A diferença entre QR Code e código de barras

A tecnologia está sempre em utilização, de modo que possa trazer maiores facilidades às pessoas. Da mesma forma, as evoluções tecnológicas são implementadas para que estas facilidades sejam mantidas e as atividades rotineiras se tornem ainda mais práticas, como acontece com o uso do QR Code, por exemplo, principal recurso tecnológico da atualidade.

Uma das principais utilizações do QR Code é a realização de pagamentos em estabelecimentos comerciais, embora esta seja apenas uma de suas muitas utilizações possíveis, graças a sua grande versatilidade. No entanto, mesmo com os diversos benefícios oferecidos pelo pagamento com QR Code, este ainda não é o principal tipo de código utilizado para as vendas.

Isso porque o código de barras, utilizado tradicionalmente em quase todos os produtos e estabelecimentos comerciais, ainda é o mais comum. Grande parte disso se deve, também, ao elevado período de tempo que este tipo de código está em utilização, o que faz com que os estabelecimentos se preparem para seu uso.

Porém, como a tecnologia QR Code está em notável crescimento e seus benefícios atraem cada vez mais empresas e comerciantes, é preciso que, a partir de agora, os estabelecimentos comerciais passem a se preparar para o uso desta tecnologia. Mas para isso, é preciso, também, conhecer as diferenças entre estes que podem ser apontados como os principais códigos de pagamentos de hoje.

As principais diferenças entre o QR Code e os códigos de barras

Embora o QR Code, utilizado para a realização de pagamentos e cobranças, e o código de barras tenham um mesmo objetivo e finalidade, são tecnologias bastante diferentes e que possuem usos e necessidades distintas.

Assim, para compreender melhor quais são os benefícios do QR Code, que é uma tecnologia muito mais recente e versátil, veja as diferenças entre estes dois tipos de códigos a seguir. Confira.

  • Representação gráfica

Embora tanto o código de barras quanto o QR Code sejam códigos visuais, os dois são bastante diferentes em suas representações. Ou seja, a figura composta por estes códigos é bastante distinta, o que anula qualquer possibilidade de que sejam confundidos.

O código de barras, como seu próprio nome leva a imaginar, é composto por algumas barras verticais pretas, com alguns pequenos espaços em branco entre estas barras. Assim, este padrão cria uma figura visual de formato retangular composta apenas por estas barras, que se diferenciam apenas por quantidades, largura e espaços de um código para outro.

Diferentemente, o QR Code é uma figura muito mais visual, uma vez que este código é composto por uma série de pixels brancos e pretos, os quais originam uma imagem quadrada. Este formato faz com que a leitura do QR Code seja muito mais facilitada em comparação com outros códigos, inclusive os códigos de barras.

  • Equipamentos necessários para a leitura dos códigos

Uma das mais notáveis diferenças entre o QR Code e o código de barras está nos equipamentos que são necessários para a realização da leitura destes diferentes tipos de códigos.

O código de barras precisa que o estabelecimento comercial tenha um scanner de raio vermelho que esteja acoplado a um computador. Este scanner faz a decodificação do código de barras e envia as informações para o computador, que mostra o valor a ser pago pelo produto relacionado ao código.

Diferentemente, o QR Code pode ser lido diretamente pelo aparelho celular ou smartphone do próprio cliente. Ou seja, basta ao estabelecimento gerar QR Code para o pagamento de um produto e o próprio cliente realiza a leitura deste código para que o valor seja transferido de sua conta para a empresa.

Esta diferença gera uma grande economia para as empresas e comerciantes, uma vez que o scanner de raio vermelho e o computador são equipamentos caros e complexos, que podem requerer manutenção periódica. Diferentemente, gerar um QR Code é algo que pode ser feito por meio de um aparelho celular com um aplicativo voltado para isso.

  • Capacidade de armazenamento de informações

Todos os tipos de códigos são criados para que possam armazenar informações que podem ser decodificadas por meio de sua leitura. No caso de estabelecimentos comerciais, os códigos devem armazenar informações sobre os produtos, especialmente quanto a seu valor.

A principal diferença entre o código de barras e o QR Code, neste ponto, é que o QR Code tem uma capacidade imensamente maior no que diz respeito ao código de barras. Isto significa que muitos outros detalhes podem ser inseridos neste tipo de código, como o tipo de produto, garantias, ou outros tipos de informações, por exemplo.

Isso torna o QR Code ainda mais útil para qualquer comerciante ou empresa, uma vez que o código de barras pode ser utilizado apenas para precificar um determinado produto.

Agora que você sabe quais são as principais diferenças entre o QR Code e o código de barras, além dos benefícios oferecidos pelo sistema de códigos mais moderno, avalie a possibilidade de inserir este recurso em seu estabelecimento ou utilizá-lo em suas compras para uma maior facilidade em seu dia a dia.

Para saber ainda mais sobre a tecnologia do QR Code, acesse a página da QR Paga e leia nossos artigos sobre muitos temas referentes a este avanço tecnológico!