4 bancos que mais utilizam QR Code

O QR Code virou, atualmente, uma tendência, considerando o papel que desenvolve no processo de facilitação de pagamentos de boletos, entre outras coisas.

Para quem ainda não tem conhecimento, trata-se de um código de barras bidimensional que pode ser escaneado pela maioria dos celulares que tenham câmera. Quer dizer, não apenas por esses aparelhos, mas também por outras tecnologias como tablet e iPad, por exemplo.

O código escaneado é convertido em:

  • Texto;
  • Localização;
  • E-mail;
  • Contato de SMS;
  • Endereço URI;
  • Número de telefone;
  • Entre outros formatos.

Isso padroniza esse processo.

Hoje, a maioria das instituições faz uso do QR Code, como os bancos. Para conhecer os bancos que mais utilizam QR Code, continue a leitura.

Banco do Brasil é um dos bancos que mais utilizam QR Code

O Banco do Brasil conta com um aplicativo que possui a função de pagar e receber a partir do uso do QR Code, o que pode facilitar, e muito, esse processo.

Em outras palavras, com o QR Code, o cliente do banco tanto pode enviar, como receber dinheiro pelo celular, bastando, para isso, abrir o aplicativo do Banco do Brasil e captar o código com a câmera, o qual foi gerado por alguma empresa ou pessoa.

Como dissemos, é uma solução que veio para ficar, uma vez que otimiza as operações financeiras de um banco, trazendo maior facilidade, rapidez e satisfação.

De acordo com a instituição bancária, o QR Code foi adotado porque traz diversas vantagens para os clientes, como:

  • Torna-se desnecessário digitar o número da agência, bem como da conta do destinatário, o que facilita, e muito, esse processo;
  • O dinheiro cai na conta quase que de forma imediata, sendo assim uma solução excelente tanto para quem precisa enviar, como receber dinheiro;
  • É uma operação que não cobra tarifa, ao menos no Banco do Brasil, que é um dos bancos que mais utilizam QR Code.

Banco Bradesco é outro que dos bancos que mais utilizam QR Code

O Banco do Bradesco, um dos bancos que mais utilizam QR Code, é outra instituição que faz uso do QR Code para facilitar a vida dos seus clientes.

No entanto, vale dizer que é uma operação voltada apenas para quem é cliente do banco, ou seja, aqueles que não o são, não poderão utilizar tal facilidade.

A partir do QR Code do Bradesco, o cliente pode tanto enviar, como receber dinheiro e realizar pagamentos de boletos, entre outros títulos.

O Bradesco traz em sua página algumas orientações sobre como utilizar/habilitar essa solução em seu aplicativo. Veja:

  1. Primeiro, deve-se baixar o app do banco e, após isso, selecionar a opção QR Code no menu;
  2. Em seguida, deve-se selecionar, se for o caso, o cartão que tem do banco e habilitar o QR Code;
  3. Depois, deve-se completar essa operação utilizando a sua chave de segurança. Prontinho! Pode aproveitar os benefícios que o QR Code oferece.

Banco Itaú, um dos bancos que mais utilizam QR Code

O banco Itaú também não fica para trás quando o assunto é modernizar suas operações e facilitar a vida do seu cliente. Tanto que é um dos bancos que mais utilizam QR Code.

Em maio de 2019, o banco Itaú lançou uma plataforma de pagamentos instantâneos por meio do QR Code, que levou o nome de Iti. É, hoje, uma das instituições financeiras que mais faz uso do QR Code.

A partir do QR Code do banco Itaú, é possível realizar transferências bancárias sem cobranças de taxas via aparelho telefônico, tanto entre cliente, como entre empresas, ou mesmo entre pessoas físicas.

Acrescente-se que isso poderá ser feito 24 horas por dia, explica uma matéria do Estadão de 2019 sobre o assunto.

A boa notícia é que essa operação dispensa, como apontamos, a exigência de preencher os dados do destinatário, como:

  • Nome completo;
  • CPF;
  • Agência;
  • Operação;
  • Conta e valor que se deseja transferir.

É um processo que traz otimização e facilidade ao processo de transferência e pagamento bancário.

Banco Santander

Por fim, não poderíamos deixar de destacar o Santander como um dos bancos que mais utilizam QR Code.

O banco disponibiliza essa função em seu aplicativo ID Santander, que pode ser encontrado em plataformas digitais tanto do sistema Android (Google Play) como IOS (App Store).

A partir do QR Code do Santander, é possível realizar diversas operações como transferência de recursos financeiros, ou seja, receber e enviar crédito.

Caixa Econômica Federal

A Caixa Econômica Federal também faz uso do QR Code, sendo assim um dos bancos que mais utilizam QR Code.

Todavia, além de se poder enviar e receber dinheiro via QR Code, na Caixa Econômica é possível sacar dinheiro, sem que precise, assim, colocar os dados que são solicitados usualmente.

Para utilizar essa solução e, assim, aproveitar os seus benefícios, é preciso baixar o aplicativo da Caixa Econômica em seu celular e, após isso, habilitar essa função.

Como vimos, o QR Code é uma tendência no mercado financeiro. É uma solução que pode otimizar o processo de pagamento de boletos, mas também a transferência e recebimento de valores, seja entre amigos ou entre empresas.

Agora que sabe quais são os bancos que mais utilizam QR Code, não deixe de adotar essa solução no seu. É uma forma de modernizar suas operações e, claro, de satisfazer melhor os seus clientes.

Ficou curioso para saber mais a respeito do QR Code? Em caso de resposta positiva, não deixe de entrar em contato conosco. Temos uma equipe a sua disposição que pode lhe ajudar.