A importância que o QR Code teve na pandemia

Desde o início do ano de 2020, o mundo todo sofreu com a pandemia causada pela Covid-19, de modo que muitas pessoas precisaram mudar os seus hábitos e até mesmo a forma de trabalho para evitar o contágio. Assim, a importância do QR Code na pandemia foi muito grande, pois esta tecnologia proporcionou alguma facilidade em meio a todas estas mudanças.

Mais do que isso, a importância do QR Code na pandemia pode estar ligada até mesmo à diminuição do número de casos de Covid-19 em determinados locais. Isso porque é um recurso que permite que se mantenha um maior distanciamento social, de modo que o contágio pode ser evitado em muitas situações no dia a dia.

Para que se tenha uma noção ainda melhor da importância do QR Code na pandemia, confira a seguir quais foram algumas das maneiras como este recurso contribuiu para que houvesse um menor risco de contágio e para que muitas atividades pudessem ser realizadas neste período:

  • Menor compartilhamento de objetos

Um dos primeiros pontos que pode ser observado para que se destaque a importância do QR Code na pandemia é a forma como esta tecnologia tornou dispensável o compartilhamento de objetos físicos. Ou seja, através da leitura de códigos visuais, as pessoas puderam ter acesso às informações que antes eram divulgadas em itens compartilháveis.

Entre os exemplos de como isso foi colocado na prática, o mais efetivo que pode ser apontado é o cardápio de restaurantes e lanchonetes. Diferentemente do que acontecia antes da pandemia, os cardápios físicos foram substituídos por QR Code em diferentes espaços dentro destes estabelecimentos.

Assim, ao invés de precisar compartilhar um item já utilizado por outra pessoa, todos os clientes tiveram acesso ao cardápio destes locais diretamente em seu smartphone, apenas com a leitura de um código visual.

Outro ponto que faz deste um uso que aumenta a importância do QR Code na pandemia é a diminuição dos custos para os estabelecimentos comerciais. Por conta de todas as dificuldades financeiras deste período, esta economia pode representar um importante alívio para que estes locais sigam abertos.

  • Menor uso do dinheiro em espécie

O uso do dinheiro em espécie, com notas e moedas, também se tornou muito mais perigoso ao longo da pandemia, uma vez que são objetos que podem levar o vírus de uma pessoa para a outra por meio do contato com as mãos. Assim, foi preciso buscar por alternativas para a realização de pagamentos em estabelecimentos comerciais, o que mais uma vez ressalta a importância do QR Code na pandemia.

Isso porque a possibilidade de pagar as suas compras com o QR Code se tornou muito mais comum, uma vez que quase todos os estabelecimentos buscaram por meios de diminuir o risco de contágio pela Covid-19. Desta forma, muitas maquininhas e smartphones que possibilitam o pagamento com QR Code foram implementadas nos caixas destes estabelecimentos.

Com isso, os pagamentos puderam passar a serem feitos diretamente pelo smartphone dos clientes, sem que houvesse a troca de posse de notas e moedas, o que contribuiu para um menor avanço do contágio pela doença. Até mesmo a ação de tocar em maquininhas de cartões para digitar senhas se tornou dispensável, o que gerou uma segurança ainda maior para clientes e funcionários de estabelecimentos comerciais, e torna ainda mais compreensível a importância do QR Code na pandemia.

  • Agendamento de vacinação

Até mesmo em um dos momentos mais aguardados dos últimos anos, que foi o início da vacinação contra a Covid-19, não houve qualquer diminuição da importância do QR Code na pandemia. Diferentemente, esse recurso passou a ser ainda mais importante, pois foi implementado na organização da vacinação em muitas cidades brasileiras.

Além de permitir a obtenção de informações a respeito da vacinação, o QR Code ainda foi utilizado como uma forma de agendamento de data para o comparecimento nos postos de vacinação. Desta maneira, não foi preciso que se fizesse o cadastro no momento da vacinação, o que contribuiu para uma maior agilidade na aplicação de doses da vacina.

Em muitas cidades e estados brasileiros, ainda foi implementado um QR Code nas carteiras de vacinação distribuídas às pessoas vacinadas. Isso garante que haja uma maior segurança na comprovação de que a pessoa foi imunizada e evita falsificação destas carteiras de vacinação para acesso a espaços fechados, por exemplo.

Obviamente, a importância do QR Code na pandemia não faz com que este recurso seja limitado apenas a este período. Diferente disso, a tendência é que se torne algo cada vez mais comum, uma vez que a tecnologia passou a ser conhecida por um número ainda maior de pessoas ao longo destes meses de maior dificuldade.

Assim, é possível que opções como a disponibilização de cardápios ou pagamentos pelo QR Code sejam mantidas em quase todos os locais que passaram a contar com este recurso na pandemia, de forma que suas facilidades e benefícios sejam mantidos após a volta da normalidade.

Para saber ainda mais sobre a importância do QR Code na pandemia, bem como muitos outros temas relacionados a este importante recurso tecnológico, visite a página da QR Paga e acompanhe as nossas publicações.