3 utilidades do QR Code para varejos

Os varejos são alguns dos estabelecimentos que mais precisam se inovar para enfrentar as crises financeiras que o país enfrenta. Neste momento, durante a pandemia causada pelo Covid-19, este desafio é ainda maior, e é preciso recorrer a diferentes ferramentas em busca de melhores resultados.

Isso faz com que o uso do QR Code para varejos seja uma importante alternativa, uma vez que esta tecnologia é bastante versátil e pode ser utilizada para diferentes finalidades dentro de seu segmento. Ou seja, diferente do que muitos varejistas imaginavam antigamente, hoje, a tecnologia é mais do que um simples luxo, mas sim uma importante ferramenta em busca de melhores resultados financeiros.

No entanto, ainda é comum que algumas pessoas não conheçam os benefícios e vantagens do QR Code para varejos, de forma que não saibam como implementar esta tecnologia em seus estabelecimentos.

Assim, é preciso que se tenha este conhecimento para saber como o QR Code para varejos pode ser uma forma de se diferenciar dos demais e conseguir levar seu negócio a um caminho melhor, tanto financeiramente, quanto como referência em seu segmento e em sua região.

Mais do que isso, as utilidades do QR Code para varejos podem, ainda, representar uma maior facilidade de trabalho e resultar em uma grande economia. Isso porque, ao contar com estes benefícios, você poderá gastar menos dinheiro para ter um serviço ainda melhor na captação e no atendimento de seu público.

As principais utilidades da tecnologia QR Code para varejos

Para tornar mais fácil este conhecimento a respeito da importância do QR Code para varejos e de como sua utilização pode ajudar em seu negócio, veja a seguir quais são as principais utilidades deste recurso tecnológico para este tipo de empresas, de forma que se possa usufruir todos os seus benefícios e vantagens. Confira:

  • Método de pagamento alternativo para seus clientes

Uma das utilizações mais conhecidas do QR Code é a possibilidade de se fazer pagamentos com a leitura de um destes códigos visuais. Assim, também para os varejos, esta é uma possibilidade atrativa, uma vez que gera maior facilidade para os clientes, que podem pagar por suas compras sem utilizar cartões ou dinheiro em espécie, por exemplo.

Além disso, sua implementação é bastante fácil, uma vez que muitas maquininhas de cartões já aceitam o recebimento de pagamentos por meio da leitura de QR Code. Isso faz com que qualquer estabelecimento que já tenha este tipo de equipamento possa facilmente utilizar o QR Code para varejos como uma alternativa de recebimento de suas vendas.

Outra consequência positiva disso é a maior segurança proporcionada por esta tecnologia, uma vez que este tipo de pagamento faz com que se tenha um menor volume de dinheiro vivo armazenado em seu estabelecimento.

  • Possibilidade de campanhas de marketing mais atrativas

Além de ser um dos meios de pagamento mais conhecidos atualmente, o QR Code também pode ser utilizado para diversos tipos de finalidades, como o redirecionamento digital, por exemplo. Assim, o QR Code para varejos é uma ferramenta facilmente aplicável a suas campanhas de marketing, para que mais pessoas se interessem por seus produtos e serviços.

Esta atratividade não é o único benefício desta utilização do QR Code para varejos, uma vez que este tipo de ação também pode ser mais barato e fácil de ser realizada em relação a campanhas tradicionais. Um exemplo disso é que sua divulgação pode ser quase toda digital, com alguns poucos códigos distribuídos no espaço físico de sua loja.

Desta maneira, o gasto com impressões de peças publicitárias e de sua distribuição é praticamente eliminado, com uma divulgação digital, em redes sociais, por exemplo, que pode ser mais efetiva e garantir um melhor alcance de público.

  • Maior conhecimento de seu público

Conhecer seus clientes é algo essencial para os varejistas, uma vez que isso permite que se tenha uma melhor escolha dos produtos disponibilizados, assim como uma venda mais efetiva e melhores lucros, por consequência. Desta forma, o QR Code para varejos possui mais uma grande utilidade neste ponto, pois permite que se faça um cadastro de clientes de maneira bastante rápida e efetiva.

Isso pode ser feito inclusive em conjunto com as ações de marketing, como em promoções, por exemplo, nas quais a leitura de um QR Code leva o cliente a um formulário que deve ser preenchido com suas informações.

Com isso, você poderá, em pouco tempo, determinar de uma forma mais assertiva, quais são os reais interesses das pessoas que frequentam seu estabelecimento e consomem seus produtos. Assim, você poderá voltar suas ações especificamente para este público, com um melhor direcionamento de dinheiro e um consequente aumento do lucro de seu varejo.

Agora que você conhece algumas das principais utilidades do QR Code para varejos, coloque este conhecimento em prática em seu estabelecimento e passe a usufruir dos benefícios e vantagens desta tecnologia, de modo que possa se destacar em seu segmento.

Para saber ainda mais sobre o uso do QR Code em diferentes segmentos comerciais, acesse a página da QR Paga e navegue por nossos artigos para ler sobre este e muitos outros temas relacionados a esta tecnologia e sua utilidade!