A guerra das maquininhas perdendo espaço para a era do QR Code

Os meios de pagamento são constantemente atualizados de forma que a tecnologia lhes permita uma maior segurança, facilidade e comodidade a todos os clientes. Um exemplo bastante claro disso, e não tão antigo, é o uso dos cheques como forma de pagamento, os quais caíram em desuso com a chegada dos cartões de crédito e débito.

No entanto, este meio de pagamento não deixou de existir, embora seja utilizado em uma proporção muito pequena em comparação com os meios de pagamento mais facilitados e seguros. Assim, com a chegada e a implementação dos cartões, uma nova disputa se instaurou no mercado, que foi a chamada guerra das maquininhas, intensificada nos últimos anos.

Esta guerra das maquininhas é a disputa intensa entre as diferentes operadoras de maquininhas de cartões para alcançar um maior número de usuários no comércio. Isso fez com que algumas empresas oferecessem descontos em suas taxas, isenção de aluguel, entre muitos outros benefícios aos comerciantes que utilizassem os seus aparelhos para o recebimento de suas vendas.

Porém, como a tecnologia está em constante evolução, a guerra das maquininhas começa a perder espaço, agora, para a chegada da era do QR Code. Ou seja, assim como aconteceu com os cheques, que foram substituídos gradualmente pelos cartões, agora é a vez do pagamento com códigos visuais começarem a ser uma alternativa ao uso dos cartões, o que dá início ao que pode ser a era do QR Code.

Saiba por que a era do QR Code pode acabar com a guerra das maquininhas

A evolução nos meios de pagamento é algo completamente natural, mas é preciso compreender o que faz com que este novo meio de pagamento possa substituir um modelo mais conhecido e utilizado atualmente, como são os cartões de crédito e débito.

O primeiro ponto a ser compreendido é que a era do QR Code pode proporcionar uma segurança muito maior aos clientes de qualquer estabelecimento que utilizam esta forma de pagamento. Isso porque o QR Code é um tipo de código visual que garante completa segurança de seus dados, que não são divulgados a qualquer pessoa durante o pagamento.

Com isso, há um risco praticamente nulo de que qualquer pessoa mal intencionada possa ter acesso aos seus dados financeiros. Diferentemente, com os cartões de crédito e débito, há um risco constante de clonagem de seus dados, algo que já afetou a vida financeira de muitas pessoas em todo o mundo.

Outro ponto que faz com que a chegada da era do QR Code seja benéfica aos clientes e comerciantes é a possibilidade de pagamentos mais rápidos e ágeis em qualquer situação, pois basta que se faça a leitura de um código para que o dinheiro seja transferido imediatamente da conta do cliente para o vendedor.

Especialmente em estabelecimentos que atendem a um grande número de clientes por dia, isso pode gerar um benefício muito grande, além de ser visto como um atrativo pelos próprios clientes, que gostam de ser atendidos mais rapidamente.

Tudo isso faz com que a era do QR Code seja um ponto final na era das maquininhas, uma vez que este tipo de aparelho não é necessário para que se possa vender ou pagar por meio de QR Code. Isso porque este tipo de tecnologia pode ser utilizada diretamente em seu aparelho celular, desde que se tenha um aplicativo financeiro ou carteira digital instalado em seu smartphone.

Ou seja, se o vendedor tiver um aplicativo financeiro ou carteira digital em seu smartphone, basta que gere um código visual a ser lido pelo cliente em seu aplicativo financeiro para que o dinheiro vá diretamente de sua conta para a do vendedor. Assim, as maquininhas perderão o seu posto de principal equipamento de vendas como acontece atualmente, enquanto os cartões ainda são os meios mais utilizados para pagamentos.

Além de tudo isso, outro fator que faz com que a era do QR Code seja ainda mais incentivada é a chegada do Pix em todas as instituições bancárias do país, a qual também pode ser utilizada por meio dos códigos visuais.

Com o Pix, qualquer tipo de compra terá o seu pagamento confirmado em um prazo de até dez segundos, o que gera benefícios ainda maiores tanto para os vendedores quanto para os clientes. Isso também torna muito mais útil o uso do aparelho celular ou smartphone na era do QR Code em substituição às maquininhas, de modo que sua guerra seja muito minimizada com isso.

Entretanto, se você é um vendedor, ou possui um estabelecimento comercial, é preciso que se saiba que esta substituição e a chegada da era do QR Code são acontecimentos naturais e que demandam algum tempo. Ou seja, não é por começar a aceitar pagamentos com QR Code que você poderá se livrar de suas maquininhas de cartões, pois grande parte dos clientes levará algum tempo a começar a utilizar a nova tecnologia em seus pagamentos.

Caso você deseje saber ainda mais sobre a era do QR Code e como isso afeta a guerra das maquininhas, visite a página da QR Paga e acompanhe as nossas publicações sobre estes e muitos outros temas relacionados!