6 aplicativos que estão aderindo ao QR Code

O uso estratégico das tecnologias móveis virou tendência nos diversos segmentos de mercado. Com o celular em mãos na maior parte do tempo, ficou muito mais fácil para o consumidor acessar conteúdos e realizar as mais diferentes operações online.

Para otimizar processos como controle de acessos, pagamentos e compras online, sites e aplicativos de empresas começam a investir em QR Code, revolucionando a relação cliente-empresa.

Vivemos bombardeados de informações e anúncios e, com a correria do dia a dia, muitas vezes, não temos tempo de verificar cada um deles com maiores detalhes.

Assim, parte desses conteúdos é esquecida e perdemos a oportunidade de conhecer produtos ou serviços de nosso interesse. A leitura de QR Code nas telas dos smartphones resolve o problema, direcionando automaticamente pessoas curiosas para websites com informações ou promoções que chamem a sua atenção.

Neste post, apresentaremos as vantagens e aplicabilidade do QR Code nos diferentes tipos de serviços, garantindo agilidade, segurança e conforto na vida dos consumidores.

Além disso, você vai conhecer 5 aplicativos que já estão aderindo à leitura de códigos para aprimorar funções. Boa leitura.

Afinal, o que é e para que serve o QR Code?

Estamos falando do código de barras em 2D em forma digital ou impressa que, quando lido pela câmera do celular, permite abrir links, imagens, textos e outros conteúdos. Além das câmeras de Android e iPhone (iOS), a leitura pode ser feita por aplicativos externos que oferecem essa opção para códigos armazenados na galeria.

O QR Code permite automatizar etapas mais demoradas de processos importantes, como: Pagamentos online; Sincronização de perfis e contas nas redes sociais, do celular para o computador; Compra e verificação de tickets digitais; Controle de acesso em locais e eventos públicos; Entre outros.

Com o uso dessa ferramenta, a quantidade de intermediários entre o cliente e a empresa para a execução de ações diminui e as experiências do consumidor se tornam mais práticas, rápidas e satisfatórias. Desse modo, as empresas se beneficiam com o acesso espontâneo do cliente à marca.

O QR Code também pode estar em mídias offline, como revistas, placas e outdoors, aumentando ainda mais o alcance de anúncios e campanhas publicitárias e as possibilidades de acesso à informação pelas pessoas. Entenda a seguir, algumas de suas aplicações no dia a dia:

Acesso a redes Wi-Fi em lugares públicos;

  • Seleção de produtos para carrinhos de compras em lojas e supermercados online;
  • Fila de eventos para verificação de ingressos;
  • Check-in de voos nacionais e internacionais;
  • Compartilhamento e leitura online de arquivos e textos em PDF;
  • Proteção de dados para operações bancárias mais seguras.

6 aplicativos com a facilidade do QR Code

  1. WhatsApp

O aplicativo de mensagens instantâneas mais utilizado entre os brasileiros tornou-se multiplataforma, com a possibilidade de acesso direto pelo computador. A versão web espelha as mensagens armazenadas localmente para o computador.

Para utilizar o WhatsApp Web, é necessário escanear o código QR no site ou no aplicativo para desktop. Enviar e receber suas mensagens ficou ainda mais fácil, graças à tecnologia de leitura de códigos.

  1. Santander Way

O aplicativo do banco oferece os recursos mais modernos para que seus clientes façam transações de maneira prática e segura.

Com a novidade do Santander QR Code, você pode fazer o login no aplicativo e apontar a câmera do seu celular para o código bidimensional em uma Getnet, confirmar o valor do pagamento e finalizar a operação.

Para isso, o cliente precisa habilitar o recurso, acessando o site do banco.

  1. iFood

O famoso aplicativo de delivery permite, desde 2018, fazer pagamentos nos restaurantes credenciados, graças a opção “Pagar com QR Code” na seção “Carteira” do perfil do usuário.

Escaneando o código que vem na conta ou fica no caixa, o cliente pode digitar o valor e finalizar o pagamento.

A entrega fica ainda mais rápida e o consumidor não precisa lidar com dinheiro ou cartão.

  1. GOL | Passagens Aéreas

O aplicativo da companhia aérea permite realizar o check-in antecipado onde quer que o cliente esteja, evitando a espera em filas longas e reduzindo o risco de atrasos e perda de voos.

Uma vez concluído o procedimento, um QR Code é gerado e utilizado como o próprio cartão de embarque a ser apresentado pelo usuário na hora de entrar no avião.

Uma forma inteligente de desfrutar suas viagens e fugir das armadilhas nos aeroportos.

  1. Sympla Organizador

A melhor solução para controle de acesso e organização de eventos. Site de eventos mais utilizado no Brasil, a empresa disponibiliza na versão app a opção de check-in online para que os usuários possam credenciar participantes e reduzir as filas dos seus eventos.

A leitura automática do QR Code criado pela empresa permite que os operadores do check-in gerenciem os eventos com mais segurança, por meio da validação de ingressos pelo código de barras e controle de entrada nos estabelecimentos.

Vale conferir os diferentes métodos de check-in que o aplicativo oferece para melhor adequá-los às necessidades do seu negócio.

  1. Ingresso.com

Os amantes do cinema ganharam mais conforto na aquisição de seus ingressos, graças à opção de retirada pelo aplicativo com a leitura de QR Code.

Acessando “Meus Pedidos” na porta das salas, o cliente “destaca” seu ingresso com apenas um toque na tela. A função é liberada meia hora antes do início da sessão.

Viu como ficou prático realizar tarefas e garantir seus produtos e serviços pela internet? Com a tecnologia operando a favor da comodidade dos usuários, inúmeros aplicativos vêm desenvolvendo a função de leitura de códigos para acelerar a interação entre clientes e empresas.

Fique por dentro das novidades em QR Code e aproveite desde já experiências inovadoras na sua rotina de atividades.

Ficou interessado na tecnologia QR Code? Acesse o site da QR Paga e leia nossos artigos sobre temas relacionados.