3 formas como QR Code do whatsapp pode ser clonado

O WhatsApp é um dos maiores aplicativos de mensagens de todo o mundo, e conta com um número muito grande de usuários, o que significa muitas mensagens pessoais e informações que devem ser mantidas em sigilo. Porém, este uso frequente faz com que alguns golpistas tentem clonar o WhatsApp com o QR Code, uma vez que estes códigos visuais são bastante comuns no uso da plataforma.

Isso significa que é preciso redobrar o seu cuidado no uso desta ferramenta, para que não tenha a sua conta clonada e perca dados e informações pessoais que possam lhe gerar prejuízo. Uma das principais maneiras de conseguir fazer isso é com o conhecimento a respeito das formas como estas pessoas podem tentar clonar o WhatsApp com o QR Code, para que se saiba o que evitar.

Para lhe ajudar a aumentar a sua segurança e evitar que outras pessoas tentem clonar o WhatsApp com o QR Code de sua conta, confira a seguir quais são algumas das principais maneiras que estes criminosos podem agir:

  • Com o seu celular em mãos

Uma das maneiras mais comuns que os golpistas têm para conseguir clonar o WhatsApp com o QR Code é, também, uma das mais simples. Isso porque é feita com o aparelho da vítima em mãos, e não à distância, como muitas pessoas imaginam que isso é feito.

Para isso, ao pegar o seu aparelho em mãos, estes golpistas utilizam o seu WhatsApp para que possam fazer a leitura de um código que, ao invés de conteúdo, possui um malware. Ou seja, ao fazer a leitura do código, isso gera a clonagem de sua conta, de modo que os golpistas podem visualizar todas as suas conversas e até mesmo mandar mensagens para seus contatos, sem que isso seja percebido em seu aparelho.

Desta maneira, para evitar que estas pessoas possam conseguir clonar o WhatsApp com o QR Code, é importante que você não deixe qualquer pessoa desconhecida pegar seu aparelho. Além disso, também não deixe o seu aparelho em locais movimentados sem que esteja próximo, pois são nestes ambientes que os golpistas tentam agir.

  • Por meio de páginas falsas em redes de internet abertas

Em muitas situações, é comum que as pessoas busquem por redes de internet abertas em lugares em que estejam presentes, para que não precisem gastar seus dados de conexão, por exemplo. Porém, estas redes abertas podem ser utilizadas para que golpistas tentem clonar o WhatsApp com o QR Code.

Obviamente, existem muitas maneiras como os golpistas podem tentar acessar os seus dados quando você utiliza uma rede aberta desconhecida. No entanto, o meio mais comum utilizado para isso é com páginas modificadas do WhatsApp Web, que podem tentar ser acessadas por algumas pessoas com a ajuda destas redes.

Neste caso, os golpistas agem de forma antecipada, com a modificação dos códigos, o que faz com que você visualize uma página falsa enquanto imagina tentar acessar a plataforma do aplicativo de mensagens. Assim, ao fazer a leitura do código QR, da mesma maneira como acessaria esta página normalmente, você faz a leitura de um código falso, que permite a clonagem de seu aplicativo.

Para evitar que golpistas possam utilizar esta estratégia para clonar o WhatsApp com o QR Code, evite o uso de redes desconhecidas, mesmo que abertas. Caso precise utilizar alguma rede de internet que não esteja entre as suas conhecidas, busque não usar quaisquer recursos que possam proporcionar a chance da ação de golpistas.

  • Leitura de códigos desconhecidos

Para complementar os modos como golpistas podem clonar o WhatsApp com o QR Code, existe ainda o uso de códigos falsos em locais diversos, como banners, panfletos, ou mesmo próximos a lojas e estabelecimentos. Isso faz com que algumas pessoas possam imaginar que estes códigos são referentes a estes locais, quando na realidade são apenas uma armadilha desses criminosos.

Obviamente, isso não significa que você não deverá mais fazer uso de códigos visuais, mas apenas redobrar o seu cuidado com relação aos códigos que faz a leitura em seu cotidiano. Por exemplo, a leitura de códigos de empresas desconhecidas e que ofereçam muitos benefícios, é um indício de que este pode ser um código utilizado para a aplicação de golpes.

Em geral, as pessoas que fazem o uso deste tipo de código com um malware para a aplicação de golpes e para clonar o WhatsApp com o QR Code, utilizam meios para que o golpe se torne imperceptível. Ou seja, os códigos podem parecer não levar a lugar algum, ou sequer possuir algum conteúdo, e a clonagem não gera alertas em seu aparelho, de modo que você possa demorar muito tempo a entender esta situação.

Agora que você conhece as principais formas como golpistas e criminosos tentam clonar o WhatsApp com o QR Code, tenha ainda mais cuidado no uso desta ferramenta, e minimize as chances de cair em algum tipo de golpe.

Para saber ainda mais sobre como aumentar a segurança em seu uso da tecnologia QR Code, visite a página da QR Paga e acompanhe as nossas publicações, que poderão lhe ajudar a saber muito mais sobre esse recurso!