A importância dos hotéis utilizarem o QR Code na recepção

Há alguns anos já é raro realizar pagamentos com dinheiro vivo e cheque no ramo da hotelaria. Os hotéis já disponibilizam diversos métodos de pagamento e vem se modernizando cada vez com mais velocidade. Muitos já apresentam modalidades mais instantâneas, com o realizado pelo QR Code na recepção.

Seja grandes hotéis, até pousadas, resorts e hostels, o foco nos meios eletrônicos tem permitido atender com mais qualidade o seu cliente. As novidades surgem a todo momento, fazendo o ramo de hotelaria se atentar para se manter a frente da concorrência. Os métodos de pagamento de transferência online já começaram a todo vapor e o uso do QR Code é essencial na perspectiva do mercado.

A tecnologia sempre a favor da hotelaria

A tecnologia se tornou indispensável para todos os setores, já fazendo parte de nossas vidas de forma essencial. Para o ramo da hotelaria, ela é utilizada para oferecer melhores serviços e permitir mais agilidade e conforto para o hóspede. Mesmo os locais mais rústicos e distantes, não dispensam o uso da tecnologia para cadastrar seus clientes, fazer check-in e check-out, além de ter mais métodos de pagamento para atender às necessidades do cliente.

Hoje em dia, não acompanhar as mudanças tecnológicas é estar cada vez mais afastado do mercado. A transformação digital é um processo que leva a tecnologia para uma empresa, proporcionando soluções para problemas recorrentes, agilizando os setores e ampliando o desempenho, as vendas, a qualidade e a eficiência do local.

Hoje, todos os processos estão ligados a tecnologia, como compras, vendas, comunicação e pagamento. Para a hotelaria, estar conectado as novidades tecnológicas permite se posicionar diante da demanda, num mercado que vive momentos de instabilidade em todo o mundo, por causa da pandemia.

Com a pandemia, o setor de turismo foi um dos mais prejudicados. Muitas fronteiras foram fechadas, cidades impedidas de receber turistas e o comércio foi fechado, mesmo que parcialmente. Viagens e estadias foram canceladas, sem uma previsão sólida para retornarem a atividade de forma mais ativa e que possa ajudar a minimizar os prejuízos.

Dessa forma, tudo que for possível para agilizar a dinâmica de hospedagem é muito bem-vindo. Para isso, é fundamental recuperar a confiança do viajante, para que ele se sinta seguro em se hospedar no local e tenha suprida suas expectativas. E essa facilitação pode existir até mesmo para hóspedes que desejam ficar distantes da internet, mas que não abrem mão dos serviços que a tecnologia proporciona.

QR Code na recepção do hotel

O atendimento da recepção do hotel é o primeiro e mais importante contato do hospede, que espera muito mais do que a simpatia de quem o recepciona. É preciso dinamismo para resolver as questões que possam surgir, inclusive na hora de efetivar o pagamento dos períodos que ficará no local.

Um gráfico quadrado, com desenhos que parecem desconexos e que formam labirintos, pode ser uma solução rápida e segura para o pagamento das estadias. O QR Code, código bidimensional , capaz de armazenar uma grande quantidade de conteúdos, já vem sendo usado em quase toda a rede hoteleira para vários fins.

São inúmeras as possibilidades de uso do QR Code numa recepção de hotel. Um deles é informar o hóspede sobre as instalações do local. Apenas com um click pelo celular, é possível saber mais sobre os benefícios disponíveis, como é o local escolhido para se hospedar, assim como outros detalhes como história do lugar, acesso a transfer, pontos turísticos e muito mais.

Alguns QR Code podem encaminhar a links que levam ao site do hotel, em que só o hóspede tem acesso por senha, para controle de seu consumo, marcar programas como massagens e personal trainers, fazer pedidos ao restaurante e até fechar sua conta. Tudo de forma instantânea e que pode ser uma experiência singular.

O cardápio por QR Code é uma tendência que já pode ser encontrada em diversos restaurantes, cafés e lanchonetes. Muito prático, basta que o cliente acesse o QR Code pelo seu smartphone e tenha acesso aos pratos e preços disponíveis. Em muitos casos, podem até mesmo fazer o pedido online, especificando os detalhes que deseja. Para o hotel, esse tipo de facilidade é um diferencial na qualidade do seu atendimento.

O QR Code pode acessar também a promoções, a partir de um cadastro simples de fidelização. Ou mesmo para baixar aplicativos de entretenimento, para bate papo, jogos e outras diversões. Seja como for, o QR Code da recepção pode fazer uma conexão rápida e interessante entre o mundo real e virtual.

Outro método que já vem sendo inserido em alguns hotéis é o pagamento via QR Code. Algumas contas e cartões de crédito já estão disponibilizando o pagamento ou transferência por meio do uso do QR Code, bastando apenas que o cliente foque no código de seu aplicativo, confirme os dados oferecidos e confirme o pagamento. Tudo muito rápido e seguro.

Após escolher suas funcionalidades, teste o QR Code antes de divulgá-lo para os hóspedes. Trabalhe com design para impressão, para facilitar a sua distribuição para outras localidades do hotel e acompanhe o tráfego do código, para monitorar o número de visitas.

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