3 passos para ativar o QR Code no seu celular

Utilizar o QR Code para ter acesso a serviços e realizar ações é algo cada vez mais comum, uma vez que muitas destas atividades requerem que se faça a leitura do código em algum momento. Com isso, é fundamental saber como utilizar esta tecnologia, principalmente com o conhecimento sobre como ativar o QR Code no seu celular, independentemente de qual seja o modelo de seu aparelho.

mulher olhando celular

Em um primeiro momento isso pode gerar alguma preocupação em muitas pessoas, especialmente aquelas que estão pouco acostumadas a fazer uso de recursos tecnológicos em seu dia a dia. No entanto, diferentemente do que estas pessoas possam imaginar, ativar o QR Code no seu celular é uma tarefa muito simples, e que não requer nenhum grande conhecimento específico.

Isso significa que este recurso pode ser, tranquilamente, utilizado por qualquer pessoa, de modo que possa facilitar as ações do seu dia a dia apenas por saber como ativar o QR Code no seu celular.

Porém, mesmo que seja algo bastante simples e fácil de ser feito, é importante conhecer os passos que devem ser seguidos para ativar o QR Code no seu celular, para que não tenha dificuldades no momento de realizar esta ação. De uma forma geral, isso não apresenta grandes mudanças em diferentes aparelhos, de maneira que o QR Code possa ser ativado e utilizado em qualquer modelo de celular ou smartphone com conexão à internet.

Conheça os passos necessários para ativar o QR Code no seu celular

O primeiro ponto que deve ser compreendido por quem deseja ativar o QR Code no seu celular é que existem aparelhos com sistemas diferentes, alguns mais avançados do que os outros. Em alguns aparelhos mais modernos, por exemplo, existe a possibilidade de se fazer a leitura de QR Code diretamente em sua câmera, sem que seja necessário a instalação e o uso de qualquer aplicativo complementar.

Nestes casos, basta abrir a câmera do aparelho e deslizar a opção de leitura de QR Code para o lado em que esteja ativada. Para usuários de aparelhos que contem com esta opção, este é o único passo necessário para ativar o QR Code no seu celular.

Diferentemente, os usuários de aparelhos que não contem com este requisito, precisam seguir alguns passos simples, que também podem ser feitos em poucos minutos e garantir acesso total ao uso da tecnologia, para qualquer que seja a finalidade desejada.

A seguir, confira quais são estes passos e saiba como ativar o QR Code no seu celular:

  • 1º passo: A instalação de um aplicativo leitor de QR Code

O primeiro passo para ativar o QR Code no seu celular é poder contar com um aplicativo leitor de QR Code. Ou seja, um aplicativo que conseguirá decodificar as informações presentes no código visual e lhe liberar os serviços, atividades ou conteúdo presente neste código.

Isso é bastante simples de ser feito, por meio da loja virtual de aplicativos de seu aparelho, como a Google Play Store, ou Apple Store, por exemplo. Em geral, estes aplicativos podem ser baixados e utilizados gratuitamente, embora existam algumas versões pagas que podem oferecer algumas vantagens extras a seus usuários.

  • 2º passo: A habilitação da câmera de seu celular para a leitura de QR Code

Para conseguir ativar o QR Code no seu celular, também é preciso que se faça a habilitação da câmera de seu aparelho para a leitura deste tipo de código, especificamente.

Esta habilitação pode ser feita ainda durante a instalação do aplicativo leitor de QR Code em seu aparelho, pois, antes de realizar o download, é preciso fornecer a autorização de que o aplicativo acesse algumas funções de seu aparelho, dentre as quais está a câmera.

Caso você forneça esta autorização, a habilitação da câmera para a leitura de QR Code acontecerá de maneira natural, sem que seja preciso realizar qualquer outra ação posterior. Entretanto, se a autorização não for concedida, é possível acessar o próprio aplicativo leitor de QR Code e fazer a alteração desta habilitação posteriormente, ou a cada leitura de códigos, por exemplo.

  • 3º passo: Fazer a leitura de QR Code

Com o aplicativo decodificador e a habilitação da câmera de seu aparelho para a leitura dos códigos, você já terá terminado de ativar o QR Code no seu celular. Isso significa que já poderá começar a fazer a leitura dos códigos sempre que necessário.

Para isso, bastará acionar o leitor de QR Code e direcionar a câmera de seu aparelho para o código, de forma centralizada em sua tela, para que a leitura do código seja realizada em questão de segundos e lhe conceda acesso a muitos serviços e conteúdo.

Agora que você sabe como ativar o QR Code no seu celular, faça isso agora mesmo e garanta que seu aparelho esteja pronto para ser utilizado a qualquer momento em que você precise fazer a leitura de um código visual em seu dia a dia.

Para saber ainda mais sobre esta tecnologia e as diferentes maneiras que pode ser utilizada, bem como as vantagens que isso pode lhe oferecer, visite a página da QR Paga e acompanhe as nossas publicações sobre estes e muitos outros temas relacionados!