4 formas que o governo pode usar o QR Code

O QR Code é uma ferramenta utilizada cada vez mais por todas as pessoas e empresas, e que pode ser implementada com as mais diferentes finalidades, uma vez que é um recurso altamente versátil. Esta versatilidade faz com que seja possível o uso do QR Code pelo governo, pois diversos serviços poderiam ser oferecidos de forma muito mais facilitada à população.

Alguns destes serviços até mesmo já contam com o uso do QR Code, embora em um processo inicial, para que todas as pessoas comecem a se acostumar com esta nova tecnologia. Ou seja, o uso do QR Code pelo governo já é uma realidade, mas ainda é algo que evolui de forma lenta, para que, aos poucos, todos os cidadãos possam se adequar a esta realidade.

Para que isso possa ficar ainda mais claro, observe a seguir alguns dos serviços em que o uso do QR Code pelo governo já é colocado em prática ou que poderá ser implementado nos próximos anos em busca de maiores facilidades aos cidadãos brasileiros.

Boa leitura!

1. Autenticidade de documentos

Uma das principais formas de uso do QR Code pelo governo é com relação à garantia de autenticidade de documentos. Isso já é colocado em prática em grande parte do país, embora os documentos que não possuem o recurso ainda sigam válidos no território nacional.

A expectativa é de que, nos próximos anos, todas as pessoas que realizarem a emissão ou renovação de seus documentos já contem com uma versão atualizada, que poderá ser autenticada com a leitura de um QR Code em seu verso. Isso pode ajudar a diminuir de forma exponencial as tentativas de fraudes e golpes com os documentos de outras pessoas, e gerar maior segurança a todos.

Entre os documentos em que o QR Code já pode ser encontrado estão:

  • RG;
  • CPF;
  • Certidões de nascimento ou casamento;
  • Título de eleitor.

2. Agendamento em unidades básicas de saúde

As unidades básicas de saúde oferecem um serviço essencial a todos os cidadãos, que podem realizar diversos atendimentos e procedimentos médicos em qualquer cidade do país. Porém, um ponto que sempre foi alvo de reclamação por parte dos usuários é o procedimento de agendamento de consultas e atendimentos.

Antes, e em algumas cidades do país ainda hoje, os agendamentos eram feitos por meio de cartões simples, com data e horário anotados à mão pelos atendentes. A perda deste cartão poderia gerar muitas complicações, como uma grande dificuldade na informação sobre a data de sua consulta médica, por exemplo.

Em algumas cidades, porém, o uso do QR Code pelo governo já permite que todas as informações de um paciente, bem como as datas de seus procedimentos e consultas sejam visualizadas de maneira digital por meio deste código. Isso gera uma facilidade e organização muito grandes, e permite um trabalho mais otimizado destes postos de atendimento médico.

3. Pagamento de benefícios de programas sociais

Outra possibilidade de uso do QR Code pelo governo é o pagamento de benefícios de programas sociais por meio desta tecnologia. Em parte, isso já pode ser notado com o uso de códigos visuais em aplicativos como o Caixa Tem, muito utilizado para o pagamento do auxílio emergencial ao longo da pandemia.

No entanto, o recebimento destes benefícios não é feito com a leitura destes códigos, e muitas pessoas precisam se dirigir a agências lotéricas ou mesmo bancos para conseguirem ter acesso a seu dinheiro. Assim, é possível que esta tecnologia possa ser mais utilizada no futuro para evitar este tipo de ação necessária por parte dos beneficiados.

Obviamente, isso exige um planejamento bem realizado, com o envio do código individual a cada um dos beneficiados pelos programas governamentais, entre outros detalhes. Porém, é possível esperar que esta seja uma das próximas formas de uso do QR Code pelo governo, em busca de gerar maiores facilidades às pessoas assistidas por estes programas.

4. Realização de pesquisas e censo

Para complementar as possíveis formas de uso do QR Code pelo governo, é possível indicar ainda a realização de pesquisas, ou mesmo de censo demográfico, o que é feito pelo IBGE. Atualmente, o censo, assim como grande parte das pesquisas realizada no país é feita por telefone ou por meio de consulta de porta em porta, o que demanda muito tempo e gastos.

Com o uso do QR Code pelo governo, é possível não apenas economizar na realização destas tarefas, como garantir uma agilidade muito maior, de forma que os resultados possam ser obtidos em poucos dias. Isso, porém, também depende de estudos e estratégias que devem ser bem utilizadas, para que se tenha a melhor utilização possível desta tecnologia.

Agora que você sabe como o uso do QR Code pelo governo pode ser feito, passe a observar ainda melhor se esta tecnologia já está presente em serviços que você utiliza em sua cidade, e aproveite as vantagens desta tecnologia em seu cotidiano.

Para saber ainda mais sobre o uso do QR Code pelo governo ou por outras pessoas, profissionais e empresas, visite a página da QR Paga e acompanhe as nossas publicações sobre estes e muitos outros temas relacionados!