque, mesmo sendo gratuito, ele tem muitos recursos e permite a criação de muitos tipos de código QR, até mesmo com configurações de Wi-Fi e geolocalização. Além disso, ele pode gerar outros tipos, como códigos de barras tradicionais e códigos Aztec.

QR Code Generator and Scanner

A melhor opção quando o usuário quer criar um cartão de visita. Esse aplicativo em particular permite a criação de um QR code com informações completas de contato. É possível inserir número de telefone, empresa e até a URL do site no vCard. Ele também permite a criação de outros tipos de código, como ponto Wi-Fi e textos.

QR Droid Code Scanner

Tem a interface em português e uma equipe bem solícita para tirar dúvidas e resolver problemas. Esse app, além de gerar códigos, também realiza a leitura de QR codes. Além disso, ele salva os códigos já gerados para uso posterior, e permite a criação de várias modalidades de código, como geolocalização, cartão de visita e URL.

2) Para ler QR Codes

2) Para ler QR Codes

O número de opções de aplicativo de leitura de QR code é enorme. A maioria deles também tem a opção de gerar códigos ou outros recursos que fazem com que valha a pena buscar um app mesmo que seu celular realize a leitura nativamente.

Veja, a seguir, cinco dos melhores apps de leitura de QR code para o Android:

QR Code Scanner

Também gratuito, é o aplicativo mais básico da lista, pois não tem nenhum recurso extra, como geração de códigos ou armazenamento daqueles já acessados. Com apenas 2MB de tamanho, é a opção ideal para quem tem um celular mais antigo com memória menor, ou simplesmente já utilizou boa parte da capacidade de armazenamento do telefone. Ele realiza simplesmente a função básica de leitura dos códigos QR e códigos de barra através da câmera de seu celular e faz isso rapidamente. É a opção ideal para quem não tem o leitor nativo e só quer fazer a leitura simples.

Norton Snap

Se a sua prioridade é segurança, pode baixar o Norton Snap de olhos fechados. Como foi desenvolvido pela companhia de antivírus Norton, já protege o seu celular contra possíveis ameaças contidas no código. O aplicativo é gratuito e tem alguns recursos interessantes, como a opção de compartilhar o código com seus contatos. A interface é completamente personalizável, e você pode escolher se permite que o app abra a sua câmera automaticamente ou não.

Barcode Scanner

Uma curiosidade sobre esse app é que, além de estar disponível para o sistema Android, é um dos únicos leitores de QR code que está disponível para o sistema Blackberry. O Barcode Scanner lê códigos QR, códigos de barras e até a codificação Data Matrix. Portanto, é o app ideal para quem busca um leitor mais complexo e com mais recursos. Isso sem falar que ele permite a criação do seu próprio código QR contendo suas informações pessoais, o que pode ser muito útil como forma rápida de identificação. Está disponível na Play Store e é gratuito.

NeoReader QR

NeoReader QR

Um dos leitores de QR code mais modernos disponíveis para Android. Tem como carro-chefe a rapidez na digitalização dos códigos, e é uma das melhores opções para quem utiliza a leitura para fins de trabalho. Isso porque, além da agilidade, o aplicativo também armazena um histórico dos códigos lidos e permite que esses sejam acessados novamente. É gratuito e pode ser encontrado facilmente na Play Store. Além dos QR codes, também lê códigos de barra tradicionais.

QR Droid

Estamos citando o QR Droid de novo porque ele é certamente um dos leitores de QR code mais popular entre os usuários de Android. E isso não é à toa, pois ele tem vários recursos que o tornam uma excelente opção para todos os tipos de usuário. Primeiramente, ele é gratuito e lê também os códigos de barra unidimensionais. A leitura é extremamente rápida, um dos seus melhores recursos.

3) Para pagar com QR code

Os QR codes já vêm sendo usado por muitas empresas como forma de pagamento. Por serem muito práticos e seguros, já que não envolvem uso de cartões ou dinheiro, muitas pessoas estão preferindo quando podem pagar dessa maneira.

Essa é uma função que a maior parte dos apps de leitura e criação de códigos de QR não realiza. Na verdade, o fenômeno que vem acontecendo é o oposto: os aplicativos de pagamento estão oferecendo o QR code como um novo recurso.

Existem dois tipos de app que permitem o pagamento com QR code; os que escaneiam o app e direcionam para o pagamento e os que geram códigos para serem escaneados pelos lojistas.

