4 erros que você não pode cometer na hora de criar um QR Code

Contar com um QR Code para a divulgação de uma empresa, uma marca, ou mesmo de um trabalho profissional individual é algo que pode render muitos benefícios comerciais e alavancar até mesmo o seu lucro por conta do maior número de pessoas atingidas. No entanto, isso só e possível se você souber como evitar erros ao criar QR Code, os quais podem impedir estes resultados positivos.

criar um QR Code

Em geral, a criação de QR Code é algo muito simples e fácil de ser feito, mas isso pode fazer com que se tenha um relaxamento natural, de forma que você cometa erros ao criar QR Code por pura falta de atenção. Assim, é importante se manter sempre atento no momento em que for gerar um novo código, para que não cometa qualquer deslize que comprometa o resultado de sua estratégia.

Além disso, é importante saber também quais são os principais erros ao criar QR Code, de forma que seja possível avaliar melhor o seu código e que se possa corrigir estes erros antes que venham a causar qualquer tipo de prejuízo em sua utilização.

Desta forma, confira a seguir quais são os principais erros ao criar QR Code que você deve evitar para que esta tecnologia seja ainda mais positiva para o seu trabalho, sua marca, ou qualquer que seja a finalidade de seu uso:

  • Criar QR Code muito pequeno

Um dos principais erros ao criar QR Code, e que ainda é cometido por muitas pessoas, é a geração de códigos de tamanho muito reduzido, o que faz com que sejam mais difíceis de serem lidos. Assim, é preciso que se atente sempre ao tamanho do código no momento de sua criação, para que este seja fácil de ser enquadrado na tela de um smartphone e possa, assim, garantir um uso mais facilitado por parte do seu público-alvo.

Além disso, é preciso que se tenha em mente, também, o ambiente em que o seu código será divulgado. No caso de um QR Code que será impresso e colocado em um local que pode ser mal iluminado, por exemplo, o ideal é que se tenha um código de tamanho adequado, que possa ser mais facilmente visualizado pelas pessoas, além de lido sem dificuldades pelos smartphones.

  • QR Code de cores que dificultem a sua visualização

Parte da evolução do QR Code foi a sua transformação gráfica, que permite, agora, que sejam criados códigos com o uso de diferentes tonalidades, para que se adequem melhor àquilo que serão utilizados para divulgar. No entanto, embora isso seja algo muito positivo, pode fazer com que se cometa alguns erros ao criar QR Code, como a dificuldade de leitura de um código.

Em geral, isso se deve ao fato de que estes códigos são, muitas vezes, inseridos em materiais gráficos que também são coloridos, o que pode fazer, de acordo com as cores utilizadas, que se torne mais difícil de ser lido. Caso não haja o contraste entre a cor de fundo e os pixels de seu código, isso pode até mesmo impossibilitar a sua leitura.

Desta forma, realize testes antes da geração de seu código, de forma que você possa ter um QR Code que ofereça facilidade às pessoas que farão a sua leitura, sem que possa deixar de atingir mais pessoas por conta de uma escolha errada na tonalidade de seus pixels.

  • Inserção de link para páginas sem versão mobile

Outro ponto que pode ser citado entre os principais erros ao criar QR Code é a inserção de um link que não tenha uma versão mobile, ou seja, o redirecionamento do leitor para uma página especificamente voltada para o uso em computadores.

Embora algumas pessoas possam não identificar um problema neste ponto, isso pode fazer com que a navegação na página de destino seja muito mais dificultada, de forma que parte de seu público deixe de consumir seus produtos, serviços ou informações por não encontrar um site responsivo como destino de seu redirecionamento. Assim, isso prejudica seus resultados e é um dos possíveis erros ao criar QR Code.

Desta forma, o ideal é que as suas páginas sempre tenham uma versão mobile, pois a leitura do QR Code é feita de forma quase exclusiva por meio de smartphones. Assim, o destino para o qual seus visitantes são enviados deve ser facilmente utilizado neste tipo de aparelho.

  • Falta de personalização

Cada dia os QR Code são mais utilizados e estão presentes no dia a dia de todas as pessoas. Desta forma, este tipo de código já não possui o mesmo impacto de inovação ao público, mas sim de uma maior facilidade para que se tenha acesso a um serviço ou informação.

Isso torna necessário criar uma forma de instigar o seu público-alvo a fazer a leitura de seu código, o que não acontece com um código sem personalização. Assim, utilizar códigos extremamente simples pode ser apontado como um dos erros ao criar QR Code.

Para saber ainda mais sobre a tecnologia QR Code, bem como evitar erros ao criar QR Code, visite a página da QR Paga e acompanhe as nossas publicações sobre este e muitos outros temas relacionados, como as cidades brasileiras em que está presente, aparelhos em que pode ser utilizado e muito mais!