7 cuidados que você deve tomar ao usar um QR Code

Você sabe o que é um QR Code? Essa função surgiu como uma evolução dos códigos de barras. O seu desenvolvimento tem como principal objetivo trazer mais agilidade e praticidade aos usuários.

cuidados com QR Code

Nesse sentido, usar um QR Code é uma forma prática de acessar links, realizar e receber pagamentos, serve como ferramenta para campanhas de marketing, entre outros usos. Com essa função cada vez mais presente no nosso dia a dia, é crucial entender como utilizá-la e assegurar sua eficiência.

Pensando na importância desse tópico para os usuários, separamos, neste texto, como funciona e quais são os 7 principais cuidados que você deve ter ao usar um QR Code. Confira!

O funcionamento do QR Code e seus benefícios

O QR Code é uma função que carrega dados que precisam ser decodificados e interpretados para que os usuários acessem as suas informações. Dessa forma, por meio da câmera de um smartphone, é possível escanear um padrão e fazer a leitura desses dados.

O software realiza uma tradução do código para que os usuários tenham acesso às informações presentes nele. O QR Code também pode ser utilizado com a tecnologia de realidade aumentada, possibilitando diferentes tipos de interações.

7 cuidados que você deve tomar ao usar um QR Code

Agora que você entendeu como se dá o funcionamento do QR Code, separamos uma lista com 8 cuidados que você precisa ter para utilizar essa função e assegurar os seus benefícios.

1. Não incentivar o seu público

Usar QR Code é a melhor forma de tornar a navegação dos usuários em uma experiência mais satisfatória. Porém, a falta de incentivo pode ser extremamente prejudicial e impactar diretamente nos resultados da sua estratégia.

É preciso evidenciar os benefícios dessa função para o seu público e mostrar para eles que usar o QR Code traz uma experiência mais eficiente e prática. Nesse sentido, você também pode direcionar os seus clientes aos melhores e mostrar como é fácil utilizar essa função.

2. Não chamar atenção suficiente para seus QR Codes

Além de incentivar o seu público a usar o QR Code, você também precisa deixar evidente seus códigos para que os usuários tenham mais praticidade durante a navegação. Para isso, existem alguns princípios básicos de design que podem ajudar na hora de destacar o seu código.

Para isso, é preciso eliminar os recursos visuais que podem distrair os seus potenciais usuários. Você também precisa se certificar que o QR Code está com um tamanho adequado para que a câmera consiga escaneá-lo.

3. Usar QR code em lugares de difícil digitalização

Outro cuidado que você deve ter ao usar QR Code é no local onde ele será inserido para a digitalização. Procure inseri-lo em ambientes onde o processo seja fluido e prático para os usuários.

Nada de colocar o seu código em locais onde as pessoas têm dificuldade de acessar seu smartphone para escanear o QR Code. Existem diferentes ambientes que são ótimas escolhas para inserir o código, como em mesas de restaurantes, totens informativos, outdoors, entre outros.

4. Direcionar os usuários para URLs longas

Apesar de sintetizar a URL de sites por meio de uma imagem escaneável, os QR Codes funcionam melhor quando o link inserido é mais enxuto. Um conteúdo longo torna o processo mais difícil, com códigos mais complexos e demorados de serem lidos.

Por isso, caso o link planejado seja muito longo, é possível utilizar encurtadores de URL para tornar os dados mais gerenciáveis. Usar QR Code exige esse tipo de cuidado para maximizar a eficiência dessa ferramenta e assegurar uma boa experiência aos usuários.

5. Não pensar no layout responsivo

Como usar QR Code envolve também o uso de um aparelho smartphone ou um tablet, é preciso pensar na forma como os usuários desses dispositivos vão interagir com o seu conteúdo.

Por isso, desenvolver um layout responsivo é fundamental para atender os diferentes tipos de telas utilizados pelos usuários. Dessa forma, você garante que dispositivos desktop e mobile terão uma ótima experiência com o seu material.

6. Não testar o seu QR Code

Esse problema é um erro bastante comum no mercado e é um cuidado fundamental que você deve tomar antes de lançar o seu QR Code.

A falta de testes pode comprometer toda a sua estratégia de implementação, abrindo margem para falhas críticas durante o uso por parte dos usuários. Portanto, certifique-se que o seu código está funcionando corretamente.

7. Achar que o QR Code é uma ferramenta unidimensional

O QR Code é uma excelente ferramenta que tem o seu potencial negligenciado por muitas empresas. Ele é amplamente utilizado para levar os usuários para páginas de conversão, vídeos e sites institucionais.

Porém, o seu real potencial está na forma como os usuários podem interagir com os serviços das empresas. Usar o QR Code para pagar contas, fazer compras, enviar mensagens e receber informações são funções essenciais que podem potencializar a experiência dos usuários.

Pronto! Esperamos que seguindo esses cuidados você consiga usar o QR Code com mais eficiência. Seguir essas dicas é a melhor forma de assegurar a praticidade dessa função e proporcionar a melhor experiência para os seus usuários.

Aproveite o seu interesse no assunto e confira mais conteúdos como este em nosso site!