Para o lojista, é algo muito vantajoso, pois as taxas são menores do que as cobradas pelas bandeiras de cartão. Além do mais, o risco de fraudes é menor em relação aos pagamentos em cartão, cheque ou dinheiro, e é mais fácil manter um registro informatizado do fluxo de caixa.

Vários bancos, como Itaú e Bradesco, estão aos poucos disponibilizando aplicativos que permitem o pagamento com o QR code. A maioria das Autarquias de Trânsito nas cidades brasileiras já permitem o pagamento da tarifa de estacionamento pelo código.

Confira, a seguir, alguns apps que você pode usar para pagar com QR Code:

ITI

ITI

Os bancos tradicionais já estão tentando se modernizar e alcançar as fintechs. Nesse pensamento, o Itaú lançou recentemente o ITI, aplicativo do banco que é exclusivo para o pagamento com QR codes. O app cobra uma taxa pequena do lojista, e permite saques, pagamentos e transferências. Não é necessário ser cliente do banco para utilizar, e o limite de transação é até R$1.000,00 por dia.

QR Code Santander

Muito parecido com o app do Itaú, a versão do Santander dos pagamentos com QR Code é vinculado aos outros aplicativos do banco. Depois de habilitar seu aparelho para os pagamentos com QR code, já é possível usar o app para as transações. É exclusivo para quem tem conta no Santander.

Existem diversos outros apps que permitem o pagamento através dos códigos QR. A maioria deles está disponível tanto para Android quanto para IOS, então postaremos mais alguns junto dos apps para celulares da Apple.

Aplicativos no IOS

Embora, como já mencionamos, os celulares mais novos da Apple todos tenham o leitor de código QR embutido no aparelho, alguns apps oferecem recursos extras que podem ser bem interessantes.

Em geral, a instalação não tem segredo algum. Você pode fazê-la através da App Store. Basta você estar logado com o seu ID Apple e acessar a loja de aplicativos a partir do menu do seu celular.

Na App Store, busque pelo aplicativo de código QR ideal para você, vendo os recursos de cada app (eles ficam no final da página, geralmente). A maioria já é leitor e gerador junto, então busque pelo que tem as soluções ideais para você.

Quando achar o app ideal, clique na opção ‘Obter’ ou ‘Ver Preço’ se for um app pago. O celular vai pedir a sua identificação ou pelo login e senha ou pela biometria. Se o aplicativo não for gratuito, você precisará ainda efetuar o pagamento a partir do cartão de crédito cadastrado em seu ID Apple. Por fim, aguarde a conclusão do download.

Antes de baixar o app, verifique se o seu aparelho tem memória suficiente para rodá-lo. Se não, opte pela versão Lite, caso esteja disponível, ou por um aplicativo que ocupe menos armazenamento do celular.

Você só precisa ficar atento caso o app seja pago. Nesse caso, você precisa ter um cartão de crédito cadastrado na sua conta da Apple para fazer o pagamento. Fique atento também ao provedor do aplicativo, para garantir que o download não trará problemas para o seu celular.

1) Para criar QR code

1) Para criar QR code

A maioria dos aplicativos que geram QR codes tem a interface parecida e seguem os mesmos passos. Geralmente a primeira coisa a fazer é escolher que tipo de conteúdo você quer gerar. Depois, você fica livre para personalizar todos os aspectos do seu código, como cor, aparência e tamanho. Feito isso, você pode fazer o download do código e começar a utilizá-lo, tanto de forma online quanto em materiais impressos. Até mesmo camisetas e outros acessórios já podem contar com códigos QR nas estampas.

A seguir, você verá os principais aplicativos disponibilizados pela Apple para a criação de códigos e também quais são seus recursos.

Qrafter

Esse aplicativo da App Store é o ideal para quem precisa utilizar os códigos no trabalho, uma vez que as ferramentas de geração são muito boas. Tem a versão básica que é gratuita, mas também oferece a possibilidade de upgrade para a versão Pro, que remove os anúncios na tela. Sua ferramenta de gerador de código é totalmente personalizada, permitindo mudanças na cor, aparência e informações dos códigos, que podem ser salvos no aparelho ou compartilhados diretamente nas redes sociais. Além disso, ele também lê todos os tipos de QR codes e lê códigos de barras tradicionais.

RedLaser

Além de gerar, também lê e salva códigos para leitura posterior. Suas ferramentas de criação são bem simples de operar, e, embora seja em inglês, a interface é bem intuitiva. Permite a geração de URLs, informações, textos e informações de contato. Quando o código fica pronto, ele dá a opção de salvar na galeria ou de compartilhar diretamente nas redes sociais. É gratuito, mas não dá a opção de personalizar o código.

