4 ideias para usar o QR Code no e-commerce

A realização de compras pela internet é algo que se torna cada vez mais comum, pois isso gera uma imensa facilidade para que as pessoas tenham acesso a diferentes tipos de produtos sem que precisem sair de casa. Porém, assim como qualquer loja física, as empresas que vendem pela internet precisam buscar meios de melhorar ainda mais seu trabalho e resultados, o que pode ser feito com o QR Code no e-commerce.

Isso evita, por exemplo, o pensamento incorreto de que o e-commerce, por ser um meio de vendas digital, não precise buscar por inovações e meios de se diferenciar. Com o uso do QR Code no e-commerce, é possível otimizar ações como a fidelização de clientes, conversão de leads (clientes em potencial), alcance comercial, entre muitas outras atividades necessárias para este tipo de empresa.

No entanto, para que o uso do QR Code no e-commerce possa ser o mais efetivo possível, é preciso que se saiba quais são as possíveis formas de implementar esta tecnologia em suas estratégias e atividades.

Para contribuir com isso, confira, a seguir, algumas das principais ideias de como utilizar o QR Code no e-commerce e, assim, ter chances de sucesso ainda maiores em seu empreendimento digital:

  • Acesso a conteúdo exclusivo

Uma das principais formas como o QR Code no e-commerce pode ser utilizado é com o envio de conteúdo exclusivo a seus clientes por meio deste tipo de código. Assim, ao fazer a leitura do código visual, estes clientes podem receber vídeos, e-books, infográficos ou qualquer outro tipo de conteúdo que lhes permita se sentir privilegiados por parte da empresa.

Outro ponto positivo deste tipo de utilização do QR Code no e-commerce é que o envio deste código pode acontecer de duas maneiras distintas, com um envio digital, por e-mail ou mensagem, por exemplo, ou ainda de forma impressa, em conjunto com o envio de produtos adquiridos por este cliente.

  • Oferta de descontos em outros produtos

Uma forma de incentivar os clientes a comprar mais produtos em sua loja é oferecer descontos em um determinado produto para quem já realizou a compra de outros itens em um mesmo site. Isso também pode ser feito por meio do uso do QR Code no e-commerce, para que o acesso ao item com desconto seja feito de forma exclusiva por seu cliente.

Este desconto também pode ser oferecido de outra forma, como um cupom disponibilizado com a leitura do código, que pode ser tanto digital quanto impresso. Desta forma, o cliente pode se sentir mais livre para a utilização deste desconto em sua loja, de forma que possa escolher em qual item utilizar o benefício.

Independentemente de qual seja a forma como o desconto é oferecido por meio do QR Code no e-commerce, o importante é que isso gera um novo interesse em realizar novas compras, de forma que o seu lucro seja positivamente afetado por este tipo de estratégia de uso do QR Code no e-commerce.

  • Convite a novos clientes

Da mesma forma que os descontos oferecidos pelo QR Code no e-commerce podem fazer com que um cliente volte a comprar em seu site, isso também pode ser utilizado na captação de novos clientes. Neste caso, é possível disponibilizar códigos distintos, para que o cliente que já fez a compra em sua loja possa oferecer cupons de descontos a seus amigos.

Assim, além de fazer com que este cliente seja fidelizado, isso ainda contribui para que mais pessoas conheçam seus produtos e a sua loja, de forma geral, e sejam incentivados a fazer uma primeira compra com o uso destes códigos.

Para complementar os atrativos que o uso do QR Code no e-commerce pode oferecer a uma loja virtual, as facilidades podem ser ampliadas para a realização do pagamento por parte de seus clientes. Isso porque uma ferramenta financeira muito utilizada atualmente é o pagamento por meio de PIX, uma transferência instantânea que pode ser realizada por meio da leitura de um código QR.

Desta maneira, é possível oferecer esta possibilidade de pagamento na conclusão da compra de seus clientes, para que a confirmação seja imediata e a entrega do produto seja ainda mais rápida. Assim, o cliente não precisará digitar números de cartões, códigos de seguranças ou quaisquer outros passos burocráticos para pagar por sua compra.

Esta facilidade pode gerar uma imagem ainda melhor de sua loja para com o público, de forma que sejam ainda mais facilmente cativados e fidelizados por meio do uso do QR Code no e-commerce.

Agora que você conhece algumas ideias de como utilizar o QR Code no e-commerce, considere implementar esta tecnologia em seu negócio digital e tenha chances ainda maiores de obter sucesso, seja por contar com uma maior segurança ou por proporcionar uma experiência muito melhor a seus clientes.

Para saber ainda mais sobre a tecnologia do QR Code, a utilização do QR Code no e-commerce e em muitas outras atividades profissionais, visite a página da QR Paga e acompanhe as nossas publicações sobre estes e vários outros temas relacionados a este recurso, como os aparelhos em que pode ser utilizado e as cidades em que já está presente, por exemplo.