5 coisas que você pode fazer com um QR Code

O QR Code é uma tecnologia que se caracteriza muito por conta da sua grande versatilidade, ou seja, a possibilidade de um uso muito diversificado deste recurso para diversas finalidades. Por isso, é comum surgir algumas dúvidas sobre todas as coisas que você pode fazer com um QR Code, afinal, é algo que ainda é descoberto por muitas pessoas.

 QR Code

Para que isso possa ser ainda melhor compreendido, observe a seguir algumas das principais coisas que você pode fazer com um QR Code, e saiba como esta tecnologia pode lhe ajudar em seu dia a dia. Confira:

  • Divulgação de produtos e serviços

A atividade profissional é uma das que mais pode ser beneficiada pelo uso da tecnologia QR Code. Assim, obviamente a divulgação de seus produtos e serviços pode ser apontada como uma das principais coisas que você pode fazer com um QR Code.

Este tipo de divulgação pode ser bastante diversificada, o que permite que seja adaptada a diferentes tipos de estratégias. Por exemplo, se você possui um site, o código pode redirecionar as pessoas para a sua página na internet para que possam conhecer o seu trabalho.

Já no caso de alguém que revenda produtos de maquiagem, por exemplo, este tipo de código visual pode ser utilizado para que a pessoa veja um vídeo sobre o uso deste determinado produto, para que tenha o interesse despertado e compre com você.

  • Compartilhamento de contato pessoal

Outra possibilidade que pode ser utilizada para finalidades profissionais, mas que beneficia o aspecto pessoal é a possibilidade de compartilhar os seus contatos por meio de um código visual. Ou seja, uma das coisas que você pode fazer com um QR Code é tornar mais fácil que outras pessoas lhe enviem mensagens.

No caso de alguns aplicativos de comunicação, como o WhatsApp, por exemplo, a criação deste tipo de código para a divulgação de seu contato já pode ser feita diretamente na plataforma. Em outros casos, como e-mail ou redes sociais, é possível criar um QR Code que leve as demais pessoas até os seus perfis nestas plataformas.

Com isso, a chance de digitação de números ou caracteres incorretos que impossibilitem que outras pessoas lhe enviem mensagens é completamente eliminada, o que torna muito mais fácil o contato interpessoal.

  • Fazer pagamentos

Um dos usos que mais merece destaque da tecnologia QR Code é que este tipo de código já é utilizado em muitos estabelecimentos comerciais atualmente, de modo que uma das coisas que você pode fazer com um QR Code é pagar por suas compras.

Isso pode gerar muitos benefícios a você em seu dia a dia, como um pagamento muito mais rápido em diversos estabelecimentos comerciais, com uma otimização de seu tempo. Além disso, ao utilizar o QR Code para fazer pagamentos, você pode se dirigir ao local de suas compras apenas com o seu smartphone, uma vez que se torna desnecessário o uso de cartões ou de dinheiro em espécie.

Esta possibilidade de pagamentos entre as coisas que você pode fazer com um QR Code já se expande, também, a muitas contas básicas, uma vez que diversas operadoras de luz, internet e água, por exemplo, já incluem um código para que o pagamento seja feito desta forma em suas contas, sem a necessidade de que os usuários se dirijam a uma casa lotérica ou agência bancária para que possam pagar suas contas mensais.

  • Ter acesso a locais reservados

Ir ao cinema, entrar em shows, teatros, ou mesmo em uma empresa privada são ações que sempre precisaram de um ingresso, ou autorização especial para que estes espaços pudessem ser acessados. Hoje, porém, isso é mais facilitado, uma vez que os códigos visuais podem ser fornecidos às pessoas que façam a compra ou agendamento de entradas nestes espaços, para que apenas seja feita a sua leitura no momento da entrada.

Desta forma, entre as coisas que você pode fazer com um QR Code, esta é uma das que pode gerar maiores facilidades no dia a dia, uma vez que não é preciso que se haja verificações de autenticidade de ingressos, por exemplo, o que fazia com que se formassem longas filas em alguns casos de eventos com público.

  • Download de conteúdo digital

Com um uso muito frequente da internet para quase todas as ações do dia a dia, é natural que se faça o download ou compartilhamento de muitos materiais, desde livros, apostilas, até vídeos e materiais mais complexos. Anteriormente, isso deveria ser feito por meio de links, que levavam a uma página, para que então se clicasse sobre a opção de download, para somente então ter acesso ao conteúdo desejado.

Porém, uma das coisas que você pode fazer com um QR Code é o download direto de um conteúdo digital, uma vez que a leitura deste código já vai iniciar o download do material de seu interesse em seu smartphone.

Obviamente, existem muitas outras opções de coisas que você pode fazer com um QR Code, mas estas são apenas algumas das que podem ser mais úteis em seu dia a dia.

Para saber mais sobre esta tecnologia e conhecer todas as outras coisas que você pode fazer com um QR Code, visite a página da QR Paga e acompanhe as nossas publicações sobre estes e muitos outros temas relacionados!