Tide Q+

Disponível gratuitamente para IOS 7.1 ou superior, esse app está disponível em mais de cinco línguas diferentes. Ele tem um caráter mais lúdico, e geralmente é usado para criar códigos de entretenimento e não profissionais. Porém, sua interface é muito fácil e é possível personalizar quase todas as características do código, incluindo a imagem de fundo.

Visual Codes

É um app bem simples, mas completo, já que permite a criação dos códigos mais comuns e também de geolocalização, e-mail para um contato específico e até pontos de Wi-Fi. Ele também realiza leituras de códigos e é gratuito. Existem quatro opções de personalizar, e os códigos ficam salvos no app. Você pode até escolher um favorito e deixá-lo disponível para acesso através da assistente da Apple. O app só funciona em aparelhos que possuem sistema IOS 11 ou superior.

2) Para ler QR codes

2) Para ler QR codes

Tap Reader

O Tap Reader é gratuito e tem uma interface extremamente intuitiva, que é sua principal vantagem em relação aos outros apps. Ele faz o escaneamento de forma imediata, e consegue ler códigos tanto no modo retrato quanto no modo paisagem. Pode ser usado em qualquer iPhone que tenha IOS 4.0 ou superior. É a melhor opção para quem tem pouca memória no celular, pois seu design minimalista diminui a quantidade de armazenamento que ele ocupa.

Kaspersky QR Scanner

Um app gratuito que está disponível tanto para Android quanto para iPhone. Como foi fabricada por uma marca de antivírus, é uma das opções mais confiáveis do mercado.Também realiza a leitura e a exibição do conteúdo de forma imediata, e é ótimo para leituras em ambientes escuros, pois ativa a lanterna do celular para facilitar a leitura. Ele também armazena o histórico de links acessados e permite que sejam abertos novamente. É a melhor opção para os que são mais desconfiados, já que podem se sentir mais seguros com um app de uma distribuidora de programas contra malware.

QR reader for iPhone

Com o nome mais óbvio possível, esse aplicativo faz a leitura imediata de códigos QR no iPhone, da mesma forma que a câmera do aparelho. Porém, algumas das vantagens que ele apresenta são a possibilidade de gerar códigos próprios e também de ler imagens da galeria. Outro detalhe legal desse app é que ele cria um histórico dos links acessados através dos QR codes lidos. Mais um bônus é um scanner que transforma imagens em documentos para o formato PDF. Ele pode ser baixado diretamente na App store sem nenhum custo. É um aplicativo “coringa”, ou seja, adequado a todos os usuários do iPhone.

Free QR Code Reader & Barcode Scanner for iPhone

O nome quilométrico faz jus a esse aplicativo, já que ele tem suporte para 16 idiomas, como inglês, português, espanhol, francês e vários outros. Costumava ser pago, mas depois os desenvolvedores acabaram optando por torná-lo gratuito. Tem como principal vantagem não precisar da internet para realizar a leitura do código, portanto é o aplicativo ideal para quem tem acesso limitado à rede. Logicamente, se for um código que leva a uma URL você precisará estar conectado de qualquer forma, mas se for um código de SMS ou contato, esse app permite que você leia mesmo com a conexão fraca ou inexistente.

3) Para pagar com QR code

3) Para pagar com QR code

Para gerar QR code de pagamento para os seus clientes, você pode usar vários aplicativos de transação financeira. A maioria ou oferece o recurso no próprio app ou disponibiliza um aplicativo específico para gerar QR codes de pagamento. Os bancos também já estão entrando nessa onda, pois perceberam a preferência do público por esse tipo de transação.

Além disso, as maquininhas de cartão de várias empresas já estão vindo com a opção de gerar um código, vinculado ao celular do lojista. É algo muito prático inclusive para empreendedores individuais e microempresas, que ficam livres das taxas de cartão, mais caras do que a cobrada para operar com o código. Veja aqui dois exemplos de apps que já aceitam pagamento com QR codes:

Bradesco

O Bradesco é um dos bancos que já permite aos seus clientes realizar pagamentos através de QR code. A operação é realizada tendo o cartão de crédito do cliente como base, e é feita dentro do próprio app do banco.

Banco do Brasil

Um dos bancos mais tradicionais do país, o BB também já está modernizando seus pagamentos. Desde o ano passado, os usuários podem realizar as suas transações usando os QR codes. Para os lojistas, também está disponível a opção de receber por QR code dentro do aplicativo do banco.

