5 países em que o pagamento com QR Code já é uma realidade a anos

O ato de pagar as suas compras por meio da leitura de um QR Code é algo cada vez mais comum no Brasil, porém, ainda é algo em processo de evolução. Ou seja, ainda não são todos os estabelecimentos que possuem este método de pagamento, e nem sequer todos os clientes que sabem como utilizar o recurso corretamente.

No entanto, a tendência é de que o pagamento com QR Code seja cada vez mais frequente e se torne um dos principais meios de pagamento do Brasil nos próximos anos, com a maior popularização desta tecnologia e a adequação dos estabelecimentos comerciais.

Diferentemente do Brasil, porém, existem alguns países nos quais o pagamento com QR Code já é uma realidade há muitos anos, de forma que seja visto como algo completamente natural.

A seguir, veja quais são estes países e saiba os motivos que os fazem utilizar o pagamento com QR Code já de forma rotineira e cotidiana. Confira.

  • China

A China é, certamente, um dos países em que o QR Code mais rapidamente se popularizou e se tornou algo muito comum e rotineiro, especialmente o pagamento com QR Code em estabelecimentos comerciais.

Em muitos casos, isso não se limita apenas aos estabelecimentos comerciais chineses, pois em muitas cidades do país o pagamento com QR Code é aceito até mesmo em estações de ônibus e metrôs, por exemplo. Desta forma, não é preciso carregar dinheiro ou cartões por motivo algum ao sair de casa.

  • Japão

Obviamente, o país em que a tecnologia foi desenvolvida também conta com o pagamento com QR Code já há muitos anos, uma vez que foi um dos primeiros lugares em que seu uso se tornou comum. Assim, diversos estabelecimentos comerciais já contam com a possibilidade de pagamento com QR Code como a sua principal.

Serviços públicos, transportes e terminais de autoatendimento também são alguns dos exemplos de locais em que o pagamento com QR Code também é aceito no país. Desse modo, é comum que os japoneses concentrem o seu dinheiro em contas acessadas pela internet, para que tenham maiores facilidades em seu dia a dia, a fim de evitar demoras e dificuldades ao fazer suas compras.

  • Holanda

Não é apenas no continente asiático que o pagamento com QR Code já é uma realidade há muitos anos, pois esta tecnologia também já se tornou bastante popular em muitos países da Europa. Um exemplo disso é a Holanda, que conta com este tipo de facilidade em grande parte de seu comércio, mesmo nos estabelecimentos pequenos e regionais.

Bastante conhecido por ser um país com grande diversidade e com estabelecimentos diversificados, o pagamento com QR Code não demorou a se popularizar na Holanda, especialmente entre a população mais jovem. Hoje, é bastante comum que a grande maioria dos pagamentos no país seja feito por meio de aplicativos e carteiras digitais, graças à leitura de um QR Code.

  • Dinamarca

Assim como a Holanda, outro país muito desenvolvido no continente europeu é a Dinamarca, que também já conta com a possibilidade de pagamento com QR Code há muito tempo.

Este avanço da tecnologia no país nórdico foi bastante impulsionado por conta de seu uso em contas empresariais, por meio das quais as grandes transferências de dinheiro são feitas em poucos segundos com a leitura de um QR Code. Assim, até que isso se espalhasse e chegasse aos estabelecimentos comerciais e à população em geral, foi preciso esperar por pouquíssimo tempo.

Além disso, a qualidade da internet disponível no país também foi outro fator que contribuiu para que a Dinamarca fosse um dos primeiros países em que o pagamento com QR Code se popularizou em seu continente.

  • Suécia

A região nórdica do continente europeu é uma das que mais conta com o uso da tecnologia QR Code em todo o mundo, e isso pode ser comprovado, também, pelo modo como este recurso é utilizado na Suécia. Por conta da proximidade com a Dinamarca, isso pode ser considerado algo bastante natural, pois a evolução regional é fortemente impulsionada.

Assim, também na Suécia é possível pagar muitas de suas compras com a leitura de um código QR, sem que seja preciso carregar dinheiro ou cartões em seus deslocamentos.

Existem ainda muitos outros países em que o QR Code já é uma realidade e permite o pagamento em diversos estabelecimentos locais, sempre com a intenção de gerar benefícios para os vendedores e clientes. Com isso, é possível afirmar que o QR Code já é uma realidade mundial.

Desta forma, é natural que, também no Brasil, em pouco tempo, isso aconteça e o pagamento com QR Code se torne uma das opções mais utilizadas e comuns, assim como acontece, hoje, com os cartões de crédito e débito. Desse modo, é importante que, tanto clientes quanto comerciantes, estejam preparados para o uso desta tecnologia em suas negociações financeiras.

Para saber ainda mais sobre a utilização do QR Code ao redor do mundo, e todas as suas novidades, acesse a página da QR Paga e acompanhe as nossas publicações sobre este e muitos outros temas relacionados a este importante recurso tecnológico da atualidade!