5 perguntas mais frequentes sobre o QR Code

Todos os tipos de novidades geram muitas dúvidas nas pessoas, em especial quando se diz respeito à tecnologia, que pode fazer com que se tenha ainda mais dificuldade em sua utilização. Desta forma, existem muitas dúvidas comuns sobre o QR Code, uma das tecnologias mais utilizadas atualmente, e presente em uma grande variedade de serviços e atividades cotidianas.

Para evitar que se tenha alguma dificuldade no uso deste importante recurso, é importante solucionar todas as dúvidas comuns sobre o QR Code, para que esta tecnologia seja ainda mais simples e fácil de ser utilizada por todas as pessoas em seu dia a dia.

Desta forma, veja a seguir quais são as principais dúvidas comuns sobre o QR Code, bem como as suas respectivas respostas, para que você solucione qualquer questionamento que ainda possa ter. Confira:

  • O que é o QR Code?

Uma das principais dúvidas comuns sobre o QR Code, é exatamente sobre o que é um QR Code. Esta é uma informação básica para que se possa solucionar todas as outras dúvidas relacionadas a esta tecnologia.

De uma maneira bastante simples de ser compreendida, um QR Code é um código visual bidimensional de resposta rápida. Ou seja, um código visual que possui uma resposta imediata quando é lido, o que possibilita que se tenha maior agilidade em seu uso.

Além desta rapidez, o QR Code também representa uma maior facilidade de leitura, uma vez que não se resume a uma tecnologia que exige muitos recursos para a sua decodificação. Assim, qualquer pessoa com um celular com decodificador pode fazer a leitura destes códigos.

  • Onde surgiu o QR Code?

Um pensamento muito comum a respeito do QR Code é sobre o seu surgimento, uma vez que esta é uma tecnologia que começou a se destacar há poucos anos. Assim, esta também é uma das dúvidas comuns sobre o QR Code que pode ser feita por muitas pessoas.

Embora, de fato, o QR Code tenha ganho maior destaque nos últimos anos, esta é uma tecnologia desenvolvida já há mais de duas décadas, ainda em 1994, por uma empresa automotiva japonesa, que desejava garantir um maior controle sobre o seu estoque de peças.

No entanto, com a sua versatilidade esta ferramenta se demonstrou muito mais útil, de forma que passou a ser utilizada de diferentes maneiras. Assim, o QR Code evoluiu até a forma como é conhecido atualmente.

  • Quais são as principais vantagens que o QR Code pode oferecer?

Outro questionamento bastante comum entre as dúvidas comuns sobre o QR Code é com relação a quais são as vantagens que esta tecnologia pode, realmente, oferecer para as pessoas que a utilizam.

Uma destas vantagens é a facilidade de uso, uma vez que o QR Code não requer que se tenha um conhecimento aprofundado ou específico sobre tecnologia, de forma que basta que seja instalado um aplicativo decodificador em seu aparelho celular. Assim, é um recurso bastante inclusivo e que pode facilitar o dia a dia de todas as pessoas.

A versatilidade também é outra das vantagens do QR Code, uma vez que não se trata de um tipo de código que pode ser utilizado apenas para uma finalidade. Diferentemente disso, é cada vez mais comum que estes códigos sejam encontrados em diversos serviços e ações, como pagamento de compras, comprovação de presença em determinados locais, compartilhamento de dados, entre muitos outros.

  • É seguro utilizar o QR Code?

A segurança é uma preocupação muito comum para qualquer pessoa, uma vez que os dados pessoais e o seu dinheiro, por exemplo, devem ser mantidos em sigilo e segurança. Assim, é comum que as dúvidas comuns sobre o QR Code incluam a segurança em sua utilização.

No entanto, não é preciso que você tenha qualquer tipo de receio a respeito do uso do QR Code, uma vez que se trata de uma das tecnologias mais seguras de todas as disponíveis atualmente. Esta segurança se deve à criptografia utilizada por esta tecnologia, de modo que todos os dados sejam mantidos seguros e não possam ser acessados por outras pessoas.

Desta maneira, é possível utilizar o QR Code para fazer transferências bancárias e pagamentos, por exemplo, sem que se tenha nenhum tipo de receio ou medo por conta de seus dados, ou de seu dinheiro. Com isso, as dúvidas comuns sobre o QR Code não precisam gerar nenhum tipo de insegurança em seus usuários.

Além das dúvidas comuns sobre o QR Code relacionadas ao seu uso, é possível que existam questionamentos a respeito de como gerar este tipo de código, uma vez que são bastante versáteis e permitem seu uso em diferentes finalidades.

Neste caso, a resposta é positiva, pois todas as pessoas podem gerar QR Code sem nenhum tipo de problemas ou dificuldades, seja por meio de sites na internet ou aplicativos. Em geral, estes sites e aplicativos podem ser utilizados gratuitamente, e são necessários apenas alguns poucos passos para que se possa gerar o código desejado.

Com estas respostas a respeito das dúvidas comuns sobre o QR Code, você poderá utilizar a tecnologia de maneira ainda mais fácil em seu dia a dia, e evitar quaisquer problemas ou dificuldades.

Saiba ainda mais sobre a tecnologia QR Code ao visitar a página da QR Paga e acompanhar as nossas publicações!