Caso nenhum dos modelos de app QR code acima pareça o ideal para você, não se preocupe. Tanto a App Store como a Play Store estão repletas de outras opções! Basta você acessar os mecanismos de busca ou explorar a categoria de ‘Produtividade’ para buscar o leito ou gerador ideal de QR code para você!

QR Codes nos aplicativos de transporte

QR Codes nos aplicativos de transporte

A popularização dos smartphones alterou diversos processos comuns do nosso dia a dia. O uso dos códigos QR para pagamentos e disseminação de informações é um dos exemplos. Mas outro muito comum, que cada vez mais faz parte do cotidiano da população, são os aplicativos de transporte.

Apps como Uber e 99 fazem sucesso por seu preço acessível e sua praticidade. Eles facilitam a vida de quem sai tarde da noite, de quem tem horários muito rígidos e de quem não possui carro para se locomover. Além desses, mais tradicionais, existem também aplicativos voltados a facilitar o uso do transporte público e também transportes alternativos, como aluguel de bikes e scooters.

E complementando todos esses apps está ele: o QR code. Seja para pagamentos, conexão com motoristas ou registro da corrida, vários aplicativos relacionados a transporte já contam com os códigos QR como parte de seu modo de operações. Confira, a seguir, alguns exemplos famosos onde o QR code está transformando o transporte automatizado em algo ainda mais prático:

99Taxis

O aplicativo da 99 tem a opção de pegar táxis ou carros populares. Para os usuários do táxi, o aplicativo lançou uma solução bem prática usando o QR code, que é o 99 GO. Nesse caso, ao invés de solicitar um motorista pelo app e esperar o período de deslocamento, o usuário pode acenar para um taxista na rua ou no ponto de táxi e, caso ele trabalhe com o 99 GO, é só escanear o código impresso no táxi ou no celular do motorista. A viagem fica mais segura e prática, já que o pagamento também pode ser feito pelo aplicativo.

Metrôs e ônibus

Já são várias as cidades que estão trocando os cartões do vale-transporte por aplicativos com QR code. Em São Paulo, as estações de metrô já estão permitindo que a compra dos bilhetes seja feita por celular, integrado com o app do transporte. A iniciativa não busca só trazer praticidade ao transporte público, como é também mais sustentável, já que reduz expressivamente o número de papel dos bilhetes impressos. As catracas estão começando a instalar os escaneadores. A iniciativa ainda está em fase de testes na capital paulista. Mas outras cidades, como Campinas, já permitem que o ônibus seja acessado através dos códigos QR. Embora os testes ainda falhem, em razão de problemas de infraestrutura e conexão com a internet, é uma prova de que os QR codes vieram para ficar.

Aluguel de bikes e scooters

Para os mais preocupados com o meio ambiente, os QR codes também facilitam o acesso aos meios de transportes limpos. A maior parte dos grandes centros brasileiros já contam com empresas que disponibilizam bicicletas ou patinetes elétricos para transporte. E o controle desse transporte alternativo é feito através de aplicativos cuja ferramenta base é o QR code. Em geral, há um código a ser escaneado nos guidões das bikes e scooters. Assim, a empresa tem controle de onde o equipamento foi pego e onde foi deixado, podendo assim fazer o cálculo de tempo e distância e cobrar o uso, se for pago.

Se os aplicativos de transporte vieram para ficar, seus grandes auxiliadores são os códigos QR. Seja para os transportes tradicionais ou para os meios alternativos, é sempre bom contar com uma ferramenta que traz praticidade e agiliza todas as partes do processo.

Conclusão

Conclusão

Sabe o que mais os apps de transporte e os QR codes têm em comum? Eles fazem parte da identidade da nova geração, cujas características principais são a busca pela praticidade, a pressa e, ao mesmo tempo, uma grande preocupação pela sustentabilidade. As novas gerações não admitem mais esperar, e também não admitem o desperdício de recursos envolvido no gasto absurdo de papéis da maioria dos processos tradicionais de pagamento ou transporte público.

É exatamente nessa linha que o QR code tenta agir. Cada aplicativo de QR code busca facilitar os processos e trazer praticidade à vida das pessoas. E tanto os usuários do IOS quanto do Android buscam cada vez mais formas de integrar essa ferramenta ao seu dia.

Agora, com esse texto, você já sabe como acessar QR code do celular. Você sabe também quais são os aplicativos principais que pode adquirir para facilitar seu acesso aos códigos QR, e como isso pode te ajudar em momentos chave, como o acesso a meios de transporte e a pagamentos, por exemplo.

E ficou curioso para saber mais sobre o QR code? Então acesse nosso blog e venha conferir mais textos e informações sobre essa tecnologia!