4 principais aplicações do QR Code nas empresas

Algumas das principais usuárias de novas tecnologias são as empresas, as quais devem estar sempre em busca de maiores facilidades em seu serviço e um melhor atendimento aos seus clientes. Uma destas tecnologias é o QR Code, um código de resposta rápida que pode gerar diversos benefícios a seus usuários.

Além de sua rapidez de leitura e resposta, outro fator que faz com que o QR Code nas empresas seja bastante utilizado é sua versatilidade. Ou seja, é possível gerar QR Code para diferentes finalidades dentro de uma empresa, de modo que qualquer ação seja muito mais facilitada pelo uso desta tecnologia.

No entanto, ainda existem muitas pessoas, e empresários, por exemplo, que possuem dúvidas com relação às principais aplicações da tecnologia QR Code nas empresas. Para que estas pessoas possam aplicar este recurso em suas empresas e obter suas vantagens, é preciso, primeiramente, conhecer estas aplicações.

As aplicações da tecnologia QR Code em uma empresa

Saber como usar QR Code nas empresas da maneira correta e usufruir dos benefícios deste tipo de recurso tecnológico, confira, a seguir, quais são as principais aplicações do QR Code em uma empresa:

Controle de funcionários

Uma das principais funções de qualquer tecnologia em uma empresa é tornar o trabalho diário mais facilitado. Assim, os antigos pontos ou folhas de registros são um dos equipamentos que podem ser substituídos pelo uso do QR Code nas empresas.

Isso porque o acesso de funcionários à empresa pode ser feito por meio da leitura de um QR Code único aplicado ao crachá destes funcionários, por exemplo. Desta maneira, ao iniciar seu turno de trabalho, basta que se leia este código em um aparelho específico para isso, de modo que se tenha um maior controle e isso gere maior organização em sua empresa.

Outra vantagem desta aplicação é que é preciso gerar QR Code para cada funcionário apenas uma vez, sem o risco de que este código se repita com qualquer outro funcionário da empresa.

Divulgação de conteúdo e ações de marketing

Usar QR Code se tornou algo muito mais popular devido ao uso deste tipo de código para a divulgação de conteúdos ou o redirecionamento digital para páginas específicas. Mesmo que esta ferramenta tenha se tornado muito mais versátil, esta aplicação ainda é uma das mais importantes, especialmente para empresas.

Com isso, é possível que a empresa divulgue seus conteúdos e realize campanhas de marketing digital de uma forma muito mais efetiva, pois a divulgação em redes sociais e páginas da internet é bastante facilitada em relação a estratégias tradicionais.

Nesta aplicação do QR Code nas empresas também não é necessário que se gere diversos códigos diferentes. Basta gerar QR Code uma única vez e compartilhá-lo com seu público ou em suas páginas, para que as pessoas façam a leitura e cheguem até seu conteúdo ou suas campanhas.

Cadastros de clientes e melhor relacionamento com o público

Uma das aplicações que mais gera benefícios ao usar QR Code nas empresas é a possibilidade de que as pessoas façam cadastro em sua empresa como clientes. Isso permite que se tenham programas de fidelidade mais acessíveis, por exemplo.

Desta maneira, ao usar QR Code nas empresas, será possível gerar um relacionamento muito mais próximo com seus clientes, de forma que vejam a sua marca como uma parceira e aumentem as suas chances de lucro.

A maior facilidade desta aplicação da tecnologia é que o cadastro feito por meio de leitura de QR Code nas empresas pode ser realizado pelos próprios clientes com a leitura do código em sua página ou em materiais promocionais, por exemplo. Assim, esta é uma estratégia muito efetiva e que não exige maiores esforços por parte da empresa.

Pagamentos e cobranças por meio da leitura de QR Code

Embora outras aplicações sejam cada vez mais comuns em empresas, o uso do QR Code nas empresas mais conhecido e colocado em prática por um número cada vez maior de empresas é a possibilidade de receber pagamentos por meio da leitura de QR Code.

Desta forma seus clientes não precisam sequer manusear dinheiro ou cartões de crédito e débito, uma vez que o pagamento pode ser feito diretamente por meio do celular. Assim, é preciso gerar QR Code para o pagamento, de forma que o cliente possa transferir, automaticamente, o valor de sua compra para a empresa ao realizar a leitura deste código.

Além da facilidade proporcionada por este tipo de pagamento, existe ainda uma segurança muito maior deste método de pagamento em relação aos demais. Erros e problemas como trocos incorretos, bloqueio de cartões, fraudes, ou quaisquer outros são eliminados pelo uso desta tecnologia.

Agora que você conhece melhor as principais aplicações da tecnologia QR Code nas empresas, considere quais são as melhores opções para o seu negócio e passe a utilizar o QR Code em seu favor, para obter maiores facilidades e benefícios consequentes deste recurso.

Para conhecer ainda melhor a tecnologia QR Code, suas utilizações e todos os benefícios, acesse a página da QR Paga e leia nossos artigos sobre os temas relacionados, para estar pronto para o uso cada vez mais comum deste tipo de código.