4 campanhas de marketing que estão utilizando o QR Code

Você certamente já perdeu a conta de quantas vezes vê diferentes QR Code em seu dia a dia, pois é um tipo de código visual cada vez mais presente em estabelecimentos, espaços físicos e digitais e, especialmente, em materiais publicitários. Justamente por conta disso é que a quantidade de códigos vista por dia é muito grande, pois as empresas perceberam as muitas possibilidades que este recurso lhes oferece.

vetor

Ou seja, as campanhas de marketing com QR Code são, hoje, uma das formas mais eficientes das grandes marcas e empresas de se manterem próximas a seus clientes. Além disso, as pequenas empresas podem utilizar as campanhas de marketing com QR Code para atingir seu público-alvo e chegar a melhores resultados na captação de clientes e conseguir crescer mais rapidamente.

Assim, o uso de campanhas de marketing com QR Code podem ter diferentes finalidades, de acordo com as intenções de cada empresa e por conta da versatilidade deste recurso tecnológico. Isso permite que os responsáveis por estas campanhas sejam bastante criativos e busquem as melhores formas de tornar a publicidade mais atrativa e levar mais pessoas a fazer a leitura de seus códigos.

Campanhas de marketing com QR Code de destaque

Com uma fácil realização e uma resposta muito positiva do público, as campanhas de marketing com QR Code se tornaram cada vez mais comuns nos últimos anos. Isso fez algumas destas campanhas se destacarem e gerarem uma atenção ainda maior do público.

Assim, para que você compreenda ainda melhor a forma como são realizadas as campanhas de marketing com QR Code, confira a seguir algumas destas campanhas de destaque nos últimos anos e observe como esta tecnologia é utilizada neste tipo de trabalho, com diferentes finalidades:

  • Coca-Cola

A Coca-Cola é uma das empresas mais conhecidas em todo o mundo, e que possui no seu marketing um diferencial importante com relação a seus concorrentes. Por conta disso, a empresa está constantemente em inovação neste setor, para se manter em destaque na atenção do público, seja com promoções ou inovações em suas embalagens e produtos.

Assim, a Coca-Cola possui importantes campanhas de marketing com QR Code. O principal uso desta tecnologia por parte da empresa de bebidas foi a implementação dos códigos em todas as suas embalagens, o que permite aos consumidores obter informações e acesso a novos produtos enquanto consomem suas bebidas.

Além disso, a presença do QR Code nas embalagens de produtos da Coca-Cola é utilizada para cadastros em promoções pontuais, como aconteceu no último período de natal, por exemplo.

  • Scholz & Friends – Agência publicitária alemã

Uma das campanhas de marketing com QR Code que mais se destacou nos últimos tempos foi a realizada pela agência publicitária alemã Scholz & Friends. Isso porque a tecnologia foi utilizada em seu processo seletivo e captação de funcionários, mas de forma bastante diferente da usual.

Ao invés de disponibilizar códigos tradicionais a profissionais da área de publicidade, a empresa enviou pizzas com o QR Code desenhado com molho de tomate em sua superfície. Assim, ao fazer a leitura deste código com seu celular, os profissionais que receberam as pizzas puderam confirmar seu interesse em trabalhar na empresa.

Isso mostra que a criatividade é essencial nas campanhas de marketing com QR Code, pois é possível modificar a forma como a tecnologia é utilizada e gerar maior interesse e curiosidade de seu público-alvo em realizar a leitura destes códigos.

  • Angry Birds

Um dos jogos de aparelhos mobile mais conhecidos da atualidade, o Angry Birds foi responsável por outra das mais importantes campanhas de marketing com QR Code da atualidade. Isso porque, para buscar mais usuários ao jogo, foi criado um código com elementos do próprio jogo.

Ou seja, ao mesmo tempo em que o material publicitário faz a divulgação do jogo, já permite ao usuário que faça o download de seu aplicativo. Este é um dos tipos de inserção do código em um material publicitário que mais deve receber atenção das empresas no futuro próximo, pois é algo que gera um interesse ainda maior do público, além de tornar a propaganda mais agradável e objetiva.

  • Diesel

A marca de roupas Diesel é outro exemplo de campanhas de marketing com QR Code atualmente, pois a empresa soube utilizar esta ferramenta de forma bastante prática, objetiva e positiva. Isso foi feito de forma bastante simples, com a inserção de códigos nas etiquetas de suas peças de roupas.

Estes códigos presentes nas peças servem como garantia de originalidade, o que permite aos clientes saberem quais peças são originais da marca e evitarem a compra de produtos falsificados. Além disso, ao realizar a leitura dos códigos o cliente é levado a uma página da loja virtual da empresa, o que facilita a realização de novas compras e permite que se tenha ainda mais vendas por meio desta estratégia.

Para conhecer ainda mais sobre as campanhas de marketing com QR Code, visite a página da QR Paga e acompanhe as nossas publicações sobre este e muitos outros temas relacionados à tecnologia QR Code, como o seu uso para pagamentos de compras, instalação em aparelhos celulares e as cidades em que a tecnologia já este